Kid Investidor: quem é o youtuber de 13 anos que aplica na Bolsa?

19 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 10 seg


Felipe Molero é um jovem de 13 anos de idade, que investe desde os 10 anos de idade. Além disso, ele tem um canal no YouTube chamado Kid Investidor, com foco em educação financeira.

Quando tinha cerca de 10 anos de idade, Felipe via muitas pessoas exibindo carros e mansões nas redes sociais. Então ele ficou curioso para saber como essas pessoas ganharam dinheiro, para que ele pudesse ganhar também.

Dessa forma, o jovem começou a estudar sobre investimentos. Depois de convencer os pais de que entendia sobre investimentos, ele foi liberado para fazer sua primeira aplicação: cotas do fundo imobiliário HSML11.

Desde então, Felipe continua investindo de forma constante. Ele também criou um canal no YouTube, chamado Kid Investidor, onde fala sobre vários temas relacionados à educação financeira.

Interesse pelos investimentos

Conhecido como Kid Investidor, Felipe Molero começou a investir quando tinha cerca de 10 anos de idade.

Como ele via as pessoas mostrando mansões, carros e muito dinheiro nas redes sociais, Felipe ficou curioso em saber como também poderia comprar estes artigos de luxo.

Ao pesquisar sobre as pessoas mais ricas do mundo, o jovem notou que todas elas tinham empreendido e investido em algum momento da vida.

Dessa maneira, ele começou a ler sobre investimentos e seguir influenciadores do mercado. Sendo assim, a primeira pessoa que ele conheceu desse universo foi Breno Perrucho, do Jovens de Negócios.

Em um dos vídeos, Breno indicava alguns livros sobre finanças, investimento e desenvolvimento pessoal.

Dentre os livros indicados, Pai Rico, Pai Pobre de Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, chamaram a atenção do jovem. Desse modo, este foi o primeiro livro sobre finanças lido por Felipe.

O objetivo de Felipe Molero com os investimentos, é atingir a independência financeira e passar a viver de renda.

Dessa forma, a intenção de Felipe é se aposentar aos 40 anos. Não é atoa que um dos investidores que serve de inspiração para Felipe é Luis Barsi, considerado como o rei dos dividendos.

O jovem também admira Ray Dalio, o fundador e gestor do Bridgewater Associates, considerada como a maior e mais lucrativa gestora de fundos hedges no mundo.

Sendo que, o sonho de Felipe é ter o próprio fundo de investimento ou ser sócio de uma grande corretora quando crescer e se tornar uma espécie de Ray Dalio 2.0.

Primeiros investimentos de Felipe Molero

O primeiro investimento de Felipe, foram algumas cotas do fundo imobiliário de shopping centers HSI Malls (HSML11).

Esse fundo foi escolhido, pois alguns dos seus ativos ficavam localizados próximos à casa de Felipe. Em 2020 o jovem aproveitou a queda da bolsa para comprar algumas ações com preços descontados.

Antes de fazer as primeiras aplicações, Felipe teve que conseguir a autorização dos pais. Para isso, ele teve que convencer os pais de que entendia ao menos o básico sobre investimentos.

Em síntese, os pais tiveram resistência em deixar o filho de 10 anos investir, pois acreditavam que isso era coisa para adultos e que só pessoas ricas podiam investir.

Por fim, após provar que sabia onde estava se metendo, Felipe Molero teve autorização para investir e passou a receber R$ 50,00 por mês, dos pais para poder investir.

Além disso, Felipe notou que a cantina da sua escola estava vendendo lanches com valores muito altos. Portanto, ele aproveitou a oportunidade para empreender e começou a vender balas, sucos e livros na escola.

Enfim, atualmente o dinheiro para os investimentos deriva do canal do YouTube e é claro, dos proventos obtidos com suas aplicações

Carteira de Felipe Molero

Adepto da estratégia Buy and Hold, Felipe gosta bastante do setor elétrico. Sendo assim, 25% da sua carteira é formada pelas ações da Taesa e da EDP Brasil.

Os 75% restantes estão distribuídos em mais 11 empresas, um ETF e três fundos imobiliários.

Algumas das ações presentes na carteira de Felipe são: Itaúsa, comprada devido aos dividendos, WEG e Fleury, adquiridas por causa do potencial de crescimento futuro, e Petrobras, que proporcionou bons rendimentos na pandemia. 

