AMZN: a única ação que os maiores investidores da Bolsa têm em comum

5 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 14 seg


Dentre os maiores investidores do mundo, é difícil encontrar semelhanças em suas carteiras, afinal de contas, cada um deles possui estratégias e focos diferentes. Apesar disso, todos eles investem em AMZN, ou seja, na Amazon.

Sendo que, neste texto estamos considerando como os maiores investidores do mundo Warren Buffett, George Soros e Seth Klarman, já que eles apresentam rendimento e desempenho acima da média de maneira consistente.

Apesar de falarmos sobre a única ação que os maiores investidores da bolsa possuem em comum, este texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação de investimentos.

Uma breve história da AMZN

A Amazon foi fundada em 1994, por Jeff Bezos e abriu o capital em 1997. Na época em que a Amazon foi criada, a internet ainda não tinha se popularizado, mas Bezos acreditava que grandes avanços ainda iriam acontecer na rede e ele iria participar disso.

Portanto, ele fundou uma loja com uma proposta completamente diferente dos modelos de negócio da época: uma empresa de vendas e distribuição de livros online. Em 1998 a empresa passou a vender músicas e vídeos. Neste mesmo ano, a Amazon comprou lojas de e-commerce da Alemanha e Reino Unido.

Posteriormente, em 2002, ela lançou os serviços AWS, onde oferece dados sobre a popularidade de sites e padrões de tráfego Web. Em 2006 a Amazon criou a Elastic Compute Cloud, que faz o aluguel de capacidade de processamento e armazenamento.

AMZN: a única ação que os maiores investidores da Bolsa têm em comum

Tecnoblog

Em 2012, ela comprou a Kiva Systems com o intuito de automatizar os negócios de gerenciamento de estoque. Já em 2017, ela comprou a cadeia de supermercados Whole Foods Market. Hoje em dia, a Amazon vende diversos tipos de produtos, como por exemplo, eletrônicos, acessórios e vestuário.

Além disso, ela oferece alguns tipos de serviços como o Amazon Prime, Alexa e Amazon Web Services. De acordo com a Amazon, seu foco está em atender as necessidades dos seus clientes. Sendo assim, ela sempre pregou pela inovação e velocidade, o que resultou em uma cultura organizacional focada no cliente.

Sendo que atualmente ela é uma das companhias mais bem avaliadas do mundo. A empresa chegou ao Brasil em 2012, mas vendia apenas livros eletrônicos. Em 2014, ela passou a vender livros físicos. Por fim, em 2018 ela realmente expandiu os negócios no Brasil e passou a comercializar inúmeros tipos de produtos.

Grandes investidores que possuem AMZN

Agora que você conhece um pouco sobre a AMZN, vamos falar sobre os maiores investidores do mundo e suas estratégias:

1- Warren Buffett

Warren Buffett começou cedo no mercado financeiro, com apenas 11 anos de idade, quando adquiriu três ações da Cities Services, conhecida hoje em dia como Citgo. Porém, antes disso, quando tinha somente 7 anos de idade, ele já lia a biblioteca de investimentos do seu pai.

Quando passou a atuar no mercado financeiro, Buffett utilizava uma estratégia conhecida como Guimbas de Charuto. Em resumo, a estratégia consistia em encontrar empresas com dificuldades financeiras, mas que ainda estivessem aptas para um último trago.

Foi dessa maneira que ele começou a comprar ações da Berkshire, em 1893. Inicialmente a intenção era apenas comprar algumas ações, mas ele mudou de ideia e comprou ativos até assumir totalmente o controle da companhia. Ele demitiu a antiga diretoria e transformou o pequeno negócio na grande empresa atual.

Baseado nos ensinamentos de Benjamin Graham e Philip Fisher, Warren Buffett se tornou um dos maiores investidores do mundo. A sua estratégia é conhecida como buy and hold e ele possui dois grandes segredos ao investir: tempo e juros compostos.

