Pietro Krauss: quem é, vida, carreira e o canal Jovens de Negócios

24 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 18 seg


Pietro Krauss começou a ganhar seu próprio dinheiro aos 12 anos de idade, quando passou a trabalhar com seu pai em uma corretora de seguros.

Depois de sentir a liberdade que o dinheiro proporciona, o jovem procurou por outras formas de aumentar sua renda pessoal. Com isso, ele aprendeu a editar vídeos e passou a oferecer seus serviços para youtubers.

Atualmente, Pietro Krauss tem 18 anos, é um dos sócios da Jovens de Negócios, é sócio fundador da Kraüss Studios e foi produtor de um dos documentários com maior orçamento do Brasil.

Infância de Pietro Kraüss

Pietro Kraüss Ferreira nasceu no dia 24 de julho de 2002, em Limeira. Filho de Alessandra de Paula Kraüss Ferreira, dona de casa e Cleber Kraüss de Oliveira Ferreira, corretor de seguros. Tendo como irmãs mais velhas Mariana e Thalita, de quem Pietro sempre foi muito próximo.

Na infância ele era bastante sonhador e adorava desenhos animados. Inclusive, quando ficou mais velho, chegou a fazer um curso de criação de jogos e modelagem 3D, mas não chegou a concluir, já que a escola fechou as portas.

Pietro Krauss

Uma curiosidade é que o Pietro não tinha como objetivo profissional se tornar editor. Na verdade, o seu sonho era ser piloto de avião.

Contudo, ele viu o mundo da edição como uma maneira de aumentar sua renda ao mesmo tempo em que fazia algo que gosta. Por fim, quando ele conheceu o empreendedorismo e o mundo do cinema, o sonho de ser piloto foi posto de lado.

Carreira de Pietro Kraüss

Quando tinha apenas 12 anos de idade, o pai de Pietro o chamou para trabalhar na corretora de seguros Gaspar & Kraüss. O jovem aceitou a proposta e passou a receber em média 300 reais por mês. Posteriormente, quando tinha 16 anos, seu pai assinou sua carteira como auxiliar de seguros. 

Em resumo, a função de Pietro era jogar os dados dos clientes no sistema para determinar qual seria o preço final do seguro. Ao começar a receber seu próprio dinheiro, o jovem sentiu a liberdade que o dinheiro proporciona. Esse sentimento foi o que impulsionou o jovem a procurar por formas de aumentar sua renda. 

Paralelo ao trabalho na corretora, Pietro passava bastante tempo jogando diversos tipos de jogos. Sendo assim, ele começou a gravar enquanto jogava e postar no YouTube. Desse modo, ele teve que aprender a editar os próprios vídeos.

Pietro Krauss

Pietro aprendeu a editar de maneira autodidata. Ou seja, ele assistiu vídeos de YouTube e leu fóruns. Ao mesmo tempo, ele baixava softwares e explorava as ferramentas disponíveis para colocar em prática os ensinamentos que tinha adquirido nos vídeos.

Os pais de Pietro sempre o apoiaram em seus sonhos e investiram nele. Contudo, quando o jovem quis abandonar o terceiro ano do ensino médio para focar na carreira, os pais tiveram que negociar. Afinal de contas, faltavam apenas 6 meses para a conclusão.

O acordo foi que o jovem iria terminar o ano, porém, ele mudaria para a escola pública e passaria a estudar a noite. Como a escola pública tinha um ensino mais fraco do que o colégio particular que Pietro estudava, ele conseguiu terminar o ano sem precisar de muito esforço e pôde se dedicar à sua carreira profissional.

Jovens de negócios

Pietro conheceu Breno Perrucho, criador do Jovens de Negócios, bem no começo do canal no YouTube. Como os dois eram jovens que tinham uma grande vontade de crescer, eles se tornaram bem próximos. Dessa maneira, a partir do terceiro vídeo, o canal já conta com a edição de Pietro.

Durante um tempo ele se distanciou do canal, mas depois voltou de fato e permanece até hoje. Posteriormente, Pietro e Breno passaram a trabalhar em uma empresa que pretendia comprar o canal, mas no final das contas o negócio não foi fechado.

Pietro Krauss

Quando o canal Jovens de Negócios começou a alavancar, os dois se mudaram para São Paulo, em fevereiro de 2020. Em São Paulo, os dois amigos moraram juntos por 10 meses, para dividir o aluguel. Atualmente, Pietro é um dos sócios da Jovens, junto com mais 5 sócios. 

A proposta da Jovens de Negócios é mudar o ensino brasileiro, o que conversa diretamente com o objetivo pessoal de Pietro que é transformar conhecimento em forma de entretenimento e mostrar novos caminhos para os jovens além do tradicional.

Sendo que a Jovens de negócios é composta por três empresas: A Jovens de negócios, A the compass e a Kraüss Studios. Dessa forma, a atuação de Pietro está focada na Kraüss Studios, que foi co-fundada por ele no final de 2019.

