Clear corretora é boa? Vantagens, tipos de investimentos, características


A maioria daqueles que já operam no mercado de ações da bolsa de valores brasileira (B3), provavelmente, já deve ter ouvido falar da Clear corretora de investimentos. Já os que ainda não investem, mas consomem conteúdo de finanças, com certeza se lembram do Pit Money de camisa apertada falando sobre “a corretagem ZERO“.

Escolher a corretora certa depende de diversos fatores, dentre eles seu perfil de investidor, quais produtos você busca investir, quais segmentos, etc. Portanto, para decidir pela que melhor lhe atende é essencial, que você leve tais parâmetros em consideração.

Para te ajudar, montamos este artigo com uma análise completa sobre a Clear corretora de valores. Pra começar, a Clear é uma empresa que pertence ao grupo XP, consideradas uma das principais corretoras independentes do mercado.

Clear corretora é boa?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O foco principal da Clear é trabalhar com o mercado de renda variável, sendo a primeira corretora a zerar a taxa de porcentagem, ou seja, a taxa referente a compra e venda de ações e opções.

A Clear possui uma das plataformas mais diversificadas do mercado, o que dá à corretora a vantagem de ser diferente das demais corretoras que atuam de forma convencional. Por conta disso, a Clear tem atraído, cada vez mais, os investidores, especialmente traders.

O que é a Clear Corretora

A Clear corretora foi fundada em 2012 e comprada pela XP Investimentos em 2014, com a intenção de fortalecer a atuação da XP na área de traders, já que a Clear possui uma grande atuação no mercado de renda variável. Sendo que, a Clear vem se consolidando dia após dia como uma corretora diferenciada, seja agregando valor ou oferendo facilidade para os diversos tipos de investidores.

Home Brooker no desktop

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para quem investe em renda variável, por exemplo, o diferencial da Clear certamente é bem atrativo. Isso porque, a instituição foi a primeira a zerar a taxa de corretagem em renda variável, atraindo investidores em todo o mercado de ações.

Em outras palavras, a Clear corretora foi a primeira a cortar a taxa que é cobrada pelas corretoras para repassar informações de movimentações de ativos, seja compra ou venda. Esta é a definição da chamada taxa de corretagem.

Aplicativo da Clear no Celular

Mobile Brooker (plataforma para smartphones)

Além do quesito taxa de corretagem, a Clear apresenta uma plataforma completa e incrementada, com atualizações recorrentes. Uma vez que você cria uma conta na Clear, você passa a ter acesso ao chamado Home Broker, um sistema online das corretoras, utilizado para realizar as operações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este movimento tem como principal público os Traders, que utilizam um operador mais robusto e constantemente atualizado, atrativo em aparência e funcionalidade. A marca registrada da corretora se aplica tanto em desktop, quanto no aplicativo do celular, o chamado Mobile Broker.

Vantagens da corretora

De forma geral, quem decide investir pela Clear possui a garantia e autoridade de um dos maiores bancos do Brasil, o Itaú. Isso porque, a corretora pertence ao grupo XP, que foi comprado pelo Itaú Unibanco, o que faz da Clear um lugar confiável e seguro para se investir.

Enfim, a corretora possui como principais vantagens:

1. Segurança na Clear Corretora

O primeiro ponto a se falar é, certamente, um dos mais importantes: segurança. Neste quesito a Clear é referência. Já que a corretora é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e possui o certificação CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Clear corretora é boa?

Exame

Em outras palavras, as aplicações feitas pelo investidor são repassadas, através da central de informações da corretora, no nome de quem investiu. Apesar de muitas pessoas pensarem que o processo é um quesito óbvio, saiba que em algumas pequenas corretoras o mesmo não acontece.

O processo adotado pela corretora além de garantir os investimentos em nome do investidor, viabiliza um sistema que facilita o repasse de informações caso o usuário queira trocar de corretora. Se acontecer algum problema com a corretora, o investidor não corre riscos, já que os ativos estão registrados em seu nome e podem ser facilmente transferidos para outra corretora.

