Fernando Bueno, quem é? Vida, carreira e A Única Profissão do Mundo

27 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 24 seg


Fernando Bueno se formou em engenharia civil e, durante alguns anos, trabalhou na Ambev, onde cresceu rapidamente e recebeu promoções quase todos os anos. 

Depois de anos atuando como engenheiro, Fernando decidiu mudar completamente de carreira e se tornou vendedor de seguros. Como vendedor, ele conseguiu atingir resultados acima do esperado.

Como as vendas estão presentes em diversos momentos das relações humanas, desde venda de um produto até a venda da própria imagem, Fernando lançou um curso intitulado A Única Profissão do Mundo.

Infância de Fernando Bueno

Fernando Bueno Santos nasceu no dia 4 de fevereiro de 1989, em Goiânia, capital de Goiás. Seus pais são Marília Machado Bueno e Fernando Rosemberg Gomes dos Santos. Na infância, Fernando brincava muito de lego, já que gostava das diversas possibilidades que o brinquedo proporciona. Além disso, ele também gostava de jogar bola na rua e de jogos de tabuleiro.

Já no começo da adolescência, Fernando começou a nutrir o sonho de ser engenheiro. Influenciado pelas possibilidades do lego e pelos programas de construções que gostava de assistir na Discovery Channel, ele queria ser engenheiro de grandes obras.

Na escola, Fernando não chegava a ser um nerd, mas estudava bastante e mantinha boas notas. Com uma boa inteligência emocional desde a juventude, Fernando sempre desenvolveu bem suas amizades e sempre foi bem enturmado.

No ensino médio, Fernando Bueno passou a se interessar muito pelas disciplinas de exatas como matemática, física e química, por exemplo. Nessa época, ele também já participava de algumas atividades, tais como grupos de empreendedorismo júnior e curso de robótica. 

Fernando Bueno, quem é? Vida, carreira e A Única Profissão Possível

Estudos

Ao terminar o ensino médio, Fernando prestou vestibular para o curso de engenharia civil em várias faculdades. Desse modo, ele foi aprovado na UNESP e na UFG. Fernando escolheu a UFG, já que ele não precisaria se mudar para outro estado.

Na faculdade, Fernando Bueno voltou a namorar com Lara Brenner, que hoje é sua esposa. Em resumo, eles tinham namorado durante cerca de 6 meses no ensino médio e depois de 2 anos voltaram a namorar. Juntos, eles decidiram trancar a faculdade e fazer um intercâmbio para a Alemanha.

Dessa maneira, eles moraram por aproximadamente 9 meses em Düsseldorf, na Alemanha. Fernando ficou encantado com a organização da Alemanha, o acesso a tecnologia e os baixos níveis de violência social. Entretanto, ele teve um choque cultural com a cultura alemã, já que em diversos aspectos, ela é completamente diferente da brasileira.

Por exemplo, nós somos um povo muito mais passional e sentimental. Em contrapartida, os alemães são mais secos, racionais e diretos. Sendo que essas diferenças culturais contribuíram para que Fernando aprendesse a amadurecer durante o período do intercâmbio.

Durante o tempo em que esteve na Alemanha, Fernando e Lara realizaram diversas viagens rápidas para os países europeus. Sendo assim, eles viajaram para a Itália, Holanda e França, por exemplo. Depois de voltar da Alemanha, Fernando destrancou a faculdade e se formou em 2012.

Fernando Bueno, quem é? Vida, carreira e A Única Profissão Possível

Carreira de Fernando Bueno

Antes de terminar a faculdade, Fernando começou a estagiar em uma usina de concreto. A sua função era cuidar do laboratório de materiais de construção e nessa empresa ele trabalhou por dois anos. Teve um episódio marcante que ocorreu depois que ele estava trabalhando nessa empresa há uns 3 meses.

Em síntese, o gerente chamou o Fernando e disse que o trabalho que ele estava fazendo não estava agregando em nada e que qualquer funcionário conseguiria fazer o mesmo. Disse ainda que como Fernando estava cursando a faculdade, ele esperava um trabalho mais crítico e que melhorasse o desempenho da empresa.

Essa conversa serviu para que o Fernando refletisse sobre a sua performance na empresa. Dessa maneira, ele percebeu que estava na hora de agir. No dia seguinte, Fernando pediu para um professor especialista em materiais de construção, para que ele entrasse em um projeto de pesquisa, já que ele gostaria de se desenvolver nessa área.

Fernando começou a fazer um trabalho científico e se aprofundar muito em materiais de construção. Consequentemente, ele acabou se tornando uma referência na usina de concreto que ele estava trabalhando. A tese da iniciação científica serviu não apenas como tese de mestrado de um aluno de Portugal que estava participando das pesquisas, como também culminou no TCC de Fernando.

Estágios

Depois de dois anos estagiando na usina de concreto, Fernando recebeu várias propostas de estágio. Nessa época, ele fez um estágio na Suíça de cerca de 10 dias, para uma empresa chamada Sika. Basicamente a viagem foi toda paga pela empresa suíça e, como contrapartida, Fernando devia escrever para um blog. Junto com Fernando foram mais dois alunos, um de Portugal e outro do Egito. 

Fernando Bueno, quem é? Vida, carreira e A Única Profissão Possível

Cíntia D’Assumpção

Depois desse estágio, Fernando se inscreveu para um programa de estágio de férias na Odebrecht. Sendo assim, ele trabalhou durante 3 meses no estaleiro e na base naval que estava sendo construída no Rio de Janeiro para a Marinha do Brasil, pela Odebrecht.

Este foi o primeiro contato de Fernando com obras muito grandes, e assim, ele começou a realizar o seu sonho de infância, de estar envolvido com grandes obras. Por causa de todas as experiências que Fernando teve durante a faculdade, ao se formar apareceram diversas ofertas de emprego.

