Por que a carne está cara no Brasil?

27 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 43 seg


Qual foi a última vez que você foi ao açougue e pensou “nossa, como a carne está barata”? Aposto que faz muito tempo ou que nunca aconteceu. Mas o fato é que ultimamente, a carne está mais cara do que o normal.

Nesse sentido, surge a pergunta: por que a carne está cara? No texto de hoje iremos responder essa pergunta e ainda te explicar o por que não é certo chamar o aumento dos preços de Inflação da Carne.

Além disso, vale a pena descobrir o que é inflação. Afinal de contas, não é apenas a carne que está mais cara a cada dia que vamos ao supermercado, não é mesmo?

Por que a carne está cara?

Se você gosta de comer carne, já deve ter percebido o quanto a carne está cara no Brasil. Mas você sabe o por que a carne está cara?

Acontece que desde 2019, o preço dos insumos para o produtor pecuário tem aumentado de forma consistente. Até então, tudo bem.

Isso porque, os preços estavam aumentando para os produtores, mas estava sendo feito o repasse para o consumidor final. No entanto, os preços ainda não estavam a níveis alarmantes.

Em resumo, a partir do final de 2019, o preço do boi gordo, que é a matéria-prima da carne, subiu de preço como resposta à alta dos custos de produção.

Por que a carne está cara no Brasil?

Entretanto, em 2020 começou a pandemia. No cenário de pandemia, os insumos aumentaram ainda mais de preço, por conta da alta do dólar, já que eles são dolarizados.

Além disso, o mundo todo começou a querer comprar carne do Brasil, pois a carne no Brasil estava barata já que o real desvalorizou.

Com a alta nas exportações e o real desvalorizado, ficou difícil para os frigoríficos brasileiros competirem com os de fora. O resultado disso foi que o preço da carne aumentou muito.

Por fim, este cenário foi impactado ainda por fatores como a injeção de dinheiro na economia e a inflação.

Inflação da carne

Apesar de muita gente chamar essa alta do preço da carne como Inflação da Carne, este não é o termo correto. Isso porque, a inflação consiste no aumento generalizado dos preços de bens e produtos.

Ou seja, ela não se refere ao aumento do preço de um único produto. É claro que no momento, alguns outros produtos estão subindo de preço.

Mas vale lembrar que o preço da carne começou a subir ainda em 2019, como resposta ao aumento nos custos dos insumos para os produtores.

Além disso, a inflação é o resultado do excesso de dinheiro em circulação na economia, o que faz com que a demanda seja superior à oferta. Logo, a lei da oferta e demanda entre em ação e os preços sobem.

Por que a carne está cara no Brasil?

Aumento de preços

A injeção de dinheiro na economia durante a pandemia da Covid-19, juntamente com a redução da taxa Selic, colaborou para a atual inflação.

Em resumo, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Isso significa que ela impacta todas as demais taxas de juros. Sendo que ela também influencia na rentabilidade de alguns investimentos.

Ela é definida a cada 45 dias pelo Copom e tem papel fundamental no estímulo da economia e no controle da inflação.

Basicamente, quando o governo quer incentivar o consumo, ele diminui a taxa de juros. Foi isso o que aconteceu durante a pandemia, quando a taxa chegou a 2% ao ano.

Por outro lado, quando o governo deseja controlar a inflação, ele aumenta a taxa de juros. Com isso, o consumo é desestimulado e, consequentemente, por causa da lei da oferta e demanda, os preços param de subir.

Portanto, atualmente, a Selic está subindo justamente com o intuito de que os preços dos bens e serviços no geral parem de subir.

Para entender melhor o por que a carne está cara no Brasil, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender o por que a carne está cara? Então aproveite para descobrir Como proteger o patrimônio contra inflação – 7 maneiras de driblar a crise

Fonte: Roteiro de Raul Sena