O que fazer quando a bolsa cai e como sair ileso de uma queda da bolsa?

14 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 45 seg


Quando o Ibovespa cai, muitos investidores se apavoram com a possibilidade de perder dinheiro. Sendo assim, eles ficam sem saber o que fazer quando a bolsa cai e decidem vender suas ações.

Com essa atitude sendo tomada por um grande número de investidores, o efeito manada se forma. Dessa maneira, um grande número de investidores decide colocar seus ativos à venda. 

Porém, existem poucos querendo comprar, já que com a bolsa em queda as pessoas ficam com medo de investir. Nesse cenário, o índice Ibovespa começa a cair, já que a lei da oferta e demanda começa a agir.

O que acontece quando a bolsa cai?

Quanto muitos investidores colocam suas ações à venda, mas não existem muitos interessados em comprá-las, a tendência é que a bolsa tenha uma queda. Sendo que, essa queda é medida por meio do Ibovespa. O Índice Bovespa ou simplesmente Ibovespa é o principal índice da bolsa brasileira e representa o desempenho do mercado como um todo.

Com a diminuição dos preços, é possível que mais investidores temerosos optem por colocar suas ações à venda e o Índice Ibovespa diminua tanto que ocorre o circuit breaker. Em síntese, o circuit breaker é um mecanismo utilizado quando a bolsa passa por uma queda muito forte.

o que fazer quando a bolsa cai

Aventuras na historia

O objetivo do circuit breaker é tentar impedir que os investidores vendam suas ações por estarem com medo da desvalorização dos ativos. Na bolsa brasileira esse mecanismo é acionado quando ocorre uma queda de 10% do Ibovespa e os investidores ficam impossibilitados de negociar ações por 30 minutos.

Se a queda continuar após a volta das negociações e acumular uma desvalorização de 15%, então as negociações são interrompidas novamente por mais uma hora. Por fim, se após este intervalo o Ibovespa continuar em queda e tiver uma desvalorização de 20% em relação ao dia anterior, a B3 suspende todas as negociações e fica responsável por estabelecer um novo prazo de reabertura.

O que fazer quando a bolsa cai?

Quando ocorre a queda da bolsa e o circuit breaker é acionado, muitos investidores começam a se questionar se também devem colocar suas ações à venda. Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a tomar uma decisão. Essas são apenas dicas e não recomendações do que você deve ou não fazer com sua carteira de investimentos.

1- Expectativas e cotações

Primeiramente é preciso que você tenha em mente que os preços das ações são reflexo das expectativas dos investidores. Por exemplo, se os investidores esperam bons resultados no faturamento e crescimento da empresa, então essa expectativa impacta os preços das ações antes mesmo que os resultados sejam divulgados.

o que fazer quando a bolsa cai

Capital research

Em contrapartida, quando os investidores esperam por resultados ruins, como, por exemplo, a queda da bolsa, a tendência é que ocorra uma queda de fato, já que eles começam a colocar os papéis à venda e os preços caem. Ter em mente que as cotações são um reflexo das expectativas positivas ou negativas dos investidores, é fundamental nos momentos de queda da bolsa. 

2- Fundamentos da empresa

Tendo em mente que os preços das ações são determinados somente por expectativas, em momentos de queda da bolsa, você deverá se perguntar se os fundamentos da empresa mudaram.

Em outras palavras, se você sabe que o preço por si só não é tão importante, pois ele é definido apenas pela expectativa dos investidores, então resta a pergunta: os fundamentos da empresa mudou? Se a resposta for negativa, então não existem motivos para vender, só porque houve uma queda nos preços.

3- Longo prazo

O mais recomendado ao investir na bolsa é focar no longo prazo. Isso porque, no curto prazo, o mercado é muito especulativo e os preços dos ativos são determinados por meio das expectativas dos investidores. Neste caso, se a sua intenção é investir no longo prazo e os fundamentos da empresa não mudaram, por que vender as ações durante uma queda?

The cap

4- Estratégia de investimentos

A sua estratégia de investimentos deve servir como um guia das atitudes a serem tomadas em sua carteira. Sendo assim, em momentos de queda da bolsa, seja fiel a sua estratégia e não tome decisões precipitadas por medo. Lembrando que o ideal é investir com foco no longo prazo e não basear suas decisões nas cotações das ações, já que elas são definidas pelas expectativas de curto prazo dos investidores.

5- Você não perde dinheiro na queda

Quando a bolsa passa por uma desvalorização, a sensação que temos é que estamos perdendo dinheiro. Entretanto, na prática, você só perde dinheiro se vender os ativos. Caso contrário, você continua sendo um sócio da empresa que pode lucrar com a valorização futura dos ativos.

Dicas para sair ileso de uma queda da bolsa

Quando falamos sobre queda da bolsa, estamos, na verdade, nos referindo a diminuição do Ibovespa. Isso significa que mesmo que o índice esteja em queda, pode ser que a sua carteira de investimentos não esteja passando por uma desvalorização.

Super

Afinal de contas, você não possui as mesmas ações e a mesma quantidade do índice Ibovespa. Portanto, você pode tomar algumas atitudes para sair ileso de uma queda da bolsa:

1- Empresas com bons fundamentos: Se a empresa tiver bons fundamentos, mesmo com a possível desvalorização, você não terá motivos para realizar a venda dos papéis. Vale a pena analisar também como a empresa se comportou durante crises passadas.

2- Longo prazo: Investir com foco no longo prazo é sempre o mais recomendado. Ao focar no longo prazo, as oscilações constantes que ocorrem no curto prazo deixam de ter tanta importância.

3- Não tente prever o futuro: O futuro é incerto e tentar prevê-lo pode fazer com que você tenha prejuízos. Por isso, ao invés de prever o futuro, seja fiel a sua estratégia de investimentos.

4- Diversificação: A diversificação é uma maneira de diluir os riscos ao mesmo tempo em que potencializa os ganhos da sua carteira. No entanto, não basta apenas investir em empresas diferentes, é preciso aplicar em setores diferentes. Para aprender como diversificar corretamente, veja o vídeo de Raul Sena:

Agora que você sabe o que fazer quando a bolsa cai, aproveite para saber detalhes sobre a IPO do Nubank – Valor de mercado e vantagens competitivas da empresa

Fontes: Btg pactual digital, Investidor lucrativo e Uol

Imagens: Aventuras na historia, Capital research, The cap, Super e Suno