Dentre as ofertas de emprego recebidas por Fernando, estava a proposta de trabalhar na construção de uma linha de metrô da Odebrecht, uma proposta de trabalho como engenheiro civil na Ambev e uma proposta da Sika. Por fim, Fernando escolheu a Ambev.

Um dos motivos pelos quais ele escolheu a Ambev, ao invés da Odebrecht, é porque ele preza por sua qualidade de vida e tempo dedicado à família. Logo, trabalhando na Ambev ele teria mais tempo com sua família do que trabalhando na Odebrecht.

Ambev

Fernando Bueno entrou na Ambev em 2012 e saiu em 2018. No começo ele era responsável por obras menores, mas não demorou para conquistar a confiança e assumir grandes projetos de milhões de reais. Basicamente, a função de Fernando era fiscalizar as obras para garantir que elas ocorressem dentro do prazo, com a qualidade necessária e atendessem as necessidades previstas.

Nessa época, Fernando tinha que lidar com muitas pessoas e ele passou a entender como funcionam as negociações e as relações humanas. Desse modo, Fernando começou a desenvolver um jogo de cintura para poder lidar com as pessoas, já que a abordagem que funciona com uma pessoa, nem sempre funciona com outra.

Dentre as obras que Fernando participou, está a Cervejaria da Ambev em Uberlândia, que é uma das maiores cervejarias do Brasil e tem potencial para se tornar a maior. O projeto inteiro da cervejaria custou mais de 1 bilhão de reais.

Fernando não era o único engenheiro da obra, já que ele ainda estava crescendo profissionalmente, mas ele dividia as responsabilidades com alguns outros profissionais. Apesar de ter trabalhado um tempo diretamente nas obras, Fernando sempre sentiu que gostava mais de trabalhar no escritório.

Trabalhos na Ambev

Depois de passar um ano na obra de Uberlândia, Fernando foi convidado para trabalhar no centro de engenharia da Ambev, que é um escritório que funciona como o cérebro de engenharia da América Latina. Sendo assim, a sua função passou a ser desenvolver grandes projetos como, por exemplo, uma nova fábrica de latas que foi construída em Minas Gerais, pela Ambev.

Além disso, Fernando trabalhou em projetos internacionais. Inclusive, ele desenvolveu um projeto para a República Dominicana e foi convidado para implementar este projeto. Fernando enfrentou muitos desafios, mas a implementação do projeto foi um sucesso.

Posteriormente, ele foi convidado para ser coordenador de engenharia da Ambev. Desse modo, ele passou a coordenar todo o time de  engenharia civil da América Latina da Ambev e sob a sua gestão ficavam cerca de R$ 350 milhões por ano, em projetos da Ambev.

Transição de carreira

Durante o período em que permaneceu na Ambev, Fernando cresceu muito rápido dentro da empresa. Dessa forma, quase todos os anos ele recebia uma promoção. No entanto, ele percebeu que para se tornar sócio da empresa, que era algo que ele almejava, ele ainda precisaria passar no mínimo 5 anos se dedicando à Ambev.

Ou seja, ainda demoraria alguns anos para ele atingir esse objetivo, se ele continuasse a crescer no mesmo ritmo que estava. Além disso, Fernando precisaria sacrificar muito a sua vida pessoal, já que ele precisava se mudar constantemente.

Sendo assim, Fernando decidiu ficar de olho no mercado para aproveitar uma oportunidade de mudança de carreira. Nessa época estava sendo feita a expansão da Prudential, uma empresa multinacional norte-americana que vende seguros de vida.

Sendo que essa empresa geralmente seleciona profissionais que sejam muito bons, mas que não necessariamente tenham atuado com vendas, e treina essas pessoas. A Prudential fez uma proposta de emprego para Fernando, que aceitou.

Apesar de não ter experiência com vendas, Fernando foi treinado para vender seguros. É claro que a decisão de deixar de lado toda a sua carreira como engenheiro não foi fácil, mas depois de passadas as dificuldades iniciais de uma transição de carreira, Fernando percebeu que tinha tomado a decisão certa.

Fernando então passou a aprofundar os seus conhecimentos sobre vendas e sobre os comportamentos humanos. Depois de alguns anos trabalhando na Prudential, Fernando recebeu uma proposta de emprego de um escritório de investimentos para trabalhar na área de seguros, atendendo os clientes private.

A Única Profissão do Mundo

Na época em que vendia seguros de vida, Fernando conheceu Raul Sena, que o incentivou muito a ter um curso sobre vendas. Dessa forma, hoje em dia o curso A Única Profissão do Mundo é o único outro curso dentro da plataforma de Raul Sena, além do curso A Única Verdade Possível

Como Fernando atuou por muitos anos e ainda atua como vendedor, ele tem não apenas um conhecimento teórico sobre o assunto, mas também tem uma experiência prática. Dessa maneira, por meio do seu curso ele veio sanar a necessidade que o mercado tinha de um curso completo sobre vendas.

O curso é composto por aulas gravadas, logo os alunos podem assistir quantas vezes quiserem. Sendo que o Fernando faz lives semanais para tirar as dúvidas dos alunos. Confira os módulos do curso:

Agora que você conhece a biografia de Fernando Bueno, não deixe de conferir o podcast do Investidor Sardinha, onde Fernando foi convidado:

Aproveite também para conferir algumas outras biografias: Nathalia Arcuri, Primo Rico, Cristiana Arcangeli, Luiza Helena TrajanoDr Jorge Rodrigues: carreira, burnout e redes sociais polêmicas

Imagem: Cíntia D’Assumpção