Complexo de inferioridade: o que é e como afeta suas finanças?

12 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 40 seg


O complexo de inferioridade é um sentimento extremo de desvalorização próprio. Ou seja, a pessoa com complexo de inferioridade tem uma opinião negativa (e irreal) sobre si mesma.

Algumas características do complexo de inferioridade são: falta de autoestima, comparação constante, esquiva e ausência de amor próprio.

Existem vários fatores que podem construir para um complexo de inferioridade como, por exemplo, bullying, discriminações sociais e comentários negativos dos pais durante a infância.

Como a pessoa não se sente merecedora de coisas boas, ela pode acabar entrando em um processo de autodestruição pessoal, o que pode envolver a sabotagem do amor, da família e das finanças.

Características do complexo de inferioridade

Será que você tem complexo de inferioridade? Confira abaixo as características de quem tem esse complexo:

1- Falta de autoestima

Primeiramente, a falta de autoestima está relacionada com a incapacidade de reconhecer as suas próprias qualidades. Desse modo, a pessoa passa a acreditar que não tem nada de bom.

Além disso, ela ignora possíveis elogios e reconhecimentos que possa ter recebido. Isso torna a pessoa infeliz, já que ela vê apenas defeitos em si própria.

2- Comparação constante

Em resumo, a pessoa com complexo de inferioridade se compara o tempo todo com as outras pessoas que ela considera terem mais sucesso.

O problema é que, ao invés de ver essas pessoas como inspirações, ela idealiza o comportamento dessas pessoas e se repreende por não ser igual.

3- Ausência de amor próprio

A pessoa não consegue amar a si própria. Além disso, ela não se acha digna de ser amada, sendo assim, não consegue receber o amor das outras pessoas.

4- Alta sensibilidade

Como se sente inferior, a pessoa é sensível aos comentários alheios. Ou seja, ela recebe mal os comentários e se sente pior ainda consigo mesma. Portanto, mesmo quando se trata de brincadeiras, ela leva para o lado pessoal.

5- Esquiva é um sinal de complexo de inferioridade

Geralmente, as pessoas com complexo de inferioridade se esquivam de interações sociais. Desse modo, a pessoa pode entrar em um isolamento social, isto é, se afastar das pessoas e se isolar sozinha.

6- Busca constante por reconhecimento

A pessoa está sempre em busca de reconhecimento externo. Ou seja, ela faz de tudo para agradar as outras pessoas. Sendo assim, ela coloca a própria segurança e saúde mental em risco.

Isso porque ela anula os seus gostos e sonhos na tentativa de agradar as outras pessoas. Em outras palavras, ela anula a si mesma para ter reconhecimento externo.

7- Comportamento defensivo

Outra característica do complexo de inferioridade, é adorar um comportamento defensivo. Dessa forma, esse comportamento pode ser adotado em várias situações como, por exemplo, para evitar lidar com críticas.

8- Falta de motivação é sinal de complexo de inferioridade

A pessoa se sente desmotivada, já que acredita ser incapaz de fazer as coisas que deseja. Além disso, pode acontecer da pessoa iniciar um novo projeto, mas desistir dele facilmente.

Na prática, o desânimo e a apatia são formas indiretas de se afastar da alegria e bem estar. Desse modo, sentir essas emoções seria ultrapassar os limites impostos pela inferioridade. Isso acaba virando um círculo vicioso.

9- Preocupação excessiva com a opinião dos outros

Se preocupar excessivamente é uma forma da pessoa se manter alerta para os possíveis ataques das outras pessoas.

Como a pessoa com complexo de inferioridade se considera inferior e inapto, qualquer opinião pode causar ansiedade.

10- Ansiedade

Por fim, o complexo de inferioridade é caracterizado ainda pela ansiedade por causa do estado de tensão constante que a pessoa está.

Isso porque a pessoa está sempre tensa por causa do medo de errar, medo de pessoas vergonha e até mesmo o medo de ter sucesso.

Como o complexo de inferioridade pode afetar sua vida e finanças?

Uma pessoa com complexo de inferioridade entra em um processo de autodestruição pessoal. Isso pode envolver a sabotagem do amor, da família e das finanças.

Por exemplo, a pessoa pode acreditar que não é merecedor que a vida tem a merecer. Ela acredita que merece receber castigos e ser infeliz. Dessa maneira, isso reflete em sua vida pessoal, profissional e financeira.

Por isso, se você se identificou com as características do complexo de inferioridade, não deixe de procurar ajuda especializada para lidar com essa situação.

Como lidar com o complexo de inferioridade?

Algumas coisas que podem te ajudar a lidar com o complexo de inferioridade são:

1- Entenda a motivação do complexo de inferioridade

Primeiramente, por que você tem complexo de inferioridade? Por que você se sente inferior? Como seria o cenário perfeito para você? O que te incomoda em você mesmo?

As respostas dessas perguntas podem te ajudar a entender a causa do seu complexo de inferioridade. Dessa maneira, você pode ressignificar as experiências que contribuíram para o desenvolvimento do complexo.

Enfim, algumas causas comuns para este complexo são:

  • Bullying

  • Comparação depreciativa

  • Comentários negativos dos pais durante a sua infância

  • Discriminações sociais

  • Saúde mental

2- Você é o bastante

Aceitar a si mesmo é essencial para lidar com o complexo de inferioridade. Portanto, tenha em mente que você é o suficiente. Cada pessoa tem uma característica pessoal e você deve aprender a aceitar as suas.

3- Enfrente os seus medos

Aceite o que você não gosta em si. Ao fazer isso, você conseguirá viver melhor consigo mesmo e a vida se tornará menos assustadora.

4- Você pode falhar

Por fim, esteja ciente de que ninguém é imune a falhas. Não é atoa que dizem que errar é humano. Por isso, não tente colocar as outras pessoas em um pedestal e achar que só você erra e que as outras pessoas são perfeitas.

LEIA MAIS

Viés do ator-observador: veja o que é e como funciona

Viés do ponto cego: o que é, como funciona e exemplos

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Heurística da representatividade: o que é e como te afeta?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Fontes: Vittude, Uol e Clinica.