Vale a pena investir na Rússia?

3 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 4 seg


Há uns dias, eu fiz um texto aqui no Investidor Sardinha, onde eu explicava sobre a guerra na Ucrânia. Para ler, basta clicar AQUI. Hoje eu vou te explicar se vale a pena investir na Rússia no momento atual.

Vale a pena investir na Rússia?

Muitas pessoas estão se questionando sobre se vale a pena investir na Rússia. Talvez você esteja se perguntando o porque essas pessoas querem investir em um país que está em conflito com outro.

Em resumo, como o país está em conflito, os seus ativos estão desvalorizados. Neste sentido, este seria um bom momento para comprar ativos por preços baixos que depois podem subir quando o país se estabilizar.

À primeira vista este raciocínio pode fazer sentido. Contudo, a situação não é tão simples assim, é preciso levar outros aspectos em consideração. Por exemplo, é preciso considerar que:

  • O país está sendo ameaçado de sanções;
  • A Rússia está no meio de um conflito armado;
  • A bolsa de valores russa está fechada.

Portanto, antes de pensar em investir na Rússia é preciso que você compreenda que o país está passando por um momento muito específico.

Dessa forma, mesmo que você acredite que exista uma chance de você ganhar dinheiro investindo na Rússia, você teria dificuldades até para investir no país.

Sendo que a Rússia em atividade normal já não é um grande país para investir, pois conta com um mercado pequeno.

Logo, na situação atual é quase inviável aplicar na Rússia. Isso significa que não vale muito a pena investir no país.

Como investir na Rússia?

Apesar da situação atual, ainda é possível investir na Rússia, mas não diretamente. Em um momento normal, você poderia sim investir diretamente na Rússia.

No entanto, no momento atual, não é possível fazer isso. Mesmo se você conseguisse, seria uma ideia muito ruim, pois você poderia ter problemas para repatriar esse dinheiro depois.

Hoje existe uma forma de você investir e eu vou te explicar como ela funciona. Porém, essa forma pode deixar de existir por causa da situação atual da Rússia.

Em outras palavras, se você optar por investir na Rússia por este meio, você pode acabar perdendo o acesso ao seu dinheiro.

Opção 1

A primeira forma de investir na Rússia é por meio de um ETF norte-americano que investe em algumas empresas na Rússia. O nome deste ETF é: Ishares MSCI Russia ETF (ERUS).

O ERUS tem uma cobertura representativa do espaço de ações russo, isto é, ele é bem abrangente. Por outro lado, ele tem uma alta concentração, já que investe em poucas empresas.

Ou seja, é um ETF que investe na Rússia e tem um portfólio pouco diversificado. Sendo que grande parte da concentração normalmente reside em empresas de energia. O seu rebalanceamento é feito trimestralmente.

Além disso, o ERUS rastreia um índice MSCI, que exclui empresas russas incorporadas e/ou listadas no exterior. As maiores participações do ERUS e suas respectivas porcentagens na carteira são:

Public Joint-Stock Company Gazprom – 19.49%

Oil Company LUKOIL PJSC – 14.01%

Sberbank Russia PJSC – 11.90%

MMC Norilsk Nickel PJSC – 5.08%

NOVATEK JSC Sponsored GDR RegS – 4.80%

TATNEFT PJSC – 4.16%

TCS Group Holding Plc Sponsored GDR Class A RegS – 3.72%

Rosneft Oil Co. – 3.46%

Yandex NV Class A – 3.40%

Magnit PJSC Sponsored GDR RegS – 2.74%

Enfim, o ETF conta com poucas empresas o que faz com que exista uma baixa diversificação e os riscos sejam mais altos. Além disso, a maioria das empresas possuem participação do estado.

Opção 2

Além da possibilidade de investir na Rússia por meio do ETF ERUS, você pode ainda investir através do ETF brasileiro BERU39.

Ou seja, com o ERUS você precisa investir por meio de uma corretora norte-americana. Já com o BERU39 você pode investir através da B3.

Em síntese, o BERU39 – Ishares Msci Russia é um BDR de ETF que segue o índice Msci Russia 25/50.

Enfim, essas são as duas formas pelas quais você pode investir na Rússia no momento. Mas vale lembrar que este é um tipo de investimento bem arriscado. Afinal de contas, a Rússia está em conflito com outro país.

Sendo que nós não sabemos quando este conflito irá chegar ao fim e nem quais serão as consequências dele.

Para entender melhor o porque aplicar na Rússia não é uma boa ideia, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de entender sobre o investimento na Rússia? Então aproveite para conferir 8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Fonte: Roteiro de Raul Sena.