Os conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa

9 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 41 seg


No texto de hoje eu vou te contar um pouco sobre a história de vida, carreira e investimentos de Louise Barsi. Além disso, vou te contar quais são os conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa.

Quem é Louise Barsi?

Louise Barsi é economista, analista CNPI e uma das fundadoras da Ações Garantem o Futuro (AGF), uma empresa de educação digital.

Além disso, ela é a filha mais nova de Luiz Barsi, um dos maiores investidores pessoa física da bolsa brasileira.

É claro que Luiz Barsi teve uma forte influência sobre Louise, já que foi ele quem a ensinou a poupar, investir e entender a importância do dinheiro desde a infância.

Portanto, além de filha de um grande investidor, a própria Louise Barsi é uma grande investidora.

De fato, ela começou a investir na bolsa com apenas 14 anos de idade. Inclusive, ela ajuda o seu pai na gestão do patrimônio familiar.

Sendo que a Louise faz parte do conselho de administração da Eternit (ETER3) e dos conselhos fiscais da Klabin (KLBN3), AES Tietê (TIET3) e do Santander (SANB3).

Em relação à AGF, Louise tem como sócios Felipe Ruiz e Fabio Baroni. A empresa lançou há pouco tempo o curso O Jeito Barsi de Investir.

Em resumo, a intenção com o curso é ensinar a estratégia de investimentos de Luiz Barsi, considerado como um Warren Buffett brasileiro.

Sendo que a metodologia Barsi é conhecida como Carteira Previdenciária. Dessa forma, o foco está em investimentos de longo prazo e a geração de renda passiva por meio dos dividendos.

Vida e carreira

Louise Barsi é a filha caçula de Luiz Barsi. Os seus 4 irmãos mais velhos são do primeiro casamento de Luiz Barsi. Sendo que eles não trabalham no mercado financeiro.

Desde a infância, Louise acompanhava o seu pai nas reuniões da APIMECs. Dessa forma, desde pequena ela já se encantou pelo mundo dos investimentos.

É claro que o seu pai teve um papel importante nisso. Por exemplo, ao invés de receber uma mesada, ela ganhou suas primeiras ações do pai. Em síntese, Barsi explicou para a filha que as ações iriam pagar dividendos.

Logo, os dividendos é que iriam ser o ganho dela. Posteriormente, na adolescência, Louise decidiu que iria trabalhar no mercado financeiro.

Desse modo, ela cursou primeiro economia, em 2012, e depois cursou contabilidade. Ela se formou na Fecap e fez pós-graduação em mercado de capitais.

O primeiro emprego de Louise foi como estagiária na Ordem dos Economistas do Brasil, em 2013. Já em 2015, ela passou a ser estagiária na corretora Elite Investimentos, local onde o seu pai opera há 25 anos.

Atualmente, Louise é analista de investimentos, é analista CPNI e assina a carteira recomendada da corretora.

Além disso, em seu Instagram ela compartilha dicas de investimentos com os seguidores. Por fim, Louise também está sendo preparada por seu pai na sucessão da administração dos investimentos. 

Investimentos de Louise Barsi

Louise segue o método Barsi de investir. Sendo assim, ela escolhe ações com boas perspectivas de crescimento no longo prazo e que paguem dividendos.

Segundo O Jeito Barsi de Investir, as ações são selecionadas de acordo com as seguintes características:

  • Companhia consolidada no seu segmento;
  • Produtos ou serviços que sejam essenciais;
  • Resultados sólidos;
  • Forte distribuição de dividendos.

Vale destacar que as empresas com produtos ou serviços considerados importantes, ou essenciais para a sociedade, fazem parte dos setores perenes.

Em resumo, neste setor estão empresas que, normalmente, conseguem se recuperar mais rápido das crises já que são essenciais para a sociedade. Alguns exemplos de setores perenes são:

  • Bancos;
  • Seguradoras;
  • Telecomunicações;
  • Companhias de energia elétrica;
  • Saneamento básico.

Enfim, alguns exemplos de ações que a Louise investe são: Unipar, Itaúsa e Taesa. Lembrando que isso não é uma recomendação de investimentos.

O Jeito Barsi de Investir

Barsi é um dos maiores investidores pessoa física da B3. A sua fama não é à toa. Ele já foi engraxate e se tornou bilionário ao investir durante anos na bolsa de valores.

Ou seja, ele é um exemplo de pessoa que conquistou a independência financeira do zero. Para isso, ele criou uma metodologia que qualquer investidor pode aplicar: investir em ações boas pagadoras de dividendos.

Sendo assim, O Jeito Barsi de Investir tem como foco a construção de um patrimônio sólido, com foco no longo prazo, por meio de uma carteira de ações de dividendos.

Com o intuito de espalhar a filosofia de investimentos do pai, Louise fundou a sua empresa Ações Garantem o Futuro e lançou o curso O Jeito Barsi de Investir.

Conselhos

Louise é uma grande adepta do Jeito Barsi de Investir. Sendo assim, ela foca no longo prazo e no pagamento de dividendos.

Além de seguir à risca o que o método do pai prega, ela também opta por aplicar em empresas cujos valores combinem com os dela.

Ela acredita tanto no método do pai, que criou o curso O Jeito Barsi de Investir para compartilhar isso com as pessoas. Outro aspecto importante defendido por Louise é a constância nos investimentos.

Para você ter uma ideia, todos os meses ela separa o dinheiro das despesas do mês e de lazer e todo o restante ela investe em ações.

Sendo que ela tem ainda uma reserva de emergência e um valor aplicado em renda fixa como caixa para oportunidades. 

Para Louise, nunca é tarde demais para começar a investir. De acordo com Louise, dentre as mulheres que a procuram com a intenção de serem investidoras há dois perfis.

O primeiro são as mulheres mais jovens, recém-formadas ou no início da carreira. O segundo perfil são mulheres com 40 anos ou mais, que têm filhos e desejam investir com foco no futuro da família.

Segundo Louise, “Nunca é tarde para começar. A mulher pode e deve ocupar todos os espaços, inclusive no mercado financeiro. Não existe liberdade sem liberdade financeira”.

Além disso, ela explica que o mercado financeiro é muito democrático: “Quem está comprando ou vendendo visa só lucro. Não quer saber se é homem, mulher, a idade, nada disso.”

E aí, gostou de ler o perfil de Louise Barsi? Então aproveite para conferir também o perfil de Luiz Barsi, quem é? Método de investimento e dicas para enriquecer

Bibliografia:

Mamona, Karla. Os conselhos de Louise Barsi para quem quer investir na bolsa. Exame. Acesso em: 04 de março de 2022.