Taxa mínima de atratividade, o que é? Cálculo, vantagens e desvantagens

2 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


A taxa mínima de atratividade é uma taxa de juros usada para analisar se determinado investimento vale a pena. Dessa maneira, por meio do retorno mínimo em porcentagem aceito pelo investidor, ele decide se vai ou não aplicar em determinado ativo.

A taxa mínima de atratividade também é usada por gestores que desejam investir em projetos na empresa. Desse modo, o objetivo é averiguar se o projeto terá um retorno mínimo aceitável ou se não vale a pena. 

Diversos fatores impactam na taxa mínima de atratividade, como por exemplo, o risco que a empresa ou investidor está disposto a correr e o tempo de investimento. Por isso, não existe uma única forma de determinar a taxa de retorno, é preciso que a cada investimento, a pessoa analise detidamente o ativo ou projeto antes de aplicar nele. 

O que é taxa mínima de atratividade?

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA), é um indicador usado para avaliar se determinado investimento vale a pena.

Em outras palavras, o TMA se refere ao percentual mínimo que uma pessoa está disposta a lucrar com um investimento. A taxa mínima de atratividade pode ser usada também para indicar o rendimento mínimo esperado em empréstimos. 

Taxa mínima de atratividade, o que é? Cálculo, vantagens e desvantagens

Mac data

A TMA se relaciona com dois conceitos principais, são eles: custo de capital e custo de oportunidade. Em síntese, o custo de capital é o valor que a empresa gasta para captar recursos financeiros que, posteriormente, irão circular no ambiente interno. O custo de oportunidade é o custo que se tem ao optar por um investimento ao invés de outro. 

Por que usar a TMA?

A taxa mínima de atratividade deve ser usada porque ela é um importante indicador na tomada de decisão em relação a um investimento. Ou seja, ao escolher uma aplicação, é importante considerar qual o percentual mínimo de retorno esperado com esse investimento. 

Sendo assim, a TMA é usada por quem deseja uma carteira de investimentos mais rentável. Afinal de contas, usando a taxa mínima de atratividade, é possível selecionar os ativos que proporcionam um melhor retorno financeiro. 

Taxa mínima de atratividade, o que é? Cálculo, vantagens e desvantagens

Convicta consultoria

Além disso, a TMA permite que o investidor analise individualmente o risco de cada investimento. Isso é importante, pois em todos os tipos de investimentos existe uma relação entre risco e retorno. Sendo que quanto maior o retorno, geralmente, maior o risco e vice-versa.

Logo, é preciso considerar não apenas a rentabilidade desejada, mas também o nível de risco aceito. 

Por fim, existe mais um motivo para usar a TMA: tomadas de decisões analíticas. Tanto os investidores, quanto os gestores que desejam investir em projetos nas empresas, devem tomar decisões de maneira analítica, considerando os números, que indiquem se este é um bom investimento ou não. 

Cálculo da TMA

Não existe uma fórmula para calcular a taxa mínima de atratividade. Normalmente, os investidores tomam como base a taxa Selic, já que ela é a taxa básica de juros. A lógica é a seguinte: O Tesouro Selic é o ativo mais seguro do Brasil e oferece, normalmente, uma boa rentabilidade.

Sendo assim, como ele é seguro e rentável, não tem sentido aplicar em ativos que sejam mais arriscados se eles não oferecerem um retorno mais atraente.

Outra maneira de determinar a taxa mínima de atratividade, é por meio de indicadores como a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e a Taxa Básica Financeira (TBF).

Contábeis

Por fim, temos ainda a alternativa do investidor realizar sozinho uma análise profunda do investimento. Nesse caso, é preciso considerar três fatores principais:

  1. Custo de oportunidade: Como dito anteriormente, o custo de oportunidade é o que temos ao escolher um investimento ao invés de outro.
  2. Risco do negócio: O risco do negócio é a relação entre os riscos do investimento e os possíveis retornos financeiros.
  3. Liquidez:liquidez é a facilidade com que o investidor consegue resgatar o dinheiro aplicado. 

Vantagens e desvantagens

A vantagem de se usar a taxa mínima de atratividade, é a possibilidade do gestor ou investidor analisar, com base em dados, se o investimento vale a pena ou não.

Dessa maneira, decisões racionais podem ser tomadas com base em números e evita-se que o achismo e as crenças pessoais atrapalhem na realização de bons investimentos.

Taxa mínima de atratividade, o que é? Cálculo, vantagens e desvantagens

Doc9

Se um investimento não for proporcionar um retorno mínimo aceitável, o investidor ou gestor, pode escolher outras formas mais vantajosas de aplicar o dinheiro. Portanto, usando o TMA, é possível escolher investimentos mais rentáveis. 

Por outro lado, temos a desvantagem de que a taxa mínima de atratividade é somente uma expectativa. Isso significa que o gestor e o investidor não devem basear suas decisões exclusivamente nela. Portanto, ao investir, é importante considerar os diversos indicadores e nunca se basear apenas em um deles.

Para quem deseja realizar investimentos a longo prazo, além de usar a TMA, é recomendado fazer uma análise fundamentalista. Dessa forma, ao invés de usar apenas a taxa mínima de atratividade, você também usa outros Indicadores fundamentalistas – Pra que servem e lista dos 12 principais

Fontes: Treasy, Bom controle Capital research

Imagens: Doc9, Mac data, Convicta consultoria, Contábeis e Jornal contábil