O que é shitcoin? Como funciona e como identificar


Shitcoin ou moeda de merda, é um termo pejorativo usado para se referir às moedas que não propõem soluções, vantagens ou inovações. Ou seja, são basicamente as criptomoedas inúteis.

Essas moedas digitais normalmente são uma cópia de outros projetos e podem ser identificadas ao se analisar um pouco mais a fundo as suas funções e objetivos.

É muito importante que o investidor tome cuidado ao investir em criptoativos e busque evitar as shitcoins. Isso porque muitas dessas moedas foram criadas apenas para enganar os investidores e para que os desenvolvedores pudessem ganhar dinheiro fácil. 

O que é shitcoin?

Shitcoin pode ser traduzido de maneira literal como moeda de merda. Esse termo pejorativo é usado para se referir às criptomoedas que não oferecem nenhuma solução ou propósito discernível.

Geralmente são moedas que fracassaram em atrair o interesse dos investidores, pois não foram criadas por um bom motivo ou ainda porque o seu preço é definido por especulação e não pelo valor da moeda.

O que é shitcoin

Web play rage

Em síntese, as moedas de merda são aquelas que não oferecem soluções, não foram criadas com um bom propósito, o preço é baseado na especulação e para todos os efeitos, são tidas como aplicações ruins. Sendo que essas moedas digitais podem se valorizar rapidamente e em seguida passarem por quedas bruscas, já que os especuladores querem garantir os ganhos no curto prazo.

Como funciona?

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser lançada no mundo, em 2009. Após o seu lançamento, diversas outras moedas foram criadas. As moedas que oferecem soluções para problemas do Bitcoin ou inovações, são conhecidas como altcoins.

Essas moedas normalmente possuem um limite de tokens que serão disponibilizados. Por exemplo, a Ethereum tem o limite de 18 milhões de Ethers por ano. Essa definição de limite de criptomoedas é essencial, pois garante a escassez da moeda e a manutenção do seu valor.

Em contrapartida, se forem criados tokens infinitamente, o valor da moeda pode se diluir. Enfim, o preço de uma altcoin ou do Bitcoin, é determinado por lei da oferta e demanda que, por sua vez, está relacionado com as soluções e inovações propostas pelas moedas.

O que é shitcoin

Remessa online

Por outro lado, uma shitcoin não propõe nada de novo. Nesse sentido, as pessoas dizem que essas moedas têm valor apenas porque elas existem. Logo, o seu preço é determinado por especulações. Quando lançadas, elas podem até atrair algum interesse, mas seu preço tende a permanecer relativamente estável.

No entanto, uma shitcoin pode aumentar de preço exponencialmente no curto prazo, quando os especuladores passam a comprá-las. Em seguida, ocorre uma grande queda, já que os especuladores passam a vender suas moedas para garantir os lucros. Enfim, essas moedas são caracterizadas por:

  • Não propor soluções ou inovações;
  • Projetos muito parecidos ou copiados de outras criptos;
  • Desenvolvedores anônimos;
  • Não possuem objetivos e metas claras;
  • São criptomoedas inúteis.

Quais são as shitcoins?

Não existe um consenso sobre quais criptomoedas são shitcoins. Inclusive, muitas pessoas consideram que todas as criptomoedas lançadas depois do Bitcoin são shitcoins. Porém, este não é o ponto de vista da maioria das pessoas.

Isso porque, existem projetos que foram lançados depois do Bitcoin que realmente propõem soluções inovadoras como, por exemplo, a Ethereum que introduziu a possibilidade de criar smart contracts. Em contrapartida, existem muitas outras criptomoedas que são consideradas como shitcoin, como o BitTorrent e o Dent.

Um bom exemplo de shitcoin a Dogecoin, uma criptomoeda criada como uma piada relacionada com o meme de um cachorro que estava bombando na época. A Dogecoin caiu nas graças da comunidade e hoje em dia é bastante negociada. Porém, ela foi criada como uma piada, não propõe soluções e seu código não é atualizado.

Exame

Outra moeda considerada por muitos como shitcoin é o Bitcoin Cash, que foi criado através de uma fork motivada por uma briga relacionada com o tamanho do bloco do Bitcoin. A proposta da cripto era aumentar o bloco para que coubesse mais transações e o problema de escalabilidade do Bitcoin fosse resolvido.

