Djary Veiga, quem é? Vida e carreira do CEO da Rensga e Orbi Gaming

15 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 15 seg


Djary Veiga é o CEO da Orbi Gaming, segundo maior complexo de games do Brasil, e da Rensga eSports, um dos maiores times de eSports do Brasil.

Sendo que ambas as empresas pertencem à holding GoGaming S.A, cujo objetivo é descentralizar o mercado de eSports do Brasil.

A empresa está conseguindo alcançar seus objetivos. Contudo, essa descentralização passa por desafios como, por exemplo, a dificuldade em convencer as marcas regionais do potencial do mercado de eSports.

Infância e estudos de Djary Veiga

Djary Alencastro Veiga nasceu no dia 10 de agosto de 1985, em Goiânia, capital de Goiás. Seus pais são Silvana Botelho Moutinho Alencastro Veiga e Djary Alencastro Veiga Neto. Desde os 4 anos de idade, Djary já tinha acesso aos consoles da época, tais como videogame, Atari e Nintendo.

O seu tio tinha esses consoles e sempre que Djary ia na sua casa, ele aproveitava para jogar. Por volta dos 8 a 12 anos de idade, Djary gostava de se reunir com os primos e amigos nas locadoras, que na época tinham espaços para jogar. Todos moravam na mesma rua e era com grande alegria que se reuniam para jogar juntos.

Já entre os 12 a 16 anos, Djary ficava entre RPG de mesa, locadora e lan houses. Sempre com uma turma de jogadores que moravam próximos uns aos outros e que estudavam no mesmo colégio.

Djary Veiga, quem é? Vida e carreira do CEO da Rensga e Orgi Gaming

Ge

Por falar em colégio, Djary Veiga não gostava muito de estudar. Ele era um aluno mediano e estudava o suficiente para passar. Entretanto, no 1º ano do ensino médio ele reprovou. Como ele iria reprovar pela segunda vez o 1º ano do ensino médio, ele optou por entrar com um processo para fazer uma prova do MEC. 

O objetivo com a prova era entrar direto na faculdade. Sendo que ele tinha que entrar com o processo, pois ele tinha 17 anos, ou seja, era menor de idade. Dessa maneira, após entrar com o processo para fazer a prova, Djary entrou na faculdade, sem precisar terminar o 1º, 2º e 3º ano.

Como seus pais eram empresários, ele escolheu o curso de administração de empresas. Sendo assim, ele começou a estudar na UNIP, em 2002. Como ele trancou a faculdade 3 vezes, ele se formou apenas 10 anos depois, em 2012.

Carreira

Djary Veiga começou a trabalhar aos 14 anos, na empresa dos seus pais. Como ele não tirava notas muito boas na escola, seu pai decidiu que ele deveria começar a trabalhar na empresa da família. Desse modo, ele ia para o colégio pela manhã e trabalhava à tarde.

A empresa dos seus pais era focada em entregas de encomendas. Nela, Djary trabalhou dos 14 aos 24 anos de idade, quando a empresa quebrou depois de receber um calote. Durante o período em que trabalhou na empresa, Djary passou por praticamente todos os departamentos, tais como: departamento pessoal, financeiro e comercial.

Com o fechamento da empresa, a família perdeu tudo e teve que recomeçar do zero. Dessa forma, Djary, seus pais e suas irmãs, tiveram que se virar em busca de empregos. Sendo assim, Djary junto com uma de suas irmãs que sabia programar, começaram um negócio.

Gamesbras

Eles criaram uma empresa focada na consultoria para empresas abrirem suas lojas virtuais. Nessa época, entre 2008 e 2009, era bem difícil explicar para as empresas a necessidade de ter uma loja virtual. Contudo, durante um tempo a empresa conseguiu atender muitos clientes e obter um bom faturamento.

Porém, com o aumento da concorrência, a empresa acabou fechando. Djary continuou a prestar consultoria ao mesmo tempo em que ia atrás de um emprego fixo. Ele foi contratado em uma empresa de logística e ficou durante um bom tempo trabalhando em emprego fixo. Paralelo a isso, ele inventava outros negócios.

Mundo dos games

Como Djary Veiga sempre gostou muito de games, ele decidiu entrar neste mercado. Portanto, ele passou a trazer jogos do Paraguai para vender. Ele criou uma forma rápida de trazer os jogos e isso se tornou um diferencial da empresa. Com o tempo, a companhia passou a trazer jogos dos EUA e a vender muito. Durante um tempo tudo funcionou bem, mas acabou.

Dessa maneira, Djary teve que começar tudo de novo. No entanto, dessa vez ele já tinha mais experiência e entendia mais sobre o conceito de startup. Ele então começou a participar de eventos e conhecer pessoas. Dessa forma, ele criou uma empresa que era uma espécie de software house. Em resumo, as empresas contratavam o Djary para montar seus projetos.

Esporte

Em 2015, ocorreu um evento de games em Goiânia. Este evento serviu para abrir ainda mais os olhos de Djary para este mercado. Foram 7 mil ingressos vendidos em 30 minutos para o evento, que era um campeonato comemorativo de League of Legends.

Na época ele montou um time, conseguiu alguns patrocinadores e começou a fazer eventos em bares e restaurantes. Posteriormente, Djary foi convidado para participar de um evento onde estavam os principais organizadores da comunidade. Desse modo, ele começou a se aproximar mais do mundo dos esportes eletrônicos.

Em 2017, ele foi indicado para coordenar os esportes eletrônicos em um grande campeonato nacional. Sendo assim, ele começou a conhecer mais pessoas que atuavam neste cenário. Ele continuou a coordenar este evento em 2018 e 2019.

GoGaming S.A

Djary conheceu João Sobreira e eles começaram a conversar sobre algumas ideias e sobre a descentralização do mercado de eSports. Logo, eles decidiram montar um projeto para descentralizar este mercado e conseguiram captar investimentos para isso.

Atualmente, o grupo possui duas empresas: a Orgi Gaming, segundo maior complexo de games do Brasil, e a Rensga eSports, um dos maiores times de eSports do Brasil. Sendo que o Djary Veiga é CEO das duas empresas e ambas são controladas pela holding GoGaming S.A.

Djary Veiga, quem é? Vida e carreira do CEO da Rensga e Orgi Gaming

The clutch

Desafios

É claro que a criação e o crescimento da GoGaming S.A não aconteceu da noite para o dia e não foi fácil. De fato, alguns desafios enfrentados por Djary em seu objetivo de descentralizar os eSportes foram:

  • Infraestrutura e logística;
  • Convencer as marcas regionais do potencial do mercado de eSports;
  • Achar pessoas capacitadas que entendam desse mercado.

Em relação à estrutura e logística, como os principais eventos acontecem em São Paulo, um time regional têm mais custos para se deslocar até o evento. Sendo que é preciso se deslocar, pois existe uma espécie de delay para os jogadores regionais.

Já em relação à dificuldade em convencer as marcas regionais, acontece que essas marcas ainda não entendem o mundo dos games e não sabem que este é o maior mercado de entretenimento global. Por fim, é difícil encontrar pessoas capacitadas, pois este é um mercado novo no Brasil.

Portanto, poucas pessoas têm experiência em criar produtos, fazer eventos e criar estratégias de comunicação para o mercado gamer. Enfim, agora que você conhece o perfil do Djary, assista ao iSardinha Podcast, onde ele foi convidado por Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de conhecer a biografia do Djary Veiga? Então conheça também alguns outros perfis: Lara Brenner, Marcos Baroni, Felipe Molero, Marcela Fernandes, Fernando BuenoRaul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações;

Fonte: Entrevista exclusiva