Melhores podcasts de finanças do Brasil: lista completa

22 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 38 seg


Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares, já que por meio deles é possível se informar e aprender sobre os mais diversos assuntos. Inclusive, existem vários podcasts de finanças no Brasil que podem contribuir com a sua educação financeira.

Sendo que, assim como o rádio, o podcast é um tipo de conteúdo que deve ser ouvido. Essa é uma vantagem, pois é possível ouvir o podcast nas mais diversas situações, como, por exemplo, cozinhando, se exercitando ou dirigindo até o trabalho.

Dessa forma, para te ajudar a encontrar os melhores podcasts sobre finanças do Brasil, nós preparamos uma lista com 12 podcasts que se diferenciam em relação ao conteúdo abordado, linguagem e objetivos.

Melhores podcasts de finanças do Brasil

Assim como o rádio e as músicas, você pode ouvir podcast no celular para se distrair enquanto espera sua vez na fila, no trânsito, ser atendido no hospital ou enquanto se exercita. Porém, a grande vantagem dos podcasts é que ao mesmo tempo em que você se distrai, você pode adquirir conhecimento sobre novos assuntos.

Nesse sentido, ouvir podcasts de finanças é uma ótima maneira de contribuir para a sua educação financeira. Enfim, os melhores podcasts de finanças do Brasil são:

1- Investidor Sardinha por Raul Sena

Ao perceber que muitas conversas interessantes surgem depois que as pessoas ficam mais desinibidas pelo álcool, Raul Sena, o Investidor Sardinha, decidiu fazer um podcast diferente: ele e os convidados são servidos com drinks durante o programa.

Melhores podcasts de finanças do Brasil: lista completa

Spotify

Dessa maneira, a ideia é beber e deixar a conversa sobre negócios fluir livremente. Inclusive, outro detalhe importante sobre esse podcast de finanças é que os convidados são pessoas de sucesso de várias áreas diferentes. Ou seja, não são convidados somente pessoas do mercado financeiro.

Na verdade, a ideia é trazer perspectivas diferentes de vários tipos de negócios para que o público perceba que existem muitas formas de ganhar dinheiro e não apenas no mercado financeiro. Enfim, você pode acompanhar a gravação do podcast toda sexta a noite ou ouvir o episódio depois em várias plataformas, como, por exemplo, no Spotify.

2- Financast

Com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre finanças, o Financast aborda temáticas como investimentos, como se livrar de dívidas e educação financeira no geral. Além disso, alguns episódios falam sobre histórias de empreendedores de sucesso e entrevistam pessoas com histórias inspiradoras.

3- André Bona podcast de finanças

André Bona é o nome do criador do site de educação financeira que possui o mesmo nome. Em síntese, o objetivo é ensinar para as pessoas como o mercado financeiro funciona.

Além do site, André Bona também criou o seu podcast, onde fala sobre finanças e economia. Portanto, você pode acessar os conteúdos relacionados à educação financeira tanto no site como no podcast, sendo que ambos possuem o nome do seu idealizador, André Bona.

Melhores podcasts de finanças do Brasil: lista completa

Samadhi digital

4- Dicas Curtas

O Dicas Curtas possui podcasts de finanças que, como o próprio nome sugere, dão dicas financeiras e de investimentos. Eles disponibilizam gratuitamente os podcasts para Android e iOS. Eles também possuem um site onde são publicados artigos relacionados à economia e finanças pessoais.

5- DinheiramaCast

O Dinheirama é uma empresa focada na educação financeira e que através do seu site, disponibiliza artigos sobre o mercado financeiro. Em contrapartida, o DinheiramaCast é o nome dos podcasts de finanças do Dinheirama, que aborda diversas temáticas relacionadas a finanças e economia. Os podcasts são disponibilizados em três plataformas: iTunes, Stitcher e Soundcloud.

6- Rádio CBN

A Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) foi criada pela Rede Globo. No site da rádio CBN estão presentes diversos podcasts que abordam assuntos não apenas sobre finanças e economia, mas também sobre lazer e saúde.

7- Podcast de finanças NerdCast

O NerdCast é o podcast do blog Jovem Nerd. Em resumo, o blog Jovem Nerd possui principalmente conteúdo geek. No entanto, ele também fala sobre outros assuntos, inclusive sobre o mercado financeiro.

Melhores podcasts de finanças do Brasil: lista completa

Fatra

Como o público do NerdCast é formado sobretudo por adolescentes e jovens adultos, a linguagem adotada nos podcasts é leve, informal e divertida. Sendo assim, essa é uma boa alternativa de podcast para as pessoas que querem aprender a gostar de finanças ou que estão começando a entrar nesse universo.

8- Educação financeira

O site do G1 é dividido em categorias e subcategorias. Desse modo, uma delas é a de educação financeira, onde estão presentes notícias e podcasts relacionadas a este tema. Os podcasts abordam os mais diversos assuntos, como, por exemplo, os efeitos das reformas tributárias nas carteiras de dividendos e como avaliar IPOs.

9- Drops de Inteligência Financeira

Criado pelo educador financeiro Gustavo Cerbasi, o Drops de Inteligência Financeira é um podcast que conta com episódios de curta duração. A ideia é que sejam pílulas de conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos, para as pessoas que não estão com tempo para ouvir conteúdos com longa duração.

10- Poupecast

O Poupecast é o podcast da Nathalia Arcuri, criadora do canal do YouTube e blog Me Poupe. O conteúdo do podcast é formado por ensinamentos e dicas sobre investimentos e finanças pessoais. Além disso, alguns podcasts contam com entrevistas e gravações de programas do canal no YouTube.

Sebrae

11- Uma horinha sobre grana

Criado por Eduardo Amuri, o podcast Uma horinha sobre grana possui uma linguagem descontraída e informal. O podcast fala sobre temáticas do mundo financeiro e Eduardo normalmente fala sobre suas experiências pessoais, o que dá um tom mais leve aos assuntos abordados.

12- Podcast de finanças Primocast

Para finalizar a lista dos melhores podcasts de finanças do Brasil, temos o Primocast, o podcast do canal do YouTube Primo Rico, criado por Thiago Nigro. Com linguagem leve e descontraída, Thiago Nigro entrevista vários convidados sobre temáticas como investimento, empreendedorismo, literatura e finanças. 

Agora que você conhece quais são os melhores podcasts de finanças do Brasil, veja o podcast de Raul Sena com Pietro Krauss:

Iaí, gostou de descobrir quais são os melhores podcasts de finanças do Brasil? Então não deixe conferir também algumas opções de Filmes sobre investimentos e o mercado financeiro – 22 obras para assistir

Fontes: Idinheiro

Imagens: Spotify, Samadhi digital, Fatra, Sebrae e Aldeia conteúdo