Tipos de Juros: conheça os sete principais e como impactam suas finanças

25 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 59 seg


De maneira geral, os juros funcionam como uma remuneração paga pelo empréstimo de capital. No entanto, existem diferentes tipos de juros.

Sendo que os juros podem ser os aliados ou os vilões do seu orçamento. Isso porque você pode receber, ou pagar os juros.

No mundo dos investimentos, por exemplo, você pode emprestar seu dinheiro para um banco (por meio de um CDB) em troca de uma taxa de juros.

Neste caso, você transformou os juros em seu aliado. Por outro lado, se você entrar no rotativo do cartão de crédito, o juro pode ser um verdadeiro vilão.

Quais são os tipos de juros?

Os juros podem ser de 7 tipos:

1- Juros simples

Os juros simples são calculados através de uma porcentagem aplicada em um certo montante para a sua correção em determinado período. Sendo que, neste tipo de juro, leva-se em conta o mesmo valor todos os meses.

Em outras palavras, o cálculo é feito tendo como base o capital inicial. Esse tipo de juro pode ser usado, por exemplo, em empréstimos e compras parceladas.

2- Composto

Como você já sabe, nos juros simples, o juros incide apenas em cima do capital inicial.

Já nos juros compostos, os juros são calculados não apenas em cima do capital inicial, mas também em cima dos juros que já rendeu. Ou seja, são juros sobre juros.

Na prática, os juros se tornam uma bola de neve. No mundo dos investimentos, essa bola de neve resulta na famosa mágica dos juros compostos.

Sendo assim, o juro composto é muito bom para quem recebe. Contudo, para quem precisa pagar, é horrível. Por isso, evite dívidas com juros compostos!

3- Nominais

Os juros nominais são os juros que estão em contratos. Desse modo, eles podem aparecer em financiamentos, aplicações financeiras ou empréstimos.

Basicamente, eles servem para expressar o rendimento bruto de uma aplicação.

O problema desse tipo de juro é que, se você considerar apenas ele ao analisar uma aplicação, você pode acabar não tendo o crescimento de patrimônio que pretende.

Isso porque os juros nominais não consideram a perda do poder de compra causada pela inflação.

4- Tipos de juros: reais

Os juros reais indicam a rentabilidade real de uma aplicação. Ou seja, enquanto o juros nominal expressa a rentabilidade bruta, os juros reais apontam qual será de fato o retorno.

Isso porque ele leva em conta a perda do poder de compra que a inflação causa. É por isso que, ao analisar uma aplicação financeira, você deve levar em conta os juros reais e não os juros nominais.

O cálculo dos juros reais é feito da seguinte forma: (1 + in) = (1 + r) × (1 + j). Sendo que in é a taxa de juros nominal, r é a taxa de juros real e j é a inflação do período.

5- Juros rotativos

Os juros rotativos incidem na fatura do cartão de crédito quando a pessoa não paga o valor total da fatura. Tenha cuidado com este tipo de juro, pois ele pode arruinar a sua vida financeira.

Isso porque ele é o juro mais alto do mercado. Só para você ter uma noção, ele já chegou a mais de 336% ao ano.  Até 2017 as instituições financeiras podiam oferecer o crédito rotativo de forma ilimitada para os clientes.

Mas agora as regras mudaram e este crédito só pode ser usado por, no máximo, 30 dias. Depois disso, se a pessoa não quitar a dívida, a instituição deve oferecer uma situação mais vantajosa.

Porém, mesmo que por apenas 30 dias, os juros rotativos são tão altos que podem acabar com a sua vida financeira. Portanto, evite cair no rotativo do cartão, prefira pagar a fatura inteira.

6- Juros de mora

Os juros de mora são aplicados quando ocorre um descumprimento no prazo de certo pagamento.

Sendo assim, ele é muito usado quando uma pessoa atrasa o pagamento de um título de crédito, por exemplo. Vale destacar que este tipo de juro é diferente de uma multa.

As multas são um valor fixo estabelecido previamente. Logo, o tempo que o atraso dura não é levado em conta. Já os juros de mora levam em conta o tempo de atraso.

7- Juros sobre capital próprio

Os juros sobre capital próprio (JCP) funcionam como uma forma das empresas distribuírem proventos para os investidores. Sendo que as empresas podem usá-lo como um artifício contábil para pagar menos impostos.

É importante que você não confunda JCP com dividendos. Os dois são proventos que as empresas distribuem para os seus acionistas. Mas os dois se diferem.

No caso dos dividendos (pelo menos até o momento), eles são isentos de imposto de renda. Já o JCP conta com a incidência do imposto.

A importância dos tipos de juros para os investidores

Entender sobre os tipos de juros é muito importante para os investidores. Afinal de contas, ao investir você pode aumentar o seu patrimônio ao receber juros pela aplicação.

Por exemplo, você deve entender bem a diferença entre os juros nominais e os juros reais.

Caso contrário, você pode escolher uma aplicação com base nos juros nominais, sendo que são os juros reais que indicam se uma aplicação realmente vale a pena.

Na renda variável os juros também são importantes. Por exemplo, você só terá o efeito dos juros compostos ao investir em renda variável se você reinvestir os proventos recebidos. 

Enfim, no texto acima você aprendeu quais são os tipos de juros (via Modalmais e Onze). Não deixe de conferir também o que é a taxa básica de juros.