Forrest Li: conheça a história do criador da Shopee, Garena e do Free Fire


No texto de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a vida e a carreira do bilionário Forrest Li, o criador da Shopee, Garena e do jogo Free Fire.

Vida e carreira de Forrest Li

Forrest Xiaodong Li nasceu em Singapura, em 1977. Ele se formou em engenharia na universidade Shanghai Jiaotong. Depois de formado, Li trabalhou por 4 anos na Motorola e na Corning, em Xangai.

Posteriormente, ele conseguiu um empréstimo para ir para a Califórnia estudar na Stanford Graduate School of Business, em 2006. Foi assim que ele conseguiu o seu diploma em MBA voltado para finanças.

Enquanto fazia o curso, Forrest Li conheceu Ma Liqian, que depois se tornaria a sua esposa. Sendo que ela teve um papel muito importante na trajetória de Li como empresário.

Um fato importante que ocorreu nessa época foi um discurso que Li ouviu no evento de formatura de Ma Liqian. O discurso foi feito por Steve Jobs, o cofundador da Apple.

Foi a partir daí que Li decidiu que iria seguir carreira como empreendedor. Desse modo, depois de concluir o MBA, Li voltou para Singapura com Ma Liqian e criou a sua primeira empresa: a GG Game.

Contudo, em 2008 a empresa quebrou. Li não desistiu e no ano seguinte conseguiu um investimento para outra empresa de games, a Garena. Ela foi criada por Forrest Li junto com Gang Ye e David Chen.

A Garena obteve os direitos de publicação de vários jogos eletrônicos de relevância mundial, o que contribuiu para o crescimento da empresa.

Dentre os jogos estão Path of Exile e League of Legends. Enfim, atualmente, a fortuna de Li está estimada em cerca de 10,3 bilhões de dólares. Isso significa que ele é um dos homens mais ricos de Singapura.

Negócios de Forrest Li

Os negócios atuais de Forrest Li são:

1- Garena

Em resumo, a Garena é uma empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos, com foco em multiplayer online. Neste segmento, a Garena atua em mais de 130 mercados.

Desse modo, a empresa proporciona o acesso a jogos online de PC e de smartphone para usuários em todo o planeta.

Sendo que isso é feito por meio de uma plataforma que garante não apenas a interação entre os jogadores, mas também a criação de uma biblioteca de games.

Vale destacar que a empresa também é a desenvolvedora do Free Fire. Caso você não conheça, ele é um jogo na categoria de tiro em primeira pessoa.

Para você ter uma ideia, Free Fire foi o jogo mais baixado em 2019 e 2020 através do Google Play e da iOS App Store. O game foi o mais lucrativo no Sudeste da Ásia, na Índia e na América Latina, em 2020.

Por fim, para aumentar ainda mais a sua atuação, a Garena começou a investir na organização de torneios de eSports.

Dessa forma, a empresa passou a atuar em eventos em todo o mundo, organizando e divulgando torneios e ainda patrocinando competidores.

2- Shopee

Se você não é fã de jogos e nunca ouviu falar sobre os jogos famosos da Garena, certamente já ouviu falar sobre outro negócio de Li: a Shopee. Em síntese, a empresa foi fundada em 2015 como uma plataforma de e-commerce.

Em pouco tempo, a empresa se tornou um verdadeiro sucesso no sudeste asiático e em Taiwan. Posteriormente, em 2019, a empresa passou a atuar no Brasil e hoje é muito usada pelos brasileiros.

Basicamente, a  Shopee é uma plataforma onde as pessoas podem anunciar e acessar produtos de várias categorias de forma fácil e rápida.

Uma das formas de constatar o constante crescimento da empresa, é por meio do número da quantidade de downloads do seu app.

Em 2020, o app da Shopee foi o 3º aplicativo mais baixado na categoria de compras em todo o mundo.

3- Sea Money

Por fim, o último dentre os negócios de sucesso do empresário Forrest Li é a Sea Money.

Em resumo, a empresa foi fundada em 2014 com foco na atuação em pagamentos digitais e fornecimento de serviços financeiros no sudeste asiático.

Portanto, a companhia atua em diferentes frentes. Mas os principais serviços que ela oferece são:

  1. Carteira digitais e móveis;
  2. Processamento de pagamentos;
  3. Concessão de crédito e outros produtos financeiros digitais.

Além disso, a empresa dá suporte para pagamento processados pela Shopee e outras marcas importantes de e-commerce.

Enfim, todas essas áreas têm a gestão da Sea, onde Forrest Li tem uma participação de 14%. Sendo que a Sea Group tem capital aberto na NYSE, a Bolsa de Valores de Nova York.

Quando fez a abertura de capital, a empresa captou mais de US$ 500 milhões. Por fim, além dos negócios citados acima, Li também comprou um time de futebol de Singapura.

No texto acima, eu falei um pouco sobre a vida, carreira e negócios de Forrest Li, tendo como base os sites: Suno, RenoinvestTc.

Mas a biografia de Forrest Li não é a única disponível aqui no Investidor Sardinha. Sendo assim, você pode aproveitar para aprender com a biografia de outros empresários de sucesso.

Por exemplo, você pode aprender algumas lições de investimentos de Peter Lynch. Você pode ainda conferir algumas curiosidades sobre Jorge Paulo Lemann.

Além disso, você pode gostar de conferir a filosofia Altruísmo Efetivo que Sam Bankman-Fried segue e ainda alguns conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa.

Conte-nos a sua opinião...