Quando o assunto é segurança podemos levar em conta a credibilidade. A Clear pertence ao grupo XP Investimentos, que foi adquirido pelo Itaú. Deste modo, podemos esperar uma plataforma mais completa e maior confiabilidade na hora de investir.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2. Atendimento ao usuário

Além de segurança a companhia oferece um excelente serviço aos seus usuários. Na plataforma do reclame aqui, por exemplo, o atendimento da corretora é considerado como ótimo. Em média, a Clear demora cerca de um dia e meio para responder uma reclamação.

Além disso, a corretora respondeu quase todas as reclamações dos usuários, entregando  99,8% de Reclamações respondidas.

avaliação da Clear corretora no reclame aqui.

Avaliação da Clear corretora no reclame aqui

Se não bastasse um atendimento considerado como ótimo – em um dos maiores sites de reclamações para usuários – dentro de sua plataforma o cuidado e o atendimento mantém a qualidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesse sentido, a empresa oferece um portal de ajuda com vídeos e tutoriais, onde é ensinado de maneira completa como usar a plataforma da corretora. A Clear também disponibiliza um PDF de instruções em forma de eBook, – uma espécie de manual – que ensina a navegar dentro da plataforma e das diversas funções disponíveis.

Clear corretora é boa?

Plataforma da Clear corretora

O atendimento também ocorre por chat, onde há uma série de dúvidas frequentes que, certamente, podem te ajudar a resolver os problemas, na maioria dos casos. No chat, o contato é direto e muito útil para aqueles que possuem alguma dificuldade na utilização do Pit de negociações, por exemplo.

3. Agilidade

Outro ponto positivo para a corretora é o tempo de abertura de conta. Normalmente, o procedimento de abertura de uma conta em uma corretora de investimentos é um dos aspectos que determinam a escolha dos investidores. Logo, quanto mais rápido for o processo, mais investidores a corretora conquista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No parâmetro agilidade a Clear não decepciona. Com isso, um novo usuário que deseja abrir uma conta na corretora leva, aproximadamente, cerca de 14 minutos para criar sua própria conta e começar do zero a comprar e vender dentro da corretora, usando de todos os aparatos para operar dentro do mercado.

Tribuna do Ceará

O perfil de traders, que a Clear – através da XP investimentos – vem tentando cativar, requer velocidade, em todos os sentidos. Sendo assim, a plataforma da corretora cumpre com seu objetivo principal. É simples e fácil, tanto a criação de uma nova conta quanto usá-la depois de criada.

4- Plataforma da Clear corretora

O layout da Clear corretora no computador, pode ser considerado como um diferencial vantajoso, já que ele facilita a navegação pelo site. A plataforma conta com um layout limpo, simples e as páginas de maneira geral possuem uma aparência uniforme, o que resultada em um site bonito visualmente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o Clear Mobile, o aplicativo que possibilita o acesso na plataforma da corretora por meio do celular, também possui um layout intuitivo e agradável. As áreas de acesso e os caminhos são simples de navegar e fáceis de visualizar. Enfim, o aplicativo está disponível para Android e iOS.

5- Taxa Zero

Por último, mas não menos importante, temos a vantagem da taxa zero de corretagem para ações. Sendo que, a Clear foi a primeira corretora a oferecer o diferencial de taxa zerada. Esse diferencial fez com que o número de investidores na corretora crescesse, já que algumas corretoras cobravam taxas altíssimas.

Investificar

Portanto, uma das principais vantagens da Clear é que ela não cobra taxa de corretagem, nem taxa de custódia. Além disso, ela não cobra taxa de administração dos investidores que negociam títulos do Tesouro Direto. Contudo, a Clear pode realizar cobranças em casos de zeragem compulsória nas operações alavancadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em resumo, se uma pessoa estiver operando de maneira alavancada e tiver perdendo muito dinheiro, a Clear pode acabar com a operação sem o consentimento prévio do cliente. Desse modo, a corretora impede que o cliente continue a perder mais dinheiro do que o valor inicialmente depositado.

