Tether: veja o que é e como funciona essa criptomoeda

16 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 19 seg


A Tether é uma criptomoeda do tipo stablecoin, o que significa que ela tem uma colaterização com dólar. Dessa forma, para cada 1 USDT criado, a gestora da Tether deve ter 1 dólar em suas reservas bancárias.

O fato de ter relação com o dólar faz com que essa moeda passe por menos oscilações do que outras criptos do mercado. Apesar disso, o investimento em USDT ainda é uma aplicação de risco.

Também conhecida como Tether Dolar ou USDT, a Tether foi criada em 2014, mas inicialmente, se chamava RealCoin. Para adquirir a moeda, basta acessar uma exchange, isto é, uma corretora de criptomoeda.

O que é a criptomoeda Tether?

A Tether (USDT) é uma stablecoin com colaterização em moeda fiduciária. Em resumo, as moedas fiduciárias são as moedas tradicionais, emitidas e controladas pelo governo. Nesse sentido, uma stablecoin é uma criptomoeda que tem relação com as moedas tradicionais.

Já a colaterização é quando um devedor oferece certo ativo ao credor em garantia de pagamento da obrigação, prevenindo situações de default. Simplificando: para cada 1 USDT criado, a gestora da Tether deve ter 1 dólar em suas reservas bancárias, para garantir que existem os recursos necessários para os investidores da moeda.

O Tether foi criada em 2014 com o nome e RealCoin, pelo empresário Reeve Collins, do desenvolvedor de software Craig Sellers e de Brock Pierce, investidor de Bitcoin, ex-ator e candidato à presidência dos EUA em 2020.

Como funciona?

Como a Tether é uma stablecoin, ela funciona por meio de uma colaterização com o dólar. Sendo assim, existe uma equivalência em valor entre o ativo e a moeda em papel de 1 para 1. Ou seja,  a cada USDT emitido, US$ 1 é guardado em reserva.

Portanto, a Tether usa o Proof Of Reserves, o que significa que as suas reservas sempre serão iguais ou superiores ao número de Tether em circulação.  Depois de emitida, a Tether pode ser usada como qualquer outra cripto ou token disponível no mercado. Sendo que a Tether, atualmente, suporta as blockchains Bitcoin, Ethereum, EOS, Tron, Algorand e OMG Network.

O intuito da Tether é servir como intermediária entre o setor financeiro tradicional e o criptomoedas. Dessa forma, ela é muito usada, por exemplo, em transações entre grandes empresas.

Como comprar a criptomoeda Tether ?

Você pode comprar Tether de duas maneiras: exchanges e P2P (peer-to-peer). As exchanges são corretoras de criptomoedas, que fazem a intermediação no processo de investimento nos vários tipos de criptos disponíveis no mercado.

Por outro lado, a negociação P2P consiste em comprar a criptomoeda diretamente com outro investidor. Esse é um processo bem arriscado, já que é perigoso ser vítima de golpe. Por isso, o ideal é investir através de exchanges.

Apesar disso, antes de abrir sua conta em uma exchange, é essencial analisar a corretora para ter certeza de que ela é confiável. Além disso, depois de investir, transfira os criptoativos para uma carteira de criptomoedas, assim você fica mais seguro.

Como usar?

A criptomoeda Tether tem os mesmos usos que as demais criptos. Você pode usar a USDT como moeda digital, substituindo os pagamentos convencionais, por exemplo. Outra opção é usar a Tether para comprar outros ativos, tais como NFTs e participar de ofertas iniciais de moedas (ICOs).

Além disso, você pode investir em Tether no longo prazo, com o intuito de contribuir com a construção do seu patrimônio e diversificar sua carteira de ativos. Neste caso, o intuito é permanecer com a cripto em carteira durante um bom tempo, enquanto ela se valoriza.

Quais são os riscos da criptomoeda Tether?

A Tether em si é uma criptomoeda segura, que conta com criptografia e que tem colaterização com o dólar. No entanto, o investimento em USDT tem um alto nível de risco.

A Tether é que ela é mais estável do que algumas outras criptos, por causa da relação da USDT com o dólar. Mas ainda assim o risco de investir é alto em comparação com ativos mais tradicionais. Por isso, não deixe de levar em conta o seu perfil de investidor.

O risco deriva do fato de que você pode aplicar uma certa quantia e depois o projeto da cripto não ter os resultados esperados, fazendo com que você fique no prejuízo.

Vale a pena?

Depende. Antes de investir em qualquer tipo de criptomoeda, é preciso analisar os dados da moeda, para saber se ela é bem fundamentada e tem boas perspectivas de futuro. Além disso, devido aos riscos, é preciso levar em conta o seu perfil de investidor.

Analisar a moeda é essencial para que você não invista em shitcoins, isto é, em moedas ruins que podem te fazer perder dinheiro. Já o respeito pelo seu perfil de investidor é essencial para que você consiga alcançar seus objetivos ao investir.

Enfim, gostou de aprender sobre a Tether? Então aproveite para entender melhor como funciona uma Stablecoins: o que são, para que servem e popularidade

Fontes: Coinext, Xp educação e Kriptomat.