Como ficar rico rápido: o “modo econômico” para acumular patrimônio

3 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


Ficar rico rápido envolve ganhar mais dinheiro, gastar menos e investir por mais tempo. Isso porque são basicamente esses os fatores que movimentam a sua curva de patrimônio.

Em resumo, rico é aquela pessoa que pode parar de trabalhar quando quiser e continuar mantendo o seu padrão de vida. Ou seja, uma pessoa que mantém um status de riqueza por meio de dívidas e afins, não é rica.

Portanto, uma pessoa rica é aquela que pode viver de renda. Neste caso, os seus ativos produzem tanta renda passiva que ela pode simplesmente largar o emprego e viver de renda, mantendo o padrão de vida. Lembrando que este é um texto opinativo e não uma indicação.

Como ficar rico rápido?

Raul Sena, o Investidor Sardinha, passou a poupar quando tinha em torno dos 16 anos, quando começou a trabalhar. Nesse momento, temos a aplicação do chamado “modo econômico“.

Como o próprio nome sugere, esse é o modo onde a prioridade é a economia. Podemos fazer um paralelo com o modo econômico dos carros, computadores e celulares.

Dessa forma, o objetivo do Raul era acumular uma certa quantidade de patrimônio. Depois disso, o efeito bola de neve começa a agir e o patrimônio cresce mais rápido.

Os primeiros 10 mil, 100 mil reais é a parte mais difícil ao acumular patrimônio. Depois disso, o efeito bola de neve entra em ação e o patrimônio passa a crescer muito mais rápido.

Como ficar rico rápido: o "modo econômico" para acumular patrimônio

Modo econômico para acumular patrimônio

Durante muitos anos o Raul usou o modo econômico, o que envolvia algumas limitações na sua vida financeira, tais como:

  • Sem propriedade privada: Tudo que é próprio custa mais dinheiro.
  • O mínimo de custo fixo: Ele diminuiu o máximo possível os custos fixos.
  • Sem dívidas: Raul evitava desenvolver qualquer tipo de dívida.
  • Sem filhos: Raul optou por não ter filhos no modo econômico.
  • Evitar casar: Ele decidiu evitar casar, se possível.
  • Sem conversar fiado: Por fim, a ideia é não falar sobre a vida pessoal com outras pessoas.

Vale destacar que o modo econômico não é a mesma coisa da estratégia de vida onde não se gasta nada. Na verdade, o Raul gastava normalmente. No entanto, a prioridade era acumular patrimônio.

Na época o Raul tinha como objetivo investir 25% da sua renda. Além disso, se ele conseguia ganhar um dinheiro extra, ele investia ainda mais.

Além dos 25% destinados aos investimentos, Raul reservava ainda 5% para usar como ele quisesse. De maneira geral, ele ia guardando os 5% de vários meses e gastava tudo de uma vez para se sentir rico por um dia.

Como ficar rico rápido: o "modo econômico" para acumular patrimônio

Saindo do modo econômico

Raul ficou no modo econômico durante anos. Ele considera que saiu do modo econômico aos 21 anos, quando ele se casou. Inclusive, ele chegou a tirar um pouco do dinheiro dos seus investimentos para se casar.

Sendo assim, ao entrar no modo normal, Raul decidiu comprar um carro. Nessa época ele já era empresário e tinha um patrimônio bacana. Desse modo, o carro foi comprado à vista, após ele acumular o dinheiro do seu trabalho por uns meses.

Muitas restrições são aplicadas no modo econômico, contudo, essa nova etapa é mais livre. Além disso, como o Raul já tinha acumulado uma quantia legal, ele pôde relaxar um pouco mais.

Apesar do modo normal ser mais livre, ainda existem limitações. Sendo assim, o Raul optou por continuar sem casa própria, custos fixos abaixo do padrão de vida e sem filhos.

Em outras palavras, a vida passou a ser mais confortável, mas ainda assim, ele mantinha um padrão de vida abaixo da sua renda e continuava a acumular patrimônio.

Depois do modo normal Raul passou a gastar um pouco mais. No entanto, ele ainda vivia no padrão abaixo do que ele poderia com seu patrimônio.

O modo esporte é o último entre os modos. Em carros, este é o modo mais potente, onde é consumido mais combustível. Nesse modo não existem restrições.

Em outras palavras, no modo esporte a ideia é aproveitar a vida ao máximo. Desse modo, acumular patrimônio não é mais a prioridade.

É nessa etapa que você pode começar a ter passivos como casa, carro e afins. Além disso, você pode também ter filhos, caso você queira. Entretanto, mesmo sendo um modo mais livre, o recomendado é continuar evitando as dívidas.

Em que momento você está?

Você sabe em qual momento da vida você está? A maioria das pessoas vive no modo esporte sempre. Caso você esteja no modo esporte, eu te convido a analisar a sua vida financeira e verificar em qual modo você deveria estar.

Depois de encontrar o modo que você deveria estar, você pode começar a mudar a sua vida financeira. Sem seguir os modos adequados, você dificilmente vai ficar rico.

Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender mais sobre como esses modos de vida funcionam:

Enfim, agora que você sabe como ficar rico rápido e a necessidade de gastar menos e investir mais, aprenda como Economizar dinheiro – Dicas para poupar e onde investir seu dinheiro

Fonte: Roteiro de Raul Sena