Renda fixa americana: saiba em quais títulos investir e por que

13 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 37 seg


A renda fixa americana é uma categoria de investimento com risco menor, parecida com a renda fixa brasileira.

Sendo assim, ela é uma boa opção para quem deseja investir fora, sem correr grandes riscos.

No entanto, alguns títulos de renda fixa americanos não são de fácil acesso aos investidores estrangeiros como, por exemplo, os treasuries.

Mas existem outras opções de aplicações como os Certificates of Deposit (CDs), por exemplo.

Se a renda fixa americana se parece com a brasileira, talvez você esteja se perguntando por que investir nela. Primeiramente, você pode ter rendimentos maiores investindo fora.

Além disso, ao investir fora, você diversifica a sua carteira de investimentos. Sendo que a diversificação é uma forma de diluir os riscos na sua carteira.

Nesse sentido, diversificar por meio de renda fixa é uma forma de aplicar em ativos com menos riscos. Isso significa que qualquer perfil de investidor pode fazer esse tipo de investimento.

Tipos de títulos de renda fixa americanos

Alguns tipos de títulos de renda fixa americanos são:

1- Bonds

Em resumo, os bonds são títulos emitidos por empresas de capital aberto ou instituições governamentais norte-americanas.

Na prática, eles são parecidos com o Tesouro Direto e as debêntures do Brasil.

Sendo assim, por meio dos bonds, empresas e governos conseguem pegar dinheiro emprestado no mercado em troca de uma taxa de juros.

Um detalhe importante é que essa taxa de juros, que será a remuneração do investidor, é conhecida desde o momento da aplicação, assim como ocorre na renda fixa brasileira.

Enfim, algumas vantagens dos bonds são:

  • Baixa volatilidade

  • Segurança financeira para o futuro

  • Consistência e previsibilidade

2- ETFs de renda fixa

Outra opção de renda fixa americana são os ETFs – Exchange Traded Funds, ou seja, são fundos de índices. Em resumo, esses fundos são negociados na bolsa e suas carteiras seguem um índice de referência.

Existem vários tipos de ETFs nos EUA, focados nos mais diversos tipos de mercado. No caso dos ETFs de renda fixa, eles têm como objetivo replicar as variações e a rentabilidade de índices de renda fixa.

Sendo assim, algumas vantagens dos ETFs são:

  • Diversificação

  • Facilidade

  • Custo baixo

3- Certificate of Deposit (CD)

Por fim, os Certificates of Deposit (CDs) são títulos parecidos com os bonds. A diferença entre eles é que a emissão dos CDs ocorre apenas por meio de bancos ou instituições financeiras.

Sendo assim, eles são parecidos com os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) do Brasil. Assim como os bonds, eles funcionam como um tipo de empréstimo do dinheiro do investidor para a instituição.

Desse modo, em troca pelo empréstimo, o investidor recebe uma taxa de juros. Sendo que as instituições emitem esses títulos com o intuito de captar recursos a serem usados como empréstimos para os clientes.

Enfim, algumas vantagens de investir nesses títulos são:

  • Estabilidade de renda

  • Diversificação

Quais são os riscos?

Os títulos de renda fixa americana são um dos tipos de investimento mais seguros do mercado. Um dos motivos para isso, é que muitos desses títulos contam com a garantia do governo dos EUA.

Mas mesmo os que não contam com a proteção do governo dos EUA, são menos arriscados do que investir em ações de empresas norte-americanas.

Isso porque as ações são bem mais voláteis do que os títulos de renda fixa e não contam com as garantias que a renda fixa possui.

No entanto, não existe investimento 100% livre de risco. Sendo assim, mesmo sendo considerados seguros, eles têm certo nível de risco. Um dos principais riscos, é a diminuição da rentabilidade.

Como investir em renda fixa americana?

Para investir em renda fixa americana, basta abrir uma conta em uma corretora de valores dos EUA.

Isso pode ser feito de forma bem fácil, já que existem corretoras estrangeiras com foco no público brasileiro. Com a corretora, você tem acesso a vários tipos de títulos e não apenas renda fixa.

Por exemplo, você pode investir em ações nas bolsas de valores dos EUA. Sendo que existem empresas do mundo todo listadas nessas bolsas.

Com isso, você pode fazer uma boa diversificação da sua carteira. No entanto, antes de investir, não esqueça de considerar o seu perfil de investidor, já que algumas opções de aplicações têm um risco maior.

Cuidados ao fazer os investimentos

Primeiramente, antes de investir no exterior, analise quais são os riscos da aplicação. Lembrando que o ideal é escolher ativos que se encaixam no seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Além disso, ao abrir uma conta no exterior, não deixe de conferir se a corretora é de confiança. Verifique ainda quais são as taxas cobradas.

LEIA MAIS

Quais são os tipos de treasuries?

Vale a pena investir no exterior em 2022?

Quando começar a investir no exterior? Vantagens e como começar

Como investir com pouco? (R$ 5 por dia)

Investimentos no exterior – Por que investir e alternativas de aplicações

Como investir no Títulos do Tesouro americano?

Como declarar envios de dinheiro ao exterior no Imposto de Renda?

Fontes: Remessa online e E-investidor.