A Clear permite uma alavancagem de até 50 vezes o valor depositado como garantia na corretora. Dessa maneira, se a pessoa que operou não liquidar a operação antes do fechamento do pregão, a Clear pode cobrar a taxa de zeragem compulsória.

Rumo ao Milhão

A Clear corretora lançou a campanha Rumo ao Milhão, com o intuito de aumentar a quantidade de clientes mulheres e elevar a quantidade de mulheres investindo na bolsa. De acordo com relatório de dezembro de 2020 da B3, o público feminino que investe na bolsa representa apenas 26% do total dos CPFs cadastrados na B3.

Mirian gasparin

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa forma, a intenção da campanha é que até o final de 2021, existam um milhão de mulheres ativas na bolsa. A intenção com a campanha é incentivar tanto o investimento em ações, quanto atrair as mulheres interessadas em atuar no mercado financeiro.

Como a Clear corretora ganha dinheiro

Como a taxa de corretagem da Clear é zerada, você pode estar se perguntando como a empresa ganha dinheiro. Segundo a própria corretora divulga em seu site, as fontes de receita da empresa podem ser divididas em primárias em secundárias. Sendo assim, as receitas primárias são compostas por:

  1. Zeragem compulsória pelo Risco: Ocorre quando a Clear precisa encerrar uma operação.
  2. Cursos: A Clear corretora oferece diversos cursos para os clientes aprenderem a operar no mercado de renda variável.
  3. Plataforma: A Clear tem parceira com fornecedores de plataformas especializadas em trading do mercado. Logo, parte da cobrança da mensalidade das ferramentas é revertida como receita para a Clear.

Criando futuro

Por outro lado, as receitas secundárias são compostas por:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  1. Alocação de cobertura de margem: É a substituição de garantias que a B3 não aceita para os clientes que pretendem fazer operações alavancadas. Sendo que, o custo desse serviço é de 0,30% por dia.
  2. Penalidade em Caso de Falha de Liquidação: A corretora cobra uma penalidade se o cliente ficar insolvente ou falhar na liquidação das suas operações de compra de ações e opções ou ainda no pagamento do ajuste diário. 
  3. Floating: Por fim, a empresa lucra ainda com o dinheiro parado na conta do cliente na corretora. Ou seja, quando um investidor faz uma transferência para sua conta na corretora, mas não usa o dinheiro, a Clear recebe um remuneração por esse dinheiro parado, chamada de floating.

Opções de investimentos da Clear

De forma geral, a Clear corretora oferece serviços focados em investimentos de renda variável, como ações, mini-contratos, opções, etc. Com isso, a corretora é referência quando o assunto é investir nesse segmento.

Nesse sentido, dentro dos investimentos de renda variável e renda fixa, a Clear oferece:

  • Renda Variável: Ações, BTC (doador e tomador), Operações Estruturadas e com Algoritmos e Derivativos (termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps);
  • Renda Fixa: Tesouro Direto e CDB.

Código Investidor

Além disso, assim que o investidor abre a conta na corretora, a Clear separa os inscritos de acordo com o perfil de investidor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cada investidor seleciona opções em um questionário e a empresa auxilia os novos investidores a fazer investimentos que mais se adeque ao perfil.

Dessa maneira, a Clear separa os perfis dos investidores da seguinte forma:

  • Investidor Conservador: Tesouro Direto, CDB;
  • Perfil Moderado: Tesouro Direto, LCI, LCA, LC, CDB, Renda Variável e BTC (doador);
  • Perfil Agressivo: Tesouro Direto, LCI, LCA, LC, CDB, Renda Variável, BTC (doador e tomador), Operações Estruturadas e com Algoritmos e Derivativos (termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps).

