Robert Kiyosaki, quem é? Vida, investimentos e livro Pai Rico, Pai Pobre

8 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 45 seg


Robert Kiyosaki é conhecido mundialmente, principalmente, pelo seu livro Pai Rico, Pai Pobre. Além disso, ele é empresário, investidor e palestrante. Considerado como inspiração e modelo a ser seguido por uns e como fachada por outros, o livro de Robert Kiyosaki é, inegavelmente, um sucesso. 

Uma das principais bandeiras defendidas por Robert Kiyosaki é a importância de se ensinar sobre finanças ainda na escola. Isso porque, quanto antes as pessoas aprenderem a pensar como pessoas ricas, consequentemente, mais rápido elas vão aprender a importância de se investir em ativos. 

Enfim, independente das críticas, Robert Kiyosaki é autor de diversos livros sobre educação financeira e é inspiração para muitos investidores. Dessa forma, vale a pena estudar a sua biografia. 

Carreira de Robert Kiyosaki

Robert Toru Kiyosaki nasceu no dia 8 de abril de 1947, no Hawaii. Primogênito da enfermeira Marjorie Kiyosaki e do acadêmico Ralph Kiyosaki, Robert Kiyosaki se formou, em 1969, na Academia de Marinha Mercante dos Estados Unidos.

Posteriormente, foi trabalhar no escritório de uma das maiores companhias de petróleo, a Standard Oil Company. Contudo, após apenas seis meses de atuação, Kiyosaki teve que sair para entrar no grupo de Fuzileiros Navais, na Guerra do Vietnã.

Em resumo, quando enfim retornou da guerra, em 1974, foi trabalhar como associado de vendas da Xerox, onde teve a oportunidade de aprender técnicas de venda. Dessa maneira, entre os anos de 1978 e 1997, Robert Kiyosaki teve várias tentativas frustradas de abrir uma empresa.

Portanto, ele tentou de tudo, desde camisetas de bandas até carteiras para surfistas. Enfim, após tantas tentativas, ele abriu uma empresa que deu certo, a Cashflow Technologies.

Em 1992 ele já tinha lançado um livro, o If you want to be rich and happy, don’t go to school. Entretanto, o livro que realmente o tornou famoso só foi lançado em 1997, o livro Pai Rico, Pai Pobre em parceria com Sharon L. Lechter.

Em síntese, o que deixou Robert Kiyosaki rico foi o lançamento de seu livro e, posteriormente, o que ele decidiu fazer com a fama que veio. Para resumir, Kiyosaki aproveitou a oportunidade do sucesso do livro, para fazer consultorias e seminários.

Além disso, ele é um investidor e, dessa forma, investe principalmente em petróleo e mercado imobiliário. Enfim, o escritor também é dono das empresas Rich Dad Company e Rich Global LLC, ambas voltadas para educação financeira. 

Educação Financeira

A educação financeira ainda no período de ensino escolar é uma das ideias mais defendidas por Robert Kiyosaki. Dessa forma, a educação financeira deveria fazer parte da grade escolar, como qualquer outra disciplina básica.

Portanto, inspirado nesse princípio, ele chegou a criar alguns jogos, o mais conhecido é o Cash Flow. Enfim, o autor considera que ensinar sobre finanças na idade escolar é a base para o sucesso financeiro adulto. 

Investimentos de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki gosta de investir em ativos imobiliários. Dessa forma, ele segue uma estratégia que pode ser dividida em três pontos: 

1- Região com potencial de valorização: Alguns fatores como os imóveis que estão sendo construídos perto da região, influenciam na possível valorização do imóvel. 

2- Vendedor motivado: comprar imóveis quando a pessoa está desesperada para vender significa pagar mais barato.

3- Aluguel: Por fim, é interessante alugar o imóvel por alguns anos ou até que a região onde ele está situado se valorize para, só então, vendê-lo. 

Ensinamentos de Robert Kiyosaki

Algumas ensinamentos que Robert Kiyosaki transmite em seus livros e seminários são, por exemplo:

  • Trabalhe para adquirir as competências necessárias para ser um empreendedor, não pelo salário; 
  • Para atingir a riqueza, é fundamental saber vender;
  • É fundamental ver as oportunidades que surgem e não pensar que não pode, mas sim como fazer;
  • Ricos compram ativos, já os de classe média compram passivos e pobres compram coisas;
  • Para enriquecer, é importante desenvolver múltiplas fontes de renda e aprender com a experiência. 

