Como investir para ter 1000 reais de renda passiva mensal?

10 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 13 seg


Receber 1000 reais de renda passiva mensal é o sonho de muitos investidores. Saiba que é perfeitamente possível conseguir receber esse valor, e até mais do que isso, dependendo do ativo escolhido e da quantia investida.

Uma das principais opções para conseguir renda passiva mensal é aplicar em ações de empresas pagadoras de dividendos. No entanto, também é possível conseguir renda passiva por meio de investimento em renda fixa.

Apesar de falarmos sobre como conseguir 1000 reais de renda passiva, é importante lembrar que esse texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

Como investir para ter renda passiva de 1000 reais?

Para viver de renda, a ideia é investir em ativos que proporcionem rendimento periódicos. Desse modo, você pode usar esses rendimentos como espécies de “salários” para manter o seu padrão de vida. Confira algumas opções de ativos:

1- Renda fixa

Renda fixa é uma categoria de investimentos na qual o investidor sabe como funcionará a rentabilidade do ativo, desde o momento da aplicação. Por isso, os ativos de renda fixa costumam ter uma carta previsibilidade.

Além disso, esses ativos contam com alguns tipos de garantias, o que torna a aplicação menos arriscada. No geral, os ativos de renda fixa funcionam como um empréstimo do dinheiro do investidor, para o emissor do título. Em troca do empréstimo, o investidor recebe uma taxa de juros.

Como o risco desses ativos é menor, a rentabilidade costuma ser mais baixa. Ainda assim, vale muito a pena e rende muito mais do que deixar o dinheiro na poupança.

Alguns ativos de renda fixa são boas opções para obter renda passiva como, por exemplo, o Tesouro IPCA+ com juros semestrais e o Tesouro Prefixado com juros semestrais. Esses dois são boas alternativas pois semestralmente eles pagam os juros que a aplicação rendeu no período.

2- Renda variável

A renda variável é uma categoria de investimentos em que não é possível saber como o ativo irá se comportar. Muitos dos ativos de renda variável são bem voláteis, ou seja, passam por altas e baixas de preços constantes. Essa volatilidade e a falta de previsibilidade faz com que esses ativos sejam mais arriscados.

Além disso, diferente da renda fixa, os ativos de renda variável não contam com garantias. Sendo assim, você pode perder todo o dinheiro que investir. É por isso que esse tipo de investimento exige um cuidado maior e uma boa análise antes de escolher os ativos.

Por ser mais arriscado, os ativos de renda variável proporcionam maiores chances de altos rendimentos. Isso ocorre por causa da relação entre risco e retorno no mundo dos investimentos, onde quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno oferecido.

Uma ótima opção para obter renda passiva, são as ações. Em resumo, as ações são frações de uma empresa negociada na bolsa de valores. Ao comprar uma ação, você se torna sócio da empresa e tem alguns direitos como, por exemplo, o recebimento de parte dos lucro (os chamados dividendos).

É justamente por causa dos dividendos que as ações são uma boa alternativa para viver de renda, pois você pode usar os dividendos para a sua subsistência. Para isso, você pode montar uma carteira de dividendos, que é uma carteira de ações de empresas pagadoras de dividendos.

3- Fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são fundos focados em investir em imóveis ou em títulos relacionados ao setor imobiliário. Os FIIs são uma ótima alternativa para viver de renda, pois eles costumam distribuir proventos de forma mensal.

Dessa forma, você tem uma espécie de salário que cai todos os meses na sua conta na corretora. O ideal é que você não use todo o dinheiro do proventos, ao invés disso, reinvista uma parte, assim pode usufruir da mágica dos juros compostos no longo prazo.

Enfim, ao escolher um FIIs, não deixe de analisar as informações sobre o fundo, tais como:

  • Liquidez das cotas negociadas na Bolsa;
  • Qualidade dos imóveis e localização;
  • Custos com taxa de administração e gestão;
  • Experiência do time de gestão;
  • Tamanho do fundo em patrimônio e área bruta locável;
  • Número de cotistas.

O que é renda passiva?

Renda passiva é uma renda periódica gerada sem a necessidade de trabalhar ativamente por ela. Em outras palavras, a renda passiva não é resultante de um emprego específico. Sendo assim, mesmo que uma pessoa não faça nada, ela ainda tem aquela fonte de renda garantida.

Um bom exemplo de renda passiva, são algumas opções de investimentos. Tudo o que o investidor precisa fazer é aplicar seu dinheiro e ele terá direito de receber os rendimentos da aplicação.

Como iniciar uma estratégia de renda passiva?

Como começar uma estratégia de renda passiva, é preciso investir para construir um patrimônio. Você pode tanto investir em ativos que gerem renda, quando nos que não geram renda. 

Ao investir em ativos que gerem renda, você deve reinvestir esse dinheiro. Ou seja, a ideia é primeiro construir um patrimônio para só depois viver da renda gerada por ele. Na fase de acumulação de patrimônio, é essencial reinvestir os proventos, pois esse reinvestimento vai te ajudar a construir um patrimônio mais rápido.

Depois de atingir um patrimônio milionário, você pode começar a usar esses proventos para viver de renda. Ainda assim, o ideal é usar uma parte e investir a outra.

A outra opção é investir em ativos que não gerem renda, mas que ajudam crescer o patrimônio mais rápido. Neste caso, quando o patrimônio for grande e você estiver perto da fase de viver de renda, você pode passar a investir em ativos geradores de renda.

Enfim, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda mais sobre como viver de renda:

Fonte: Investidor Sardinha, Nubank e Suno