Quais são as desvantagens da Clear Corretora?

Apesar de contar com muitos aspectos relevantes e atrativos, a Clear corretora é como qualquer outra corretora, com vantagens e desvantagens. Segundo os próprios clientes da corretora seja no portal Reclame Aqui, ou em outras plataformas de opiniões, as desvantagens coincidem. Dentre elas, as principais são:

1. Produção de conteúdo

Mesmo com bons aspectos práticos e funcionais, os investidores buscam por conteúdo relevante para aperfeiçoar o conhecimento sobre os investimentos, em especial, na bolsa de valores. Neste aspecto, a Clear ainda se mostra extremamente deficitária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aplicação Financeira

Quando em comparação com outras corretoras que fornecem conteúdos gratuitos e de extrema relevância, a Clear ainda fica em desvantagem. Normalmente, as plataformas das corretoras não possuem conteúdo informativo e didático, entretanto, as concorrentes da Clear possuem um site complementar que fornece conteúdo gratuito.

2. Opções de ativos na Clear Corretora

Além da geração de conteúdo as opções de ativos fornecidos pela Clear não se comparam com outras empresas no mesmo segmento. Isto é, o número total de ativos é extremamente limitado.

Contudo, apesar dos papeis principais – aqueles com mais liquidez na B3 – estarem presentes, outros que possuem grande notoriedade não se fazem presente na cartela de ativos e produtos oferecidos pela Clear. Além disso, o foco da corretora está nos ativos de renda variável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo assim, ela possui diferentes tipos de ativos de renda variável, como por exemplo, ações, opções e mini-contratos. Em contrapartida, ela possui pouquíssimas opções em renda fixa. Logo, é difícil para um investidor mais conservador conseguir diversificar em renda fixa.

The cap

3. Infraestrutura tecnológica

Outro problema importante, e extremamente recente, enfrentado pela Clear é em relação ao tráfego de usuários. No portal Reclame aqui, além de “Outros Problemas”, o segundo maior número de reclamações foi: “Site fora do ar ou Lento”.

Nos últimos tempos a plataforma teve suas atividades suspendidas por problemas técnicos ligados diretamente com o excesso de informações. Ou seja, o grande volume de venda e compra de ativos dentro da plataforma sobrecarregou o sistema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No aplicativo da Clear Mobile também existem problemas similares, e por isso, ele não é bem avaliado no Google Play Store e na Apple Store. Existem reclamações em relação a bugs da plataforma, falta de recursos e erros causados por novas atualizações.

Resumo

Vale considerar a Clear como uma forte candidata em termos de funcionalidade, principalmente em renda variável por conta da taxa de corretagem.

Inegavelmente, em renda fixa, os investidores ainda conseguem encontrar corretoras mais interessantes, uma vez que a oferta de ativos é extremamente restrita na plataforma da Clear.

Vale a pena usar a Clear?

Clear corretora é boa?

Sailor Studio

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sem dúvidas a corretora ganhou uma fatia considerável do mercado com suas taxas atrativas e sua plataforma atualizada com frequência. Assim, não é por acaso que a corretora é uma das mais populares e seguras, prestando um serviço de extrema qualidade.

Portanto se você não sabe escolher uma corretora preparamos um artigo sobre o tema que pode te ajudar a responder a pergunta, vale a pena usar a Clear.

Como criar sua conta?

Em síntese, para criar uma conta na corretora é extremamente rápido e simples como já dito anteriormente, e isso é fácil de se provar, quer ver? Crie sua conta agora gratuitamente.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também Comprar OIBR3, vale a pena? Características das ações e investimentos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Capital Research, IQ Investimentos, Estadão, Magnetis, Yubb e C.

Imagens: Guia do Investidor, Exame, Tribuna do Ceará, Código Investidor, Aplicação Financeira, Sailor Studio, Investificar, Criando futuro, The cap e Mirian gasparin


Conte-nos a sua opinião...