Taxa zero existe? Saiba o que você realmente paga à sua corretora

11 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 52 seg


Você certamente já viu várias corretoras por aí afirmarem que têm taxa zero. No texto de hoje vou te contar por que, na verdade, taxa zero não existe.

3 Motivos que explicam por que taxa zero não existe

Confira abaixo as formas pelas quais muitas dessas corretoras cobram, sim, taxas:

1- Spread

Em resumo, spread é a diferença entre taxas. É dentro dele que estão os custos e os lucros da corretora.

A lógica das corretoras é bem parecida com a de um supermercado. Isso porque o supermercado compra produtos direto do fornecedor e vende mais caro para os consumidores. O mesmo ocorre com as corretoras.

Por exemplo, vamos imaginar que o Banco X fez a emissão de um CDB. Para que esses títulos cheguem até os investidores de varejo, o banco faz um acordo com uma corretora.

Desse modo, eles combinam, por exemplo, a distribuição de R$ 10 milhões em um CDB com rendimento de 108% do CDI.

Ao vender esses títulos para os investidores, a corretora divide o montante em lotes de R$ 10 mil com rendimento de 106% do CDI, por exemplo.

Você percebeu que o banco emitiu o título com um retorno de 108% do CDI, mas a corretora os ofereceu aos investidores por um retorno de 106%? É essa diferença que é o spread.

No caso, é essa taxa que a corretora lucra. Se fizermos os cálculos levando em conta os números do nosso exemplo, o spread é de 0,28% ao ano.

Essa taxa fica bem perto do que algumas corretoras cobravam de taxa de intermediação antes de “zerarem as taxas”.

Ou seja, uma corretora pode muito bem anunciar taxa zero, mas aumentar o seu spread. Na prática, o investidor ainda estará pagando taxa.

2- Taxa zero não existe: rebate

No mercado existem dois principais modelos de comissão. O 1º modelo é o mais popular no Brasil. Nele, o cliente paga uma taxa de corretagem. Sendo que essa taxa costuma ser um percentual em cima do valor que investiu.

O 2º é o modelo de rebate. Nele o cliente acha que não está pagando taxa. Mas, na verdade, quando a corretora vende o produto, ela recebe uma taxa.

Por exemplo, vamos supor que você entrou na sua corretora e o fundo X está sendo oferecido. Ao investir neste fundo, você precisa pagar uma taxa de administração para o fundo.

Dessa taxa, uma parte é repassada para a corretora. Esse repasse de comissão, conhecido como rebate, é uma das formas das corretoras lucrarem sem que você saiba.

E ela existe não apenas em fundos, mas em outros tipos de ativos também. Ou seja, taxa zero não existe já que temos o rebate e o spread nas corretoras.

O problema do rebate, portanto, é que você pode ser levado a comprar algum desses produtos financeiros, achando que é o melhor para você, quando na verdade a corretora só quer lucrar às suas custas.

Por exemplo, um agente autônomo que ganha parte desse rebate, pode te indicar produtos que não são bons para você, apenas porque, com isso, ele irá ganhar uma taxa maior.

Ou seja, um profissional pode indicar determinado produto apenas porque ele lhe renderá uma comissão maior, e não porque seja um bom ativo para o cliente.

3- Como as corretoras ganham dinheiro

Além do spread e da comissão, que são duas formas das corretoras ganharem dinheiro (às vezes sem que o cliente saiba), existem também alguns outros meios das corretoras lucrarem. Por exemplo:

1- Float. É a retenção temporária de recursos. Em resumo, o dinheiro que fica na conta da corretora gera um rendimento de 100% do CDI para a empresa.

Portanto, essa é uma forma das corretoras lucrarem com o dinheiro na conta dos clientes.

2- Alocação de cobertura de margem. Neste caso, as corretoras ganham dinheiro por meio das operações alavancadas.

3- Taxa de corretagem. A maioria das corretoras possuem taxa zero nos títulos de renda fixa e nas operações com ações. Porém, algumas ainda cobram taxa de corretagem nas ações.

4- Multa. Outra forma das corretoras lucrarem é por meio da cobrança de multas dos clientes que não possuem dinheiro em conta para pagar suas operações de compra de opções.

Qual o melhor modelo?

O fato das corretoras terem formas de ganhar dinheiro não é errado. Afinal de contas, uma corretora é uma empresa. Logo, se ela não ganhasse dinheiro, ela iria quebrar.

No entanto, é importante que você, como investidor, saiba como os mecanismos de ganhar dinheiro das corretoras funcionam.

Até porque, nas corretoras que alegam ter taxa zero mas não são transparentes, o investidor pode sair perdendo com a chamada “taxa zero”. Ficou confuso? Vou te explicar.

Antigamente as corretoras cobravam uma taxa dos investidores. No entanto, ao zerar as taxas, elas passaram a lucrar com o spread e afins.

Se antes uma corretora não praticava o spread e ganhava só com a taxa de corretagem, o investidor sabia exatamente qual era o custo ao investir. Contudo, muitas corretoras zeraram as taxas e agora lucram com o spread.

O problema é que elas dizem que a taxa é zero quando, na verdade, a taxa pode ser ainda maior do que a taxa de corretagem era antigamente.

Com isso temos o questionamento: qual o melhor modelo, pagar uma taxa pelos serviços da corretora ou achar que não está pagando taxa quando na verdade está pagando taxas ocultas?

A importância da transparência

Seja qual for o modelo escolhido, é essencial que a corretora seja transparente em relação às taxas. Afinal de contas, as taxas são custos para o investidor.

Logo, é preciso levá-los em conta, já que os custos podem fazer com que você invista um valor menor ou, ainda, que tenha um retorno menos vantajoso.

Abra sua conta na iSaEx

A iSaEx, que em breve se chamará Fisher, é um bom exemplo de corretora com transparência. Ela já não cobrava taxas para vários produtos e, recentemente, zerou outras taxas também.

No entanto, Raul Sena, o Investidor Sardinha, dono da iSaEx, sempre foi muito claro em relação às formas com que as corretoras ganham dinheiro.

Inclusive, ele já fez um vídeo no canal do YouTube onde explica sobre as taxas embutidas nos produtos financeiros e explicando exatamente como a iSaEx ganha dinheiro!

Ou seja, na iSaEx você tem transparência em relação a qualquer taxa que, eventualmente, for cobrada. Além disso, você tem transparência também em relação aos serviços prestados e aos produtos oferecidos.

Isso porque a iSaEx faz uma seleção dos produtos que serão oferecidos na plataforma. Com isso, o investidor tem acesso apenas aos produtos que de fato são boas opções. Isso evita que você invista em ativos que não seriam bons para você.

Enfim, a transparência em relação às taxas e produtos é muito importante, pois você sabe exatamente o que está pagando e se os ativos são de qualidade. Desta forma, você não adquire produtos financeiros acreditando que eles são livres de custo quando, na verdade, a taxa está ali escondida. Também não adquire produtos que não sejam vantajosos para você.

Ao invés disso, como a iSaEx tem essa política de transparência, você sabe quais são os custos ao investir. Enfim, a abertura de conta é rápida e gratuita, você precisa apenas ter em mãos os seus documentos pessoais. Abra você também a sua conta na iSaEx.

Por fim, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, onde ela comenta sobre a taxa zero:

E aí, gostou de descobrir como as corretoras lucram (via Valor investe e Magnetis) e a importância de optar por uma corretora transparente (via Parmais)?

Então não deixe de aproveitar para descobrir como fazer uma transferência de custódia. Assim, se você não estiver gostando da sua corretora, você pode mudar para uma melhor e mais transparente.