Peercoin: o que é, como funciona e como comprar

29 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 40 seg


O Peercoin, também conhecido como PPCoin, é uma criptomoeda descentralizada. Dessa maneira, assim como outras moedas digitais disponíveis no mercado, o Peercoin é usado nas transações entre pessoas, sem a necessidade da intermediação de instituições financeiras. 

Porém, essa moeda possui um forte diferencial em comparação com outras criptomoedas. Isso porque, ela é uma moeda com eficiência energética otimizada. Logo, ela exige um consumo de energia muito menor do que o Bitcoin, por exemplo. 

Isso é possível, pois para realizar a mineração das moedas, os usuários precisam somente de um computador comum com software específico para a criptomoeda. Sendo que, qualquer usuário pode participar do processo de mineração e ganhar moedas.

O que é Peercoin?

Criado no final de 2012, o Peercoin também conhecido como PPCoin ou PPC, é uma moeda digital totalmente descentralizada.

Desse modo, o seu funcionamento ocorre de pessoa para pessoa, sem a necessidade de uma instituição financeira para intermediar as transações, como ocorre com o dinheiro tradicional. Inclusive, o nome da moeda deriva justamente da palavra peer que significa pessoa em inglês. 

Peercoin: o que é, como funciona e como comprar

Coinwire

Como funciona?

O Peercoin funciona através do sistema proof-of-stake e do proof-of-work. Ou seja, trata-se de uma moeda híbrida que utiliza tanto o sistema de prova de participação, quanto a prova de trabalho. Além disso, através do sistema de prova de apostas, é possível gerar novas moedas através das participações dos usuários.

Dessa forma, se uma pessoa possuir 1% das moedas ela irá gerar 1% de todos os blocos de moedas de prova de participação. O Peercoin foi bastante inspirado no Bitcoin, sendo assim, ele possui a característica de compartilhar boa parte do seu código-fonte com o Bitcoin. 

Peercoin: o que é, como funciona e como comprar

Explica

Uma diferença marcante entre o Peercoin e as demais criptomoedas, é o processo de mineração. Diferente de moedas digitais como o Bitcoin e o Ethereum, qualquer usuário pode realizar a verificação das transações com o Peercoin e ganhar moedas como recompensa. Para fazer a mineração, o usuário precisa apenas de um computador comum com um software específico da moeda.

Dessa maneira, o Peercoin é considerado como uma criptomoeda com eficiência energética, já que não depende do alto consumo de energia igual outras moedas, como, por exemplo, o Bitcoin. Portanto, com o diferencial da eficiência energética, o Peercoin se torna uma solução contra a grande necessidade de potencial computacional do Bitcoin.

Apesar de qualquer um poder participar da mineração, o Peercoin foi desenvolvido para ter uma inflação teoricamente controlada, que deve chegar a 1% ao ano. Esse controle deriva do fato de que a quantidade de criptomoedas é limitada, tecnicamente, em 2 bilhões de moedas. 

Peercoin e Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira moeda digital a ser lançada no mercado. Depois de seu lançamento, diversas outras moedas foram criadas, baseadas em seu funcionamento, inclusive o Peercoin.

Peercoin: o que é, como funciona e como comprar

Interesting engineering

Desse modo, assim como o Bitcoin, o Peercoin também utiliza a tecnologia blockchain para disponibilizar um livro público ao mercado, o que garante a segurança da moeda. Sendo que, as transações são anônimas e descentralizadas.

Apesar de ser a principal criptomoeda do mercado, o Bitcoin possui a desvantagem de exigir um grande gasto energético. Nesse sentido, o Peercoin foi criado como uma alternativa que exige um gasto menor de energia, o que além de tornar a mineração mais barata, também torna o processo acessível para todos os usuários. 

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens do Peercoin, é a realização rápida de transações internacionais. Além disso, ele possui taxas de transações muito mais baratas do que os bancos tradicionais.

Outra vantagem é que ela é considerada como uma moeda digital segura, já que funciona com o sistema de blockchain e possui criptografia, garantindo a segurança e privacidade. Por outro lado, como desvantagem temos o fato de que ela é uma moeda relativamente nova.

Cripto tendência

Ou seja, ela ainda não é tão consolidada como o Bitcoin, por exemplo. Outra desvantagem é que não é possível comprar o Peercoin diretamente, é necessário utilizar alguma outra criptomoeda. Por fim, temos a desvantagem de que não é possível usar o Peercoin na compra de bens e serviços no geral.

Como comprar Peercoin?

O primeiro passo para comprar Peercoin, é saber que esse tipo de aplicação não é recomendada para todos os perfis de investidores, já que as aplicações em moedas digitais são consideradas como aplicações arriscadas.

Se você decidir comprar Peercoin, lembre-se de diversificar sua carteira, pois investir em apenas um tipo de criptoativo é mais arriscado. Enfim, se você deseja comprar Peercoin, é preciso primeiro comprar Bitcoins ou Ethereums, já que não é possível comprar diretamente Peercoins.

Cripto notícias

Sendo assim, você pode recorrer a uma exchange, uma corretora especializada na intermediação das negociações de criptoativos, e comprar Bitcoins ou Ethereums para posteriormente, fazer a troca por Peercoins. Outra maneira de obter Peercoin, é através da mineração.

Depois de adquirir suas moedas, você pode usar uma das opções de carteiras para armazenar os Peercoins de maneira segura. Aprenda tudo sobre o funcionamento de uma Carteira virtual, o que? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens

Fontes: Guia do bitcoin, Space, Btcsoul e Renovainvest

Imagens: Art station, Coinwire, Explica, Cripto tendência, Cripto notícias e Interesting engineering