Kraüss Studios

Inicialmente, a Kraüss Studios se chamava Kraüss Vídeos e era focada em atender clientes e oferecer cursos de edição. O curso tinha em média doze módulos e ensinava desde o básico da edição de vídeos do zero até o vídeo final para postar no YouTube. Além disso, ele ensinava a parte de marketing e fazia lives para tirar a dúvida dos alunos.

No entanto, após a produção do documentário MoneyID, Pietro notou que ao oferecer cursos e serviços, a Kraüss Studios não estava cumprindo com a sua razão de ser e com os objetivos pessoais de Pietro. Por isso, a empresa deu uma pausa no oferecimento de cursos e passou a focar no objetivo de crescer no mercado cinematográfico.

Inclusive, atualmente está sendo produzido um documentário sobre o fundador de uma das maiores empresas do mundo. Para gravar o documentário, a Kraüss Studios irá fazer um tour pelos Estados Unidos e passar por todas as cidades que esse empresário deixou história. O nome do documentário ainda não foi divulgado, mas deve ser lançado em outubro de 2021.

MoneyID

Depois de um evento, Thiago Nigro, o Primo Rico comentou com Pietro que precisava de um documentário. Dessa maneira, ele encarregou Pietro de desenvolver uma ideia para o documentário e ir atrás das pessoas para desenvolver o projeto. 

Sendo assim, a Kraüss Studios desenvolveu duas ideias, uma mais focada em um aspecto financeiro e outra mais abrangente, sobre a história do dinheiro. Thiago optou pela ideia da história do dinheiro e assim começou o desenvolvimento do documentário MoneyID.

Desde a pesquisa até o lançamento do documentário na Finclass, foram cerca de 5 a 6 meses. Durante esse período, Pietro ficou responsável por ir atrás das pessoas e reunir um time muito bom para tirar a ideia do papel. Além disso, ele devia encontrar nomes de peso relacionados à temática para serem entrevistados.

Club house db

Dessa forma, o diretor do documentário foi Steven Phil e teve entrevistados de peso como, por exemplo, Yuval Harari, o autor do best-seller Sapiens. As gravações foram feitas em várias partes do mundo e foi um dos documentários mais caros do Brasil, com um orçamento de 1,5 milhão de reais.

Pietro participou ativamente de toda a produção do documentário e assinou como produtor juntamente com Steven Phil. O lançamento do documentário MoneyID foi no dia 26 de abril de 2021, juntamente com a plataforma da Finclass.

Quando o documentário foi ao ar, Pietro ficou extremamente satisfeito por ver seu nome atrelado a um documentário, já que esse era um dos seus objetivos pessoais. Sendo que, o documentário foi notícia em diversos jornais e plataformas de notícias focadas no mundo financeiro.

Oscar para o Brasil

Um dos sonhos do youtuber é trazer o Oscar para o Brasil. Entretanto, a intenção não é conseguir o Oscar como uma espécie de prêmio pessoal, mas sim abrir o mercado nacional. Ou seja, assim como o Pelé ao ganhar 3 copas popularizou o futebol, Pietro quer trazer reconhecimento para o cinema nacional.

Ao trazer reconhecimento para o cinema brasileiro, a intenção é que os jovens percebam que eles possuem outras opções de profissões fora as tradicionais. Em outras palavras, ao tornar o cinema brasileiro referência no exterior, os jovens brasileiros irão começar a se interessar de fato em fazer cinema no Brasil.

Canal no YouTube e vida pessoal

Como Pietro Krauss gosta de produzir conteúdos, ele decidiu criar o canal o YouTube com a intenção de disponibilizar conhecimento de forma gratuita. Os feedbacks dos vídeos são majoritariamente positivos e o crescimento do canal está muito bom, tendo em média de 100 a 200 inscritos por dia.

Nas horas vagas, Pietro gosta de piloto simulador de avião, assistir South Park, degustar um bom vinho, meditar, tomar café e sair um pouco. Como Pietro tem um envolvimento muito forte com cinema, ele indica alguns filmes tais como:

  1. Interstelar (Possui trilha sonora de Hans simmer, o compositor preferido de Pietro);
  2. Alice no país das maravilhas, de 1951 (Pietro considera a versão de desenho um espetáculo único);
  3. Aladin, versão live action (Pietro adora a trilha sonora desse filme);
  4. Contratempo (Esse filme possui um final impressionante, segundo Pietro);
  5. 3% (Um boa série que é 100% brasileira).

Agora que você conhece a biografia de Pietro Krauss, veja o podcast que ele participou com Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, agora que você conhece o perfil de Pietro Krauss, confira a biografia de outros nomes de sucesso, como por exemplo, Luiza Helena Trajano, Rubens Menin, Geraldo RufinoCristiana Arcangeli, quem é? Vida, carreira e projetos da empresária

Fontes: Filmow e Investidor Sardinha

Imagens: Club house db