Forrest Li: biografia do criador da Shopee, Garena e do Free Fire

8 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 37 seg


Forrest Li, é o bilionário o criador de negócios de sucesso mundial, tais como: a Shopee, a Garena e o jogo Free Fire.

Forrest Xiaodong Li nasceu em Singapura, em 1977. Sendo que, ele se formou em engenharia, mas foi no mundo dos negócios que ganhou notoriedade e construiu uma fortuna bilionária.

Em resumo, após assistir um discurso de Steven Jobs, Forrest Li decidiu ser empreendedor. Com isso, ele abriu a sua primeira empresa: a GG Game.

A GG Game faliu um tempo depois, mas Li não desistiu. Desse modo, ele se juntou a Gang Ye e David Chen e juntos fundaram a Garena.

A Garena obteve os direitos de publicação de vários jogos eletrônicos de relevância mundial, o que contribuiu para o crescimento da empresa. Dentre os jogos estão Path of Exile e League of Legends.

Posteriormente, Li passou a investir em outros mercados. Por exemplo, em 2015 ele fundou a Shopee, um e-commerce que atua em vários países, inclusive, no Brasil.

Quem é Forrest Li?

Forrest Li é um bilionário de Singapura que está à frente de negócios de sucesso em todo o mundo. Sendo que ele é muito conhecido por causa do lançamento do jogo Free Fire.

Além disso, ele possui a Garena que é a desenvolvedora do Free Fire e vários outros jogos de sucesso. Forrest Li é ainda dono da Shopee, uma plataforma de e-commerce reconhecida mundialmente.

Por fim, o empresário é CEO da Sea, a maior companhia de telecomunicações do Sudoeste Asiático. Enfim, todos esses negócios de sucesso, fazem de Li uma das pessoas mais ricas do mundo.

Formação e carreira de Forrest Li

Forrest Li se formou em engenharia na universidade Shanghai Jiaotong. Depois de formado, Li trabalhou por 4 anos na Motorola e na Corning, em Xangai.

Posteriormente, ele conseguiu um empréstimo para ir para a Califórnia estudar na Stanford Graduate School of Business, em 2006. Foi assim que ele conseguiu o seu diploma em MBA voltado para finanças.

Enquanto fazia o curso, Forrest Li conheceu Ma Liqian, que depois se tornaria a sua esposa. Sendo que ela teve um papel muito importante na trajetória de Li como empresário.

Um fato importante que ocorreu nessa época foi um discurso que Li ouviu no evento de formatura de Ma Liqian. O discurso foi feito por Steve Jobs, o cofundador da Apple.

Foi a partir daí que Li decidiu que iria seguir carreira como empreendedor.

Desse modo, depois de concluir o MBA, Li voltou para Singapura com Ma Liqian e criou a sua primeira empresa: a GG Game.

Contudo, em 2008 a empresa quebrou. Li não desistiu e no ano seguinte conseguiu um investimento para outra empresa de games, a Garena. Sendo que ela foi criada por Forrest Li junto com Gang Ye e David Chen.

1- Garena

Em resumo, a Garena é uma empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos, com foco em multiplayer online. Neste segmento, a Garena atua em mais de 130 mercados.

Desse modo, a empresa proporciona o acesso a jogos online de PC e de smartphone para usuários em todo o planeta.

Sendo que isso é feito por meio de uma plataforma que garante não apenas a interação entre os jogadores, mas também a criação de uma biblioteca de games.

Um dos jogos mais famosos desenvolvidos pela Garena foi o Free Fire.

Além disso, com a intenção de aumentar ainda mais a sua atuação, a Garena começou a investir na organização de torneios de eSports.

Dessa forma, a empresa passou a atuar em eventos em todo o mundo, organizando e divulgando torneios e ainda patrocinando competidores.

2- Free fire

Forrest Li estudou durante 4 anos para lançar um jogo que se tornou mundialmente famoso: o Free Fire. O Free Fire fez tanto sucesso que Li conseguiu se tornar bilionário com apenas este jogo.

Lembrando que a Garena é a desenvolvedora do Free Fire. Caso você não conheça, ele é um jogo na categoria de tiro em primeira pessoa.

Para você ter uma ideia, Free Fire foi o jogo mais baixado em 2019 e 2020 através do Google Play e da iOS App Store. O game foi o mais lucrativo no Sudeste da Ásia, na Índia e na América Latina, em 2020.

3- Shopee

Se você não é fã de jogos e nunca ouviu falar sobre os jogos famosos da Garena, certamente já ouviu falar sobre outro negócio de Li: a Shopee. Em síntese, a empresa foi fundada em 2015 como uma plataforma de e-commerce.

Em pouco tempo, a empresa se tornou um verdadeiro sucesso no sudeste asiático e em Taiwan. Posteriormente, em 2019, a empresa passou a atuar no Brasil e hoje é muito usada pelos brasileiros.

Basicamente, a  Shopee é uma plataforma onde as pessoas podem anunciar e acessar produtos de várias categorias de forma fácil e rápida.

Uma das formas de constatar o constante crescimento da empresa, é por meio do número da quantidade de downloads do seu app.

Em 2020, o app da Shopee foi o 3º aplicativo mais baixado na categoria de compras em todo o mundo.

Sucesso de Forrest Li

O sucesso de Forrest Li no mundo dos negócios é perceptível ao analisar as empresas que ele criou. Com o crescimento dessas empresas, a sua fortuna também aumentou.

Li afirma que a valorização das ações do Sea Group não é tão importante para ele.

No entanto, ele conta com 14% das ações do Sea Group, o que é uma participação bem relevante. Sendo assim, quando as ações se valorizam, a sua fortuna cresce.

Além disso, ele diversificou os negócios ao criar a Shopee e a Sea Money.

Em resumo, a Sea Money tem como foco a atuação em pagamentos digitais e fornecimento de serviços financeiros no sudeste asiático.

Enfim, atualmente, a fortuna de Li está estimada em cerca de 12,4 bilhões de dólares. Isso significa que ele é um dos homens mais ricos de Singapura.

LEIA MAIS

Stéphanie Fleury, quem é? Trajetória e criação da carteira virtual DinDin

Alice Walton, quem é? Carreira e filantropia da mulher mais rica do mundo

Caito Maia: conheça a biografia do fundador da Chilli Beans

Amancio Ortega, quem é? Vida, carreira, fortuna e administração da Zara

Larry Ellison, quem é? Trajetória e fundação da Oracle Corporation

João Roberto Marinho, quem é? Trajetória e gestão do grupo Globo

Nathalia Arcuri – História da investidora, dicas de livros e canal Me Poupe!

Fontes: Suno, Renoinvest, TC e Agencia Plus.