Atualmente a estratégia de investimentos de Buffett consiste em fazer uma análise profunda e criteriosa das empresas, na busca por ativos desvalorizados em relação ao seu valor intrínseco. Com essa estratégia ele já conseguiu superar o índice Dow Jones e apresentou um retorno de 24,5% ao ano.

2- George Soros

O investidor George Soros nasceu em meio à Segunda Guerra Mundial, na Hungria. Dessa forma, ele passou seus primeiros anos de vida se escondendo do regime nazista. Em 1947, ele se mudou para Inglaterra, onde se formou e se especializou em filosofia. O início de sua carreira foi voltado para o setor bancário e na década de 50, Soros se mudou para os Estados Unidos.

Em 1970, o megainvestidor lançou o fundo Soros Fund Management, que mais tarde viria a se chamar Quantum Group Funds. O negócio ganhou destaque pela política agressiva, sendo que os altos investimentos e grandes retornos financeiros em curto prazo eram uma filosofia do grupo. 

AMZN: a única ação que os maiores investidores da Bolsa têm em comum

A fortuna de George Soros é estimada em 8,6 bilhões de dólares, segundo o ranking da Forbes 2021. Desse modo, atualmente ele é considerado como a 288ª pessoa mais rica do mundo. Ele caiu mais de 150 posições em relação ao ranking da Forbes de 2017.

Isso ocorreu pois ele colocou 18 bilhões de dólares, isso é, 80% de sua fortuna, na organização Open Society, a organização social que ele fundou em 1993. Em síntese, a Open Society é uma instituição voltada à promoção social e desenvolvimento de países do terceiro mundo.

3- Seth Klarman

O investidor Seth Klarman é conhecido por ser responsável por um dos fundos mais relevantes do mundo, o Baupost Group. Alguns denominam Seth como o “Oráculo de Boston” como uma referência a Warren Buffett, que é conhecido como Oráculo de Omaha.

A estratégia de Klarman é parecida com a estratégia que Buffett utilizava quando começou a investir. Dessa forma, no fundo de Klarman, ele procura por empresas desvalorizadas e desconhecidas que possuem grande potencial de retorno.

Ele também escreveu um livro extremamente difundido no mercado chamado “Margin of Safety” que traz grandes insights sobre o mercado de capitais.

AMZN: a única ação que os maiores investidores da Bolsa têm em comum

The cap

O que esses investidores têm em comum?

Warren Buffett, George Soros e Seth Klarman, são considerados como uns dos maiores investidores do mundo. Eles possuem estratégias de investimentos bem diferentes, mas todos investem em AMZN. Por exemplo, Warren Buffett é focado mais em investir no setor tradicional.

Sendo assim, Buffett investe em coisas mais palpáveis como o setor financeiro e de alimentação. Ele até possui alguns investimentos que não são de setores tradicionais, como, por exemplo, na Apple. Entretanto, de maneira geral ele prefere investir em ativos mais palpáveis.

Em contrapartida, o George Soros é focado no cenário macroeconômico. Além disso, ele é um grande investidor do setor de tecnologia. Por fim, o Seth Klarman procura por empresas desconhecidas que possuem grande potencial de crescimento e valorização.

Portanto, apesar de os três serem grandes investidores, eles possuem maneiras diferentes de se posicionarem no mercado. Logo, fica difícil encontrar semelhanças entre eles. Contudo, todos eles possuem algo em comum: eles investem na AMZN.

Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender mais sobre essa semelhança na carteira dos três maiores investidores do mundo:

Enfim, agora que você sabe que a AMZN é a única ação que os maiores investidores do mundo têm em comum, não deixe de aprender como Viver de fundos imobiliários, é possível? como calcular

Fontes: Investidor Sardinha, Canaltech e Infomoney

Imagens: Dinheiro vivo, Ny times, The cap, Partners e Tecnoblog