Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

10 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 35 seg


O viés da autoconveniência é um tipo de viés cognitivo. Por meio dele, a pessoa tem a tendência a atribuir os seus sucesso a fatores internos como, por exemplo, esforço próprio e inteligência.

Por outro lado, os fracassos são atribuídos a fatores externos como, por exemplo, burocracia e incompetência alheia.

Portanto, com este viés a pessoa atribui os motivos de sucesso a si mesmo, ao passo em que os fracassos são culpa de outras pessoas.

Nesse sentido, o viés da autoconveniência é uma distorção da realidade, onde a pessoa consegue manter a autoestima elevada, já que assume apenas a responsabilidade pelos sucessos.

Vale destacar que esse viés pode ter muitos efeitos negativos. Por exemplo, em uma pesquisa, esse viés pode induzir ao levantamento de uma amostra de conveniência.

Em resumo, uma amostra de conveniência é um tipo de método de amostragem não probabilística, onde a amostra é retirada de um grupo de observações que é fácil de levantar.

Desse modo, essa mostra pode induzir à seleção de observações favoráveis para a hipótese que se deseja provar. Por exemplo, vamos supor que você queira provar que cigarro não faz mal para a saúde.

Neste caso, você seleciona apenas idosos saudáveis que fumam e ignora todos os fumantes de meia idade com problemas de saúde por causa do cigarro.

Como o viés da autoconveniência funciona?

O viés da autoconveniência funciona como um viés cognitivo. Os vieses, por sua vez, são limitações inconscientes que induzem a erros de julgamento.

Na prática, os vieses afetam a racionalidade, o julgamento e a precisão nas tomadas de decisão. Por isso, tome muito cuidado com os vieses.

Sendo que os vieses cognitivos podem ser causados por vários fatores como, por exemplo, pelas emoções e pressões sociais.

No caso do viés da autoconveniência, ele entra em ação quando fomos confrontados com fatos que contradizem nossas crenças.

Quando isso ocorre, tendemos a selecionar apenas as informações que reforçam nossas narrativas. Logo, deixamos de lado os dados que podem ser contrários às nossas opiniões.

Existem exemplos desse viés em várias áreas da nossa vida. Por exemplo, em discusões sobre futebol, relacionamentos amorosos e opiniões sobre finanças.

Por exemplo, quando um relacionamento amoroso chega ao fim, é comum que ambos os lados levantem argumentos contra o ex-parceiro, ao passo em que destaca as próprias virtudes.

Ou seja, assim como em outras áreas da vida, o viés faz com que a pessoa responsabilize os outros pelos seus fracassos e arruma a responsabilidade apenas pelas vitórias.

Efeitos desse viés na vida e nos investimentos

O viés da autoconveniência pode afetar a nossa vida pessoal, profissional e financeira. Afinal de contas, ele afeta o nosso julgamento, o que pode induzir ao erro.

Por exemplo, esse viés pode ser bem ruim nos investimentos. Suponhamos que você comprou algumas ações que passaram a te dar prejuízo.

Neste caso, ao invés de reconhecer o erro, você pode começar a argumentar que a queda das ações é causada por fatores passageiros, quando na verdade, você comprou uma ação ruim.

Se você reconhecesse que investiu em uma ação ruim, talvez você pudesse tentar controlar o prejuízo. No entanto, ao se negar a ver a verdade, você pode acabar tendo um prejuízo ainda maior.

Portanto, tome cuidado com o viés da autoconveniência nos investimentos.

LEIA MAIS

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Fontes: Mais retorno e The cap.