Pit Money, quem é? Carreira e princípios de investimento do youtuber

11 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 49 seg


Pit Money é um youtuber e investidor formado em economia. Seu canal visa ensinar as pessoas a como investir. Dessa maneira, com seu jeito descontraído e fazendo piadas, Pit Money descomplica a bolsa de valores e ensina, na prática, como aplicar o dinheiro em ações.

Um dos fundamentos de Pit Money é investir todos os meses 25% da renda. O intuito desse método é criar o hábito no investidor iniciante de sempre investir. Além disso, ele aconselha ainda, a quem está começando, investir em ações de empresas que pagam dividendos.

Enfim, Pit Money se utiliza do seu jeito brincalhão para passar conteúdos sérios sobre investimentos de uma forma completamente acessível.

Estudos

Lucas Nogueira, o Pit Money, não era popular na escola. Isso se devia ao fato de que ele era um menino quieto, que gostava de estudar e tinha poucos amigos.

Entretanto, quando ficou mais velho, Lucas se interessou por música e começou a se soltar e fazer amigos. Já na faculdade, ele continuava a vida na música como baterista, ao mesmo tempo em que se dedicava à economia.

Enfim, Pit Money se formou em economia, em 2010, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mas durante os estudos ele ficou confuso se seguia a carreira de músico ou economista.

No quarto ano da faculdade Lucas teve contato com o professor Nicolau Pompeu, que ministrava a aula de Economia do Investimento. As aulas de Economia do Investimento foram um marco na vida de Pit Money, pois lhe proporcionaram o conhecimento prático que ele tanto almejava.

Antes das aulas do professor Nicolau Pompeu, Pit Money quase desistiu da faculdade, pois havia se decepcionado com o curso. Isso porque, as aulas eram muito teóricas, não tinham a prática que ele tanto queria. 

Em meio ao impasse entre música e economia, Pit Money seguiu o conselho dos amigos que lhe disseram que ele era muito bom com números. Porém, depois que se formou, o youtuber não estava conseguindo ganhar dinheiro nem com a música, nem como economista. 

Dessa maneira, após trabalhar por pouco tempo em vários locais, ele decidiu estudar para ser trader, ou seja, ser o tipo de investidor que compra uma ação e a vende pouco depois por um valor maior.

Portanto, Pit Money passou cerca de um ano e meio estudando contratos futuros, análises, fazendo simulações e backtestes. Posteriormente, no final de 2012, começou de fato a operar no mercado financeiro. 

Carreira de Pit Money

Em resumo, Pit Money trabalhou cinco anos como Trader Financeiro no mercado futuro, onde chegou a lucrar mais de R$ 500 mil em cinco anos.

Inicialmente, ele trabalhava para uma holding e recebia uma porcentagem dos ganhos. Depois de um tempo, poupou um pouco de dinheiro e foi operar de maneira individual. 

Porém, como exercia esse trabalho no computador, sentia falta de manter contato com as pessoas.

Dessa forma, Lucas procurou novas maneiras de continuar ganhando dinheiro e, ao mesmo tempo, ter mais contato humano e falando de assuntos que ele gostasse e dominasse.

Por fim, o investidor teve a ideia que criar o canal no YouTube, o Pit Money.

Pit Money

O canal do YouTube, Pit Money, foi lançado em março de 2018, com o objetivo de falar sobre o mercado financeiro.

Apesar de ter cogitado ensinar as pessoas sobre como ser trade, Pit percebeu que investimento é uma área mais abrangente, já que, como trade, poucas pessoas conseguem o sucesso. 

Atualmente, o canal Pit Money possui mais de 350mil inscritos e Lucas está presente também no Instagram. Além disso, o investidor faz propaganda da Clear corretora e tem um curso que foi lançado em parceria com o Infomoney. 

O canal Pit Money é um canal educativo, portanto, conta com conteúdo básico e avançado para investidores iniciantes.

Dessa maneira, para transformar o mercado de ações da bolsa de valores em algo acessível, Lucas se utiliza de linguagem simples e explica o mundo financeiro com descontração, piadas e alegria. 

O foco de ensino do canal é em renda variável, tanto para investir como trader como a longo prazo. Além de explicar como investir, Pit também mostra, na prática, a sua carteira de investimentos e como ela funciona. 

Investimentos de Pit Money 

Segundo Pit Money, o ideal é sempre investir 25% de sua renda. Esse método visa a criação do hábito de investir todo o mês, o que resulta no aumento constante do patrimônio pessoal. E, caso no final do mês sobrar dinheiro, é interessante investir ele também. 

Outro princípio de investimento de Pit Money é optar por investir em empresas que pagam bons dividendos, já que o recebimento deles serve como uma motivação para continuar investindo. 

Por fim, Pit Money aconselha, quem quer começar a investir, focar em fundos imobiliários. Isso porque, como são negociados na bolsa de valores, os fundos ajudam o investidor iniciante a ir se familiarizando com o ambiente da B3.

Posteriormente, quando já estiver bem familiarizado, é hora de se arriscar em ações. 

Gostou de conhecer a história de Lucas, do Pit Money? Então você deveria conferir ainda o episódio em que ele participou do podcast do Investidor Sardinha:

E aí, curtiu? Então, conheça também a investidora Nathalia Arcuri – História da investidora, dicas de livros e canal Me Poupe! e confira quais são os melhores cursos de investimentos do Brasil. 

Fontes: Fábrica de mente milionária, Infomoney, Yubb., Clear e P.M