O grande problema com essa moeda é que ele sempre tentou se firmar como o verdadeiro Bitcoin. Muitas pessoas consideram também a Ripple como shitcoin, já que dos 100 bilhões de tokens criados, 20 bilhões foram para os desenvolvedores e 80% para a corporação.

Como identificar uma shitcoin?

Muitas shitcoins já foram identificadas e acabaram morrendo, mas muitas outras ainda estão sendo negociadas. Para evitar comprar essas criptomoedas por engano, confira os seguintes sinais de alerta:

1- Moedas pré-mineradas: Analise a documentação disponível sobre a moeda e verifique se os desenvolvedores estão propondo soluções ou se a moeda é pré-minerada e foi criada apenas como uma maneira deles ganharem dinheiro fácil.

2- Desenvolvedores anônimos: Por vezes os desenvolvedores permanecem no anonimato para que as pessoas não descubram quantas moedas eles já lançaram. Isso porque, eles podem estar criando moedas ruins apenas com a intenção de ganhar dinheiro fácil.

3- Tokens para os desenvolvedores: Outra dica para identificar se uma moeda é uma shitcoin criada apenas para os desenvolvedores ganharem dinheiro, é conferir se existe uma grande alocação de tokens para os desenvolvedores. 

4- Não oferecem soluções: As altcoins são caracterizadas por oferecerem soluções para os problemas do Bitcoin ou então por trazerem inovações para o mercado dos criptoativos. Entretanto, as shitcoins normalmente não oferecem nenhuma solução, vantagem ou diferencial.

O que é shitcoin

Infomoney

5- Falta atualizações no código: Se a criptomoeda possui poucas atualizações no seu código, pode ser um sinal de que o projeto foi abandonado. Ou seja, os desenvolvedores criaram o projeto, lucraram às custas dos investidores e depois abandonaram a criptomoeda.

Outros sinais de alerta de shitcoin

Além dos sinais acima, vale considerar também os seguintes sinais de alerta:

1- White paper: Verifique se o white paper é original ou uma cópia de outro projeto já existente. Geralmente, quando uma criptomoeda é lançada algumas características e particularidades são conferidas ao projeto para que ele tenha confiabilidade e segurança.

Contudo, se o white paper da moeda for praticamente uma cópia de outra criptomoeda ou estiver escrito de uma maneira tão técnica que dificulta o entendimento, certamente trata-se de uma shitcoin.

2- Site do projeto: Se o site do projeto não possui originalidade ou usa domínios livres, este é um forte indicativo de que não se trata de um projeto sério e que pode ser uma shitcoin.

3- Benefícios em excesso: Se a criptomoeda oferece muitos benefícios, mas não especifica nenhum deles e não tem objetivos bem estabelecidos, significa que provavelmente o projeto não é confiável.

4- Especulação: Se a moeda não tem valor, pois não conta com propósito ou futuro, então o seu preço é determinado por especulação.

5- Bifurcação: Por fim, fique atento também com as bifurcações de criptomoedas. Isso porque, por vezes, as pessoas bifurcam uma moeda digital e não oferecem inovações. Neste caso, a moeda resultante da bifurcação é uma shitcoin.

Empreender dinheiro

Como escolher criptomoedas?

Para escolher uma criptomoeda, primeiramente analise qual a utilidade ou benefício que ela propõe. Considere também se essa criptomoeda possui valor e não apenas preço. O fato da moeda ter valor serve para indicar se existe a possibilidade dela trazer lucros futuros.

Analise também se a moeda conta com o endosso legítimo e real de empresas qualificadas e reconhecidas. Além disso, verifique qual o nível de desenvolvimento do projeto e, é claro, não deixe de conferir se a criptomoeda possui os sinais de alerta listados anteriormente.

Gostou de aprender o que é shitcoin? Então aproveite para aprender também o que é Cap rate: o que é e como calcular a taxa de capitalização de um imóvel

Fontes: Seu hedge, Bit2me e Livecoins

Imagens: Olhar digital, Remessa online, Infomoney, Web play rage, Empreender dinheiro e Exame

Conte-nos a sua opinião...