Os 23 melhores apps de finanças pessoais

30 de novembro de 2023, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 8 min, 46 seg


Os apps de finanças pessoais são ferramentas digitais projetadas para ajudar os indivíduos a gerenciar suas finanças e acompanhar seus gastos. Eles servem para uma variedade de propósitos, incluindo rastreamento de gastos, planejamento financeiro e educação financeira, até investimentos, entre muitas outras funcionalidades.

Os aplicativos de finanças pessoais são uma maneira conveniente e eficaz de manter o controle sobre suas finanças e trabalhar em direção a seus objetivos financeiros. No entanto, é importante lembrar que esses aplicativos são apenas ferramentas e que o sucesso financeiro final depende de decisões financeiras sólidas e responsáveis.

Importante lembrar que todos os aplicativos apresentados aqui são gratuitos para baixar; mas alguns deles contam com uma versão premium com mais recursos ou funcionalidades.

Quer saber mais? Então, conheça, a seguir, os melhores app do seu tipo e suas funcionalidades.

Os 23 melhores apps de finanças pessoais

1. Mobills

Funcionalidades: Mobills é um aplicativo de controle financeiro que permite gerenciar suas despesas e orçamento mensal. Ele oferece recursos como definir limites de gastos, criar metas de longo prazo e oferecer artigos educacionais.

Como baixar: Você pode baixar o Mobills aqui ou na sua loja de aplicativos.

2. Organizze

Funcionalidades: Organizze permite que você registre manualmente despesas, receitas ou transferências. Ele gera relatórios mensais de gastos e fornece informações sobre a diferença entre receitas e despesas.

Como baixar: Organizze está disponível aqui ou na sua loja de aplicativos.

3. Mercado Pago

Funcionalidades: Mercado Pago é uma carteira digital que permite fazer transações, pagar contas e gerenciar suas finanças. Ele também oferece recursos como pagamentos por código QR e atualizações automáticas de sua fatura no aplicativo.

Como baixar: Mercado Pago pode ser baixado na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

4. Meu Orçamento

Funcionalidades: Meu Orçamento é um aplicativo simples que permite controlar facilmente seu orçamento pessoal  e visualizar seu saldo com base em suas receitas e despesas. Está entre os melhores apps de finanças pessoais.

Como baixar: Você pode baixar Meu Orçamento na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

5. Fortuno

Funcionalidades: Fortuno é um aplicativo financeiro que permite acompanhar suas despesas de maneira fácil e rápida. Ele oferece recursos como monitorar transações, criar orçamentos, produzir relatórios e sincronizar com seu banco.

Como baixar: Você pode baixar o Fortuno na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

6. Apps bancários e de contas digitais

Funcionalidades: Esses aplicativos oferecem uma ampla gama de serviços, como serviços bancários online, pagamentos de contas, transferências de dinheiro e muito mais.

Como baixar: Esses aplicativos podem ser baixados em seus respectivos sites ou em lojas de aplicativos como Google Play Store e Apple App Store, bastando digitar o nome da instituição.

7. Wallet

Funcionalidades: Wallet é um aplicativo de gerenciamento de dinheiro que permite que você fique por dentro de suas finanças e as mantenha em ordem.

Como baixar: Você pode baixar o Wallet na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

8. Monefy

Funcionalidades: Monefy é um aplicativo fácil de usar que ajuda você a acompanhar suas despesas.

Como baixar: Você pode baixar o Monefy aqui ou na sua loja de aplicativos.

9. PayPal

Funcionalidades: PayPal é uma plataforma de pagamento conveniente, fácil de usar e onipresente, tanto para compras online quanto para pagar amigos.

Como baixar: Você pode baixar o PayPal aqui ou na sua loja de aplicativos.

10. Minhas Economias

Funcionalidades: Minhas Economias é um gerenciador financeiro online e gratuito. Ele permite que você organize suas contas, entenda o que está acontecendo com o seu dinheiro, gerencie seu orçamento e faça seus objetivos acontecerem.

Como baixar: Você pode baixar Minhas Economias aqui ou na sua loja de aplicativos.

11. Finance

Funcionalidades: Finance é um aplicativo de gerenciamento de finanças pessoais que permite que você acompanhe suas despesas e receitas, além de definir orçamentos.

Como baixar: Você pode baixar Finance na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

12. Conversor de Moedas Fácil

Funcionalidades: Conversor de Moedas Fácil é um aplicativo que permite converter valores entre diferentes moedas de forma rápida e fácil.

Como baixar: Você pode baixar Conversor de Moedas Fácil na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

13. Money Lover

Funcionalidades: Money Lover é um aplicativo de finanças pessoais que permite que você acompanhe suas despesas e receitas, além de definir orçamentos. Ele também oferece recursos como rastreamento de despesas, organização de contas e definição de orçamentos.

Como baixar: Você pode baixar Money Lover aqui ou na sua loja de aplicativos.

14. Toshl Finance

Funcionalidades: Toshl Finance é um aplicativo de finanças pessoais que permite que você acompanhe suas despesas e receitas, além de definir orçamentos. Ele também oferece recursos como rastreamento de despesas, organização de contas e definição de orçamentos.

Como baixar: Você pode baixar Toshl Finance aqui ou na sua loja de aplicativos.

15. Orçamento Fácil

Funcionalidades: O Orçamento Fácil é um aplicativo que permite verificar despesas diárias sincronizando dados de contas bancárias. Ele também permite visualizar o fluxo do dinheiro consolidado em uma seção.

