Como minerar criptomoedas: suas principais dúvidas respondidas!

19 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 48 seg


Você já deve ter ouvido alguém falar que é possível minerar Bitcoins. Mas você sabe como minerar criptomoedas?

Neste texto vamos te contar o que você precisa para minerar Bitcoin. Sendo que você pode fazer isso na sua casa.

Além disso, vamos te dizer se vale a pena. Afinal de contas, existem alguns custos que você deve ficar atento. Sendo assim, será que os ganhos são mais altos do que os custos?

O que é minerar criptomoedas?

Antes de te ensinar como minerar criptos, você precisa saber o que é mineração. Em resumo, a mineração consiste em um computador resolver um problema matemático.

Quando a solução é encontrada, uma recompensa é gerada. Ou seja, se você deseja minerar Bitcoins, você deve usar seu computador para resolver problemas matemáticos.

Quando o problema for resolvido, você irá ganhar frações de Bitcoins. Essa lógica funciona não apenas para o Bitcoin, mas para várias moedas.

Neste texto iremos nos referir aos Bitcoins, pois eles são as criptos mais famosas. No entanto, você também pode minerar outras criptos.

Como minerar criptomoedas: suas principais dúvidas respondidas!

Como minerar criptomoedas?

Minerar criptomoedas parece fácil, certo? Afinal, basta o seu computador resolver um problema matemático. Porém, é preciso levar em conta que além de você, outras pessoas também vão estar tentando resolver o problema.

É uma corrida, quem resolver primeiro ganha as frações de Bitcoin. É por isso que para minerar, é essencial que seu dispositivo tenha muito poder de processamento.

Além disso, é preciso levar em conta os custos. Em primeiro lugar existe o custo do uso do computador. Como você vai usar o computador, ele vai se desgastando.

Existe ainda o custo de energia. Se você for minerar o dia todo, o gasto com energia pode ser tão alto, que não compensa. Enfim, para minerar você precisa de:

1- Equipamento

Se você quer ganhar dinheiro com mineração, é essencial ter os equipamentos corretos. Quando o Bitcoin foi criado, um computador normal equipado com placas de vídeo conseguia minerar.

Como minerar criptomoedas: suas principais dúvidas respondidas!

No entanto, hoje em dia, se você usar um computador normal, você irá receber muito pouco. Sendo assim, você precisa de um hardware especial que pode custar bem caro.

Um exemplo de equipamento muito usado é o ASIC. Esse tipo de dispositivo consome menos energia e consegue minerar bem mais do que um computador normal.

Além da opção de minerar com hardware próprio, existe ainda a possibilidade de mineração na nuvem.

Neste caso, você não precisa se preocupar em adquirir equipamentos caros para minerar. Para fazer a mineração na nuvem, você precisa contratar um provedor de mineração na nuvem.

2- Carteira

Se você investe em criptos, você já sabe a importância de manter suas moedas em segurança. No caso dos mineradores, uma carteira é essencial para o recebimento das frações de Bitcoins.

Existem diferentes tipos de carteiras. A escolha da carteira ideal irá depender das suas necessidades. De maneira geral, as carteiras de criptos são de dois tipos:

Online: Também conhecidas como carteira quente, elas precisam de conexão com a internet. A vantagem desse tipo de carteira é que as transações podem ser feitas de forma rápida.

É por isso que elas são mais usadas por pessoas que fazem muitas transações. A desvantagem é que elas são vulneráveis a ataques de cibercriminosos. 

Offline: Ao contrário das carteiras onlines, as offlines não precisam se conectar com a internet. Como elas não ficam conectadas o tempo todo, elas são mais seguras do que as carteiras online.

Como minerar criptomoedas: suas principais dúvidas respondidas!

3- Pool

Mesmo que você compre equipamentos adequados para minerar, talvez você não ganhe muito.

Isso porque, minerando sozinho as chances de você bater de frente com as grandes fazendas de mineração são pequenas. Uma alternativa é se unir aos Pools de Mineração.

Neles, os mineradores oferecem seu poder de processamento extra para outros grupos. Logo, quando uma certa quantidade de Bitcoins é minerada, o ganho é dividido entre os membros do pool.

