Por que você NÃO deve criar uma carteira de investimento para o seu filho

11 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


É normal que as mães e pais queiram o melhor para os seus filhos. Mas criar uma carteira de investimento para o seu filho, não é uma boa ideia. No texto de hoje eu vou te explicar o porquê.

Sofrimento é necessário

Se você é mãe ou pai, provavelmente, você não quer deixar seu filho passar por dificuldades. Ao mesmo tempo, você sabe que as dificuldades fazem parte do amadurecimento do seu filho.

Se você parar para pensar, certamente você vai lembrar de vários momentos que você passou por dificuldades.

Concorda comigo que esses momentos foram importantes no seu aprendizado e amadurecimento? Portanto, o aprendizado e amadurecimento, vem de momentos difíceis e doloridos.

Apesar de sabermos disso, ainda queremos evitar a dor. Isso pelo motivo óbvio de que a dor é desconfortável, é sofrida.

Se você evita a dor para si mesmo, é claro que também vai querer evitar isso para o seu filho. É aqui que surge a ideia de fazer investimentos para o seu filho.

Entretanto, para que o seu filho cresça e amadureça, ele precisa passar por momentos de sofrimento. Como mãe ou pai você, certamente, vai sofrer pela dor que o seu filho está passando.

Mas é preciso lembrar que cada ser humano tem uma vida. Isso significa que se você passou por momentos difíceis que te ensinaram muito, não tem como o seu filho amadurecer sem que ele também passe por momentos sofridos.

Por exemplo, se você tiver tido uma infância difícil, é natural que você não queira que o seu filho também tenha uma infância sofrida.

Neste caso, na tentativa de proteger o seu filho, você pode acabar criando o seu filho dentro de uma bolha.

Apesar das suas boas intenções, isso faz com que o seu filho não tenha experiências que irão contribuir para o seu amadurecimento. Ou seja, ao tentar ajudar o seu filho, você pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Criar uma carteira de investimento para o seu filho, é uma boa ideia?

Vamos supor que para proteger o seu filho contra a pobreza, você crie uma carteira para ele desde a infância. A sua intenção é que quando ele for maior de 18 anos, você transfira a carteira para ele.

Vamos imaginar também, que você tem uma condição financeira razoável e monte uma carteira com cerca de R$ 500 mil reais ou mais. Isso com a intenção de que seu filho nunca precise trabalhar.

À primeira vista, parece que você está fazendo um bem para o seu filho. No entanto, você pode estar matando a vida que ele poderia ter tido.

Por exemplo, se ele sabe que nunca vai precisar trabalhar, ele pode não ter sonhos e planos para o futuro. Ou seja, o seu filho pode não ter nenhum objetivo de vida, já que ele recebeu tudo de mão beijada.

Além disso, é preciso considerar que o seu filho pode seguir caminhos que você não acha certo. Mesmo que você crie bem o seu filho, o fato é que ele pode fazer escolhas erradas.

Nessa situação, se você for a pessoa com o dinheiro, você pode dar uma controlada, dar uma chamada no seu filho. Porém, se ele tiver o próprio dinheiro, é provável que ele não te dê muita bola.

Percebe o quanto isso pode ser prejudicial ao seu filho? Como o seu filho irá se comportar sabendo que tem o futuro garantido? Será que ele vai querer se esforçar para algo, já que ele tem a vida garantida?

O que fazer?

Uma solução é investir no seu nome, ao invés de montar uma carteira para o seu filho. Em outras palavras, foca na construção do seu próprio patrimônio.

Quando você falecer, você terá uma boa herança para deixar para o seu filho. Outra opção é ajudar o seu filho em coisas específicas.

Neste caso, você não vai simplesmente entregar um montante na mão dele. Você vai ajudar apenas no que ele precisa. Por exemplo, você pode pagar a faculdade do seu filho.

Educação financeira x investimentos para o seu filho

Além de construir o seu próprio patrimônio e das ajudas que você dará ao seu filho, é essencial que você dê educação financeira para ele.

Mais importante do que pensar em dar dinheiro para o seu filho, é ensinar o seu filho como lidar com este dinheiro.

Nada adianta você dar dinheiro para o seu filho, seja por meio de uma carteira ou como herança, se ele não souber como gerir esse dinheiro.

Isso envolve saber dar valor ao dinheiro, ver o empreendedorismo com bons olhos e entender sobre o mundo dos investimentos.

Por fim, você pode ainda criar uma subconta de investimentos para o seu filho. Na Fisher você pode ter mais de uma conta. Nessa subconta, você vai investindo para o seu filho.

Um dia, você poderá usar esse dinheiro para ajudá-lo em algo ou fazer a transferência para ele. Mas tenha a certeza de fazer isso quando ele já tiver maturidade e souber lidar com dinheiro.

Além disso, não conte para o seu filho que você investe pensando nele. Para entender mais sobre isso, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, entendeu o porque não é uma boa ideia criar uma carteira de investimento para o seu filho? Leia também: Os conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa

Fonte: Roteiro de Raul Sena.