Como baixar: Você pode baixar o Orçamento Fácil aqui ou na sua loja de aplicativos.

16. CoinKeeper

Funcionalidades: CoinKeeper é um aplicativo de controle financeiro que permite acompanhar suas despesas e receitas de forma fácil e divertida. Ele oferece recursos como definição de metas financeiras, acompanhamento de gastos e receitas, e visualização de todas as contas, saldos e despesas em uma única tela. É um ótimo app de finanças pessoais.

Como baixar: Você pode baixar o CoinKeeper aqui ou na sua loja de aplicativos.

17. Money Manager

Funcionalidades: Money Manager é um aplicativo de controle financeiro que permite acompanhar suas despesas e receitas de forma fácil e intuitiva. Ele oferece recursos como controle de contas, cartões, planejamentos e objetivos, gráficos e relatórios avançados, e funcionalidade de objetivos financeiros.

Como baixar: Você pode baixar o Money Manager aqui.

18. Gastos Diários

Funcionalidades: Gastos Diários é um aplicativo que ajuda você a acompanhar suas despesas diárias e mensais.

Como baixar: Você pode baixar Gastos Diários na [Google Play Store].

19. Orçamento Diário Original

Funcionalidades: Orçamento Diário Original é um aplicativo de controle financeiro que se concentra em ser simples, fácil e divertido de usar. Ele oferece recursos como cálculo de orçamento diário, planejamento e economia para as grandes despesas, e categorias básicas para despesas.

Como baixar: Você pode baixar o Orçamento Diário Original na [Google Play Store] ou na [Apple App Store].

20. Wisecash

Funcionalidades: Wisecash é um aplicativo financeiro que foi desenvolvido para auxiliar no controle financeiro pessoal, com foco principal na simplicidade de uso e conveniência do usuário. Com o Wisecash, você poderá registrar todos os seus ganhos e despesas, organizados por grupos de sua preferência e tudo isso pode ser consultado facilmente, em relatórios e gráficos que mostram como está sua vida financeira.

Como baixar: Você pode baixar o Wisecash aqui ou na sua loja de aplicativos.

21. Expense IQ

Funcionalidades: Expense IQ é um aplicativo de gerenciamento de dinheiro que combina um rastreador de despesas, planejador de orçamento, registro de cheques, bem como um lembrete de contas integrado em um poderoso aplicativo de finanças pessoais.

Como baixar: Você pode baixar o Expense IQ aqui ou na sua loja de aplicativos.

22. Gastos – Gestor de orçamento

Funcionalidades: Gastos – Gestor de orçamento é um aplicativo que suporta várias moedas e mostra taxas de câmbio em tempo real, proporcionando comodidade para uso durante viagens ao exterior ou caso o usuário receba receitas em moedas estrangeiras.

Como baixar: Você pode baixar o Gastos – Gestor de orçamento na [Google Play Store] e (Apple Play Store).

23. Aplicativo Serasa

Funcionalidades: No aplicativo Serasa, você pode consultar seu CPF gratuitamente, e há vários serviços que ajudam você a obter crédito. Você pode verificar se há dívidas, protestos, ações judiciais ou cheques sem fundos registrados em seu CPF.

Como baixar: Você pode baixar o Aplicativo Serasa na [Google Play Store].

Por que usar apps de finanças pessoais?

Os aplicativos de finanças pessoais podem ser ferramentas extremamente úteis para gerenciar suas finanças. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode considerar o uso desses aplicativos:

1. Controle de gastos

Os aplicativos de finanças pessoais permitem que você acompanhe seus gastos de maneira eficaz. Eles categorizam suas despesas para que você possa ver para onde seu dinheiro está indo e identificar áreas onde você pode economizar.

2. Orçamento

Esses aplicativos podem ajudá-lo a criar um orçamento e a aderir a ele. Eles permitem que você defina limites de gastos para diferentes categorias e alertam quando você está se aproximando ou ultrapassando esses limites.

3. Economia de tempo

Em vez de rastrear manualmente todas as suas transações, esses aplicativos fazem o trabalho por você. Eles podem sincronizar com suas contas bancárias e cartões de crédito para registrar automaticamente suas transações.

4. Metas financeiras

Muitos aplicativos de finanças pessoais permitem que você defina metas financeiras, como economizar para uma grande compra ou pagar uma dívida. Eles podem ajudá-lo a acompanhar seu progresso em direção a essas metas e oferecer dicas para alcançá-las mais rapidamente.

5. Conveniência

Com um aplicativo de finanças pessoais, você pode gerenciar suas finanças de qualquer lugar, a qualquer momento, diretamente do seu smartphone. Isso é especialmente útil se você estiver sempre em movimento.

6. Relatórios e análises

Esses aplicativos fornecem relatórios detalhados e análises de suas finanças. Eles podem mostrar seus hábitos de gastos ao longo do tempo, comparar sua renda com suas despesas e muito mais. Isso pode fornecer insights valiosos sobre sua saúde financeira.

7. Lembretes de pagamento de contas

Alguns aplicativos de finanças pessoais também oferecem recursos de lembretes de pagamento de contas, para que você nunca perca um pagamento e evite taxas de atraso.

Fontes: Nuvem Shop, eInvestidor, Mobills, iDinheiro, Tecmundo, Canaltech, Money Times, Serasa