Ação vazia: descubra o que é esse tipo de ação

30 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 39 seg


Uma ação vazia é a ação cujos direitos já foram exercidos até o final do pregão. Sendo que esses direitos são: dividendos, bonificação e subscrição.

Em resumo, os dividendos são parte dos lucros da empresa, distribuída entre os acionistas. Por outro lado, a bonificação é quando novas ações são distribuídas para quem já é investidor da empresa.

Por fim, a subscrição é o direto de preferência que as empresas de capital aberto dão aos seus sócios na compra de novas ações.

Portanto, dizer que uma ação se tornou vazia, significa que já houve a execução de todos os seus direitos. Sendo assim, os acionistas já tiveram toda a lucratividade possível com a ação.

Como funciona uma ação vazia?

Ação vazia é quando todos os direitos de uma ação já foram exercidos por seus investidores.

Desse modo, quando ocorre a execução de direitos como dividendos, subscrição e bonificação, essas ações se tornam vazias.

1- Dividendos

Os dividendos são uma porcentagem dos lucros das empresas, distribuídos aos acionistas. Sendo que essa distribuição é proporcional à porcentagem de ação que cada pessoa possui.

Além disso, a distribuição leva em conta o tipo de ação que o investidor tem. Isso porque, a distribuição varia de acordo com a ação ordinária ou preferencial.

Em síntese, a ação ordinária dá direito ao voto nas assembleias da empresa. Já a ação preferencial dá prioridade no recebimento de dividendos.

Sendo assim, com a ação ordinária você pode fazer parte das decisões sobre o futuro da empresa, mas não tem prioridade no recebimento de dividendos.

Em contrapartida, com a ação preferencial você tem prioridade no recebimento de proventos, mas não pode participar das tomadas de decisão da empresa.

Para saber se a empresa distribui muitos dividendos, existem alguns indicadores.

Por exemplo, você pode usar o Dividend Yield (DY), que é o índice de rendimento dos dividendos dentro de um período em relação ao valor das ações.

Você pode usar também o Dividend Payout, que é outro índice de pagamentos de dividendos.

2- Bonificações de ações

A bonificação de ações é quando novas ações são distribuídas para as pessoas que já são acionistas da empresa.

Sendo que essa distribuição ocorre de forma proporcional à quantidade de ações que a pessoa já tem.

Além da bonificação feita com ações, pode ocorrer ainda a bonificação com dinheiro vivo. Neste caso, a empresa faz a distribuição de reservas que ainda não foram incorporadas na empresa.

Enfim, as informações sobre bonificação com ações ou dinheiro ficam disponíveis na plataforma digital da Bolsa de Valores.

3- Subscrições

Por fim, temos o direito de subscrição. Em resumo, o direito de subscrição é o direito de preferência na compra de novas ações da empresa.

Ou seja, quando a empresa emite novas ações, os investidores que já são acionistas da empresa têm o direito de comprar ações antes que elas sejam disponibilizadas no mercado.

Com isso, quem já investia na empresa consegue manter a sua porcentagem de participação no negócio. Vale destacar que a subscrição é um direito.

Isso significa que o investidor não tem a obrigação de comprar novas ações. Portanto, este é um direito que ele pode ou não exercer.

LEIA MAIS

Ações units, o que são? Como funcionam, tipos de ações e como investir

Ofertas de ações – Como funcionam, tipos e como investir em IPOs

Códigos de ações – O que são, como são formados e principais tipos

O que são split e inplit de ações?

Jargões da bolsa de valores – Lista completa de jargões, siglas e termos

Ações PN e ON, entenda as diferenças e a rentabilidade

O que são growth stocks: como encontrar ações que podem crescer?

Mercado primário e secundário: quais as diferenças entre eles

Fontes: Mais retorno, Akeloo e Econoinvest.