Trend following: como é a estratégia baseada em tendências?

28 de março de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 24 seg


O trend following é uma estratégia que serve para identificar o melhor momento de compra ou venda de uma ação, tendo como base o seu histórico de preços. É uma estratégia aplicável tanto na alta quanto na baixa de preços das ações, tudo depende dos objetivos do investidor.

Além disso, essa estratégia pode ser usada no curto, médio ou longo prazo. Apesar de poder ser usada em estratégias mais longas, é uma estratégia bem diferente de estratégias como o buy and hold, por exemplo.

Uma das vantagens é que ela é relativamente fácil de ser aplicada. Uma desvantagem é o alto risco. Já que tem como base a análise do investidor e a tentativa de adivinhar como a ação irá se comportar. Logo, se errar na análise, você pode ter prejuízos.

O que é trend following?

O trend following é uma estratégia que tem como base a tendência de uma ação. A ideia é avaliar o histórico de uma ação para tentar fazer a sua compra ou venda no melhor momento. 

O trend following pode ser feito tanto quando as ações estão em alta, quanto em baixa, tudo vai depender dos objetivos do investidor.

Vale destacar que a trend following é o oposto do buy and hold. Em resumo, o buy and hold consiste em investir em boas empresas e permanecer com as ações em carteira por tempo indeterminado. Como o foco é no longo prazo, as alterações de preço no curto prazo não são importantes.

Por outro lado, no trend following essas mudanças de preço são essenciais para definir a compra ou venda de ações. A escolha entre as estratégias vai depender dos seus objetivos ao investir. No entanto, o mais recomendado é aplicar com foco no longo prazo.

Como funciona essa estratégia?

O trend following funciona como uma estratégia de compra e venda de ações, com base no histórico de preços. Sendo assim, a aplicação dessa estratégia começa com a identificação da tendência de alta ou baixa do ativo.

Geralmente, os investidores tentam identificar uma tendência com base na análise gráfica de ações. Em síntese, essa análise consiste em estudar os gráficos da ação e tentar adivinhar qual será o seu comportamento futuro.

Como você pode imaginar, investir com base na análise gráfica envolve um alto risco, já que ninguém é capaz de adivinhar o futuro. Existem também algumas formas de tentar minimizar esse risco como, por exemplo, usando a ordem de stop loss para diminuir os prejuízos.

Enfim, quando o investidor acredita que encontrou uma tendência, ele decide se vai investir na compra ou na venda dos ativos.

Principais características do trend following

As duas principais características do trend following são: tendência e média móvel. Em síntese, a tendência é a lógica pela qual uma ação pode passar por uma tendência de alta ou de baixa.

Para identificar o tipo, é preciso usar o Price Action, desse modo, se a cotação do ativo estiver acima da última movimentação de alta, a tendência é de que ele se valorize. Mas se a queda estiver abaixo da última movimentação de baixa, então a tendência é que o ativo se desvalorize.

Na média móvel, quando uma média curta cruza acima de uma média longa, a tendência é a valorização do ativo. Já se o cruzamento da média curta foi abaixo da média longa, então a ação pode se desvalorizar.

Quais são as vantagens do trend following?

Uma das vantagens do trend following é que essa é uma estratégia muito prática, pois não exige a análise de indicadores complexos. 

Ela tem, ainda, a vantagem de que você não precisa ficar acompanhando o mercado o tempo todo, pois pode planejar as operações até mesmo quando o mercado está parado. Além disso, ela pode ser usada não apenas no curto prazo, mas também no médio e longo prazo.

E os riscos?

A trend following é uma estratégia de alto risco. Isso porque as operações têm como base a análise de gráficos de ações e a capacidade de tentar prever o comportamento futuro das ações. Se errar na análise ou ocorrer um revés no mercado, você pode sair no prejuízo.

Existe ainda o risco de colocar ações ruins na sua carteira, já que essa estratégia não leva em conta a qualidade da empresa, apenas os preços das ações. Por causa do alto nível de risco, pense bem antes de colocar essa estratégia em prática e leve em conta o seu perfil de investidor.

Enfim, agora que você sabe o que é e como funciona o trend following, aproveite para ler também: Stalking horse – descubra o que é e como funciona

Fontes: Suno, Yubb e Renovainvest.