Como a inflação americana impacta o Brasil e nossos investimentos?

15 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 10 seg


O mercado está sempre de olho no preço do dólar, na taxa de juros e na inflação americana. Mas você sabe por quê?

Entenda a inflação americana

Os Estados Unidos têm a maior economia do mundo. Isso significa que muitas atitudes que o país toma afetam várias outras nações, inclusive o Brasil.

É por isso que o mercado está sempre atento à taxa de juros, preço do dólar e inflação americana. Vale destacar que o responsável pela política monetária dos EUA é o Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA.

Para entender a inflação norte-americana, é preciso compreender o cenário econômico mundial. Acontece que, com a pandemia da Covid-19, países do mundo todo tiveram que tomar atitudes.

Uma das consequências da pandemia foi a interrupção das cadeias de fornecimento globais. Isso porque houve o fechamento de portos, empresas e afins, com o intuito de conter a pandemia.

Desse modo, os produtos básicos não conseguiram chegar ao seu destino. Isso resultou em uma grande carência de produtos. Nesse cenário, a velha lei da oferta de demanda entrou em ação.

Ou seja, com a manutenção da demanda e a redução da oferta, os preços subiram. Em um 1º momento, os países apenas absorveram esse efeito. Isso porque o foco estava em acabar com a pandemia.

Mas agora que a pandemia não está mais como antes, os países começaram a tomar atitudes para lidar com a inflação. Sendo que um dos principais instrumentos contra a inflação é a alta de juros.

Se você acompanha o mercado nacional, já sabe que o Brasil subiu bastante a taxa Selic, a nossa taxa básica de juros.

Mas o Brasil não é o único a fazer isso, os EUA também estão tomando atitudes. Como os EUA é a maior economia do mundo, as suas atitudes afetam os demais países, inclusive o Brasil.

Alta da taxa de juros nos EUA

Quando o FED adotou uma postura mais rígida diante da inflação norte-americana, as bolsas do mundo todo apresentaram queda e o dólar se valorizou.

Sendo que, ao adotar essa postura contra a inflação, os juros podem subir mais rápido. Mas essa alta dos juros já era esperada, já que ele funciona como uma ferramenta contra a inflação.

Independente da reação do mercado, o fato é que o dólar continua sendo a moeda mais importante do mundo. Afinal, ela é usada nas mais diversas transações internacionais.

Além disso, os chamados Treasuries, título do tesouro emitido nos EUA, possuem muita credibilidade .Isso significa que com o aumento na taxa de juros, esses títulos se tornam ainda mais atrativos.

O dinheiro para investir nesses títulos precisa sair de algum lugar, logo, boa parte sai de países emergentes, como o Brasil.

Além de sair dinheiro do Brasil de brasileiros e estrangeiros que investem aqui, pode ocorrer ainda de pessoas optarem por não investir aqui.

Em outras palavras, pessoas que não tinham investido ainda mas pensavam em investir e optam por aplicar nos EUA.

Impactos da inflação americana no Brasil

O aumento da taxa de juros nos EUA, para controlar a inflação americana, impacta os investimentos do Brasil e pode causar fuga de capital. Mas não é só o Brasil que é afetado, vários outros países também sentem os efeitos.

Até mesmo as bolsa de valores americanas são impactadas. No entanto, a atitude do FED de aumentar a taxa de juros já era esperada pelo mercado.

Afinal de contas, várias medidas de estímulos foram tomadas durante a pandemia. Inclusive, esse movimento de alta da taxa de juros e queda das bolsas é natural em todos os países.

Isso porque, com a alta da taxa de juros, títulos com baixo risco passam a oferecer um retorno tão bom ou quase tão bom quanto a bolsa. 

Portanto, ao comparar apenas essa rentabilidade de curto prazo, muitos investidores optam por sair da bolsa e aplicar em ativos menos arriscados com bom rendimento.

Talvez você esteja se perguntando se o dólar vai subir ou cair nos próximos meses. As moedas, de modo geral, passam por constantes oscilações.

Sendo assim, o dólar pode subir ou descer por diversos motivos, como por exemplo, ele pode variar depois que uma notícia aparece no mercado. 

Expectativas para o futuro

Não sabemos exatamente o que vai acontecer no futuro em relação a inflação americana e as consequências do aumento da taxa de juros, mas existem expectativas.

Como o Brasil começou a subir a taxa de juros antes dos EUA e hoje ela está bem alta, a expectativa é que não ocorra uma fuga de capital do Brasil tão expressiva.

É claro que isso pode ocorrer, mas a expectativa é que não seja uma fuga de capital tão grande assim, pois os nossos juros estão altos.

Além disso, a expectativa é que novos investidores venham para o Brasil por causa da guerra na Ucrânia. Afinal, quem tinha dinheiro alocado na Rússia ou na Ucrânia, está tirando dinheiro desses países.

Logo, o Brasil pode ser uma boa opção já que nossa taxa de juros está alta e o Brasil não tem histórico de calote.

Por fim, existe ainda a expectativa de que o Brasil não sofra tanto os efeitos do aumento da taxa de juros nos EUA. Isso porque, as empresas de commodities estão puxando a bolsa brasileira para cima.

Enfim, no texto acima eu te expliquei sobre os impactos da inflação americana no Brasil e as expectativas para o futuro, tendo como fontes os sites Isto é dinheiro, Fdr e Eu quero investir.

Aproveite para conferir também se com a queda do dólar está na hora de investir nos EUA e descubra também se o dólar vai acabar.