Livros

Robert Kiyosaki lançou uma extensa lista de livros. Contudo, cerca de 15 livros são em parceria com Sharon L. Lechter. Dessa forma, o livro mais famoso entre todos foi Pai Rico, Pai Pobre.

Pai Rico, Pai Pobre

O livro de maior sucesso de Robert Kiyosaki foi lançado em parceria com Sharon L. Lechter e se tornou um best-seller. Dessa maneira, a obra teve mais de 26 milhões de cópias e foi ainda traduzido para 40 idiomas.

Enfim, livro revela o pensamento defendido pelos autores de que a educação financeira deve ser parte da grade escolar tradicional. Porém, o ponto chave da obra é sobre a diferença de pontos de vista de pobres e ricos.

Isso porque, enquanto ricos investem em ativos, os pobres gastam em passivos achando que estão investindo. Dessa maneira, os ricos investem em ações e outras coisas que rendam dinheiro.

Por outro lado, os pobres compram casa e carro e acham que estão investindo em um ativo, mas na verdade é um investimento passivo. Enfim, outro ponto defendido no livro de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter é sobre o que é liberdade financeira.

Segundos eles, a liberdade financeira é quanto se tem ativos suficientes para sustentar o investidor. Em outras palavras, a liberdade financeira é o resultado do cálculo do tempo que a renda de uma pessoa pode a sustentar. 

Porém, segundo os autores, a maior parte das pessoas trabalha a vida inteira sem nunca conseguir atingir a tão sonhada liberdade financeira. Ou seja, as pessoas trabalham pelo dinheiro, mas não foram ensinadas a fazerem o dinheiro trabalhar para elas. 

Polêmicas do livro Pai Rico, Pai Pobre

Como consequência do histórico de várias empresas falidas, os ensinamentos de Robert Kiyosaki em Pai Rico, Pai Pobre são constantemente questionados.

Por outro lado, algumas pessoas acreditam que seus ensinamentos são genéricos e vagos. Muitas pessoas também questionam a veracidade da obra e a existência do pai rico.

Além disso, as técnicas apresentadas no livro não têm comprovação científica, ou seja, elas não possuem embasamento teórico para que sejam seguidas.

Por fim, a quem diga que os seus livros servem apenas como discurso motivacional, sem dar real fundamentação para que as pessoas possam mudar de vida.

Outras obras de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki lançou muitos livros seguindo a lógica do Pai Rico, Pai Pobre. São eles, lançados em 2001:

Independência Financeira;

Filho Rico, Filho Vencedor;

2002

Pai Rico: O Guia de Investimentos; 

Aposentado Jovem e Rico;

2003

Profecias do Pai Rico;

Histórias de Sucesso do Pai Rico;

2004

Como ficar rico sem cortar os cartões de crédito;

Pai Rico, Pai Pobre: Para jovens;

Quem mexeu no meu dinheiro?

Livros lançados por Robert Kiyosaki em 2005

Empreendedor rico: 10 lições práticas para ter sucesso em seu próprio negócio;

Como comprar e vender empresas e ganhar muito dinheiro;

Imóveis: Como investir e ganhar muito dinheiro;

Pai Rico em Quadrinhos.

2008

Desenvolva sua inteligência financeira: 5 estratégias para aumentar seu patrimônio.

2009

Imóveis: Como gerenciar e ganhar mais dinheiro;

Como investir em metais preciosos;

Irmão Rico, Irmã Rica;

Livro lançado por Robert Kiyosaki em 2010

Os segredos dos ricos.

2011

O poder da educação financeira.

2012

O negócio do século XXI;

Escola de negócios: para pessoas que gostam de ajudar pessoas.

2013

Empreendedorismo não se aprende na escola.

2017

Pai Rico, Pai Pobre 20 anos – livro atualizado e ampliado.

Livros lançados por Robert Kiyosaki em 2018

Mais importante que o dinheiro;

Por que os ricos cada vez ficam mais ricos.

Enfim, agora que você conhece a vida e a obra de Robert Kiyosaki, conheça também Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Egestor, Suno, Mais retorno e The cap