4- Programas

Depois de obter o equipamento adequado e entrar em um pool, você deve instalar um software de mineração em seu computador.

Este tipo de programa é essencial, pois ele faz uma ponte. Ou seja, é ele quem vai te conectar à rede blockchain. Existem muitas opções de programas, sendo que alguns são gratuitos.

Alguns exemplos de programas são:

CGMiner: Este é um dos programas mais antigos de mineração. Ele é compatível com a maioria dos hardwares e funciona por meio de uma única linha de comando.

Além disso, ele conta com recursos como: controle de refrigeração, capacidades de uso remoto e monitoramento de desempenho.

BFGMiner: Este software é compatível com hardwares ASIC e conta com opções completas de monitoramento. Ele é conhecido pelo foco na eficiência e por possibilitar ajustes finos em todas as etapas do processo de mineração.

Awesome Miner: Este programa é uma boa alternativa para as pessoas que contam com mais de um dispositivo para minerar.

Sendo que ele é compatível com Windows e Linux. Enfim, o programa tem uma interface que pode ser acessada por celular, tablets e outros.

EasyMiner: Por fim, o EasyMiner é um programa opensource que possui uma interface intuitiva.

Ele tem suporte para várias modalidades de mineração e permite a customização para que você possa minerar sozinho ou em um pool. 

5- Mineração

Depois de seguir os passos anteriores, você já pode começar a minerar. Para isso, basta ligar sua máquina e acessar o software de mineração.

Depois disso, preencha os dados sobre a sua carteira e o pool de mineração. Por fim, selecione o seu dispositivo e deixe a operação em andamento.

Dúvidas de como minerar criptomoedas

Agora que você sabe como minerar criptomoedas, talvez você tenha algumas dúvidas. Confira algumas dúvidas que podem ser as suas:

1- É possível minerar pelo celular?

Sim, mas pode ser meio difícil. Isso porque, você precisa ter aplicativos específicos. Por exemplo, se você tiver um iPhone, você precisa estar cadastrado como um desenvolvedor Apple para que o processo funcione.

Além disso, é preciso tomar cuidado na escolha do aplicativo. Muitos apps são cheios de adwares e são complicados de usar. Enfim, o retorno obtido talvez não compense os custos e dificuldades.

2- Quanto tempo demora para minerar um Bitcoin?

Ao resolver os problemas você ganha apenas frações de Bitcoin. Para minerar um Bitcoin inteiro, você pode demorar anos.

Como minerar criptomoedas: suas principais dúvidas respondidas!

3- Qualquer um pode minerar?

Sim. Contudo, nem todo mundo tem dinheiro para investir no equipamento adequado.

4- Minerar vale a pena?

Depende. É preciso levar em conta os custos com equipamentos, programas e energia. Portanto, para algumas pessoas compensa, para outras não.

5- Quanto ganha um minerador?

O minerador também recebe uma taxa de transação. Essa taxa é obtida em troca do serviço de validação das transações.

Sendo que ela varia de bloco para bloco. Um detalhe importante é que a recompensa do Bitcoin é reduzida pela metade de 4 em 4 anos.

6- Como saber se estão usando meu PC para minerar?

É possível que alguém esteja usando o seu computador para minerar em segredo.

Existem algumas formas de verificar se estão usando seu computador. Uma delas é abrir o gerenciador de tarefas do seu computador e verificar o gráfico de uso do processador (CPU).

Se você perceber algo fora do normal, pode ser que estejam usando os recursos do seu computador em segredo.

Para resolver esse problema, abra o gerenciador de tarefas, identifique o processo que está consumindo os recursos e faça o seu encerramento.

7- Minerar é crime?

Não. A China, por exemplo, proibiu as criptos e a mineração. Porém, no Brasil, minerar criptos não é crime.

Enfim, gostou de aprender como minerar criptomoedas? Então aproveite para conhecer um pouco sobre algumas criptos: Ethereum; XRP; Litecoin; Stellar; Dogecoin; Peercoin; e por fim, Primecoin: o que é, como funciona e como comprar