No momento, Kid Investidor não possui nenhuma parcela da sua carteira em renda fixa. Porém, ele está pensando em fazer uma reserva de emergência para quando for mais velho.

Em entrevista para o E-Investidor, Felipe falou sobre a composição da sua carteira: “gosto bastante de investir em ações. Acho muito bacana porque são empresas, e não existe nada mais gerador de riqueza do que empresas.

Por esse motivo, gosto de colocar boa parte do meu capital em ações. Gosto também de fundos imobiliários (FIIs), porque imóveis nunca irão deixar de existir. Além disso, o mercado imobiliário faz muito sentido quando algumas outras coisas estão em crise.

Ultimamente venho dolarizando bastante a minha carteira, diminuindo o ‘risco país’, até porque lá fora tem oportunidades que o Brasil não tem. E por esse motivo, tenho gostado de comprar ações americanas, por exemplo. Estou aproveitando a queda do dólar, com certeza”.

A importância da diversificação

Em entrevista para o E-Investidor, Felipe Molero deu uma importante dica aos investidores iniciantes: “uma das coisas que eu colocaria como uma das principais dicas é a diversificação.

É preciso diversificar bastante porque, não importa o quão inteligente você for, não dá pra saber o que realmente está acontecendo com o mercado”.

Além disso, ele explicou que “por mais que você pense que está ali entendendo tudo do mercado, isso não é verdade. No fim, é muito importante estar diversificado para diminuir esse risco e por outro lado conseguir aumentar a sua rentabilidade”.

Kid Investidor

Com a intenção de tornar o conhecimento sobre o mundo dos investimentos acessível para todas as idades, Felipe Molero criou o canal no YouTube, Kid Investidor.

Dessa maneira, no canal Felipe fala sobre diversos assuntos do mundo financeiro como, por exemplo, como investir na bolsa, como ganhar dinheiro e dicas de investimentos para jovens. 

Apesar de ser voltado sobretudo para as crianças e adolescentes, o canal atinge todas as idades. Inclusive, dona Dora Castilho Gonçalves, avó de Felipe, começou a investir em fundos imobiliários aos 69 anos, por influência do neto.

No momento, o canal possui mais de 130 mil inscritos, enquanto o Instagram conta com mais de 700 mil seguidores.

Como começou a investir muito novo, Felipe serve de inspiração para muitos jovens da sua idade que também estão se interessando pelo mundo dos investimentos, graças aos vídeos de Felipe.

Além de falar sobre investimentos e dar dicas para os jovens investidores, Felipe também adverte os seguidores para investirem com cautela, responsabilidade e terem cuidado ao escolher um ativo.

Para Felipe, as aplicações conservadoras podem ser mais interessantes para quem pretende começar a investir.

Um exemplo disso, são os fundos imobiliários, já que eles contam com gestores e o investidor não precisa escolher os ativos da carteira do fundo.

O youtuber também alerta para os investidores novatos não acharem que investir é tudo na vida. Ou seja, é preciso viver também e não apenas pensar em investimentos o tempo todo.

Empresário

Além de investidor, Felipe é empresário. Por exemplo, ele é sócio-fundador da empresa Legado Jovem.

Em síntese, a Legado Jovem é uma comunidade com foco em jovens investidores, que oferece materiais sobre marketing, empreendedorismo e investimentos por assinatura.

Além disso, Molero é dono da Dog Produções, uma empresa voltada para marketing digital. Ele é também o dono da marca Kid Investidor.

Gostou de conhecer esse jovem prodígio? Então se prepare para a aula que ele deu, no Investidor Sardinha – Podcast:

LEIA MAIS

Os conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa

Jorge Paulo Lemann, quem é? Vida, carreira e curiosidades do bilionário

Bruno Perini: conheça a história do criador do canal Você MAIS Rico

Peter Lynch, quem é? Biografia e lições de investimentos

Duda Vieira: biografia e carreira da criadora da Comunidade CEO Digital

Lara Brenner: biografia e criação do Expressando Direito

5 lições de grandes investidores para investir com sucesso

Fontes: Infomoney, Smatt money e Invest news.

Bibliografia:

  • Andrade, Jenne. Kid Investidor: “As pessoas deixam de ter resultados por medo do risco”. E-Investidor. Acesso em 10 de agosto de 2022.