Consultoria financeira pessoal: o que é, como funciona e para que serve?

19 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 36 seg


A consultoria financeira pessoal é um tipo de serviço que serve para ajudar os clientes a saírem das dívidas e construírem um patrimônio no longo prazo.

Sendo assim, esse serviço é indicado para as pessoas que estão endividadas e que querem controlar as suas finanças pessoais.

Isso porque, o profissional ajuda o cliente a planejar o pagamento das dívidas, a investir nos melhores ativos de acordo com o seu perfil de investidor e a atingir os seus objetivos financeiros.

Portanto, existem várias vantagens de contratar um consultor financeiro como, por exemplo, a adoção de hábitos que irão ajudar no crescimento do seu patrimônio a longo prazo.

Como funciona uma consultoria financeira pessoal?

A consultoria financeira funciona como uma forma de um profissional ajudar uma pessoa a melhorar a sua situação financeira. Esse profissional pode usar métodos de racionalização de gastos, por exemplo.

Sendo que o 1º passo para que a pessoa saia da situação de endividada e melhore suas finanças, é trabalhar o planejamento financeiro.

Nesse sentido, o consultor financeiro pessoal atua no levantamento de todas as receitas e despesas do cliente.

Depois disso, ele ordena as dívidas dos maiores aos menores juros, com o intuito de adequar as contas à receita individual da pessoa, ajudando o cliente a sair da inadimplência.

O tempo que dura esse tipo de consultoria varia de acordo com o volume de endividamento da pessoa e da compatibilidade das receitas e despesas.

Portanto, quanto pior estiverem as suas finanças pessoais, mais demorado é o processo da consultoria financeira.

Objetivos dos consultores financeiros pessoais?

Um dos principais objetivos dos consultores financeiros é ajudar os clientes para que sobre recursos no orçamento pessoal para poder começar a investir.

Para isso, o profissional foca no planejamento de contas para que as dívidas possam ser pagas e para que as despesas não sejam superiores às receitas.

Nesse processo, os clientes podem ser estimulados a mudarem alguns hábitos para que não voltem a se endividar de novo no futuro.

Como escolher?

A escolha de um consultor financeiro pessoal é muito importante. Afinal de contas, é este profissional quem irá te ajudar a sair das dívidas e ter um futuro financeiro melhor.

Portanto, na hora de escolher, não deixe de avaliar alguns fatores como: onde ele trabalha? É de confiança? Ele tem um bom histórico?

Além disso, é essencial conhecer a filosofia de investimentos do consultor para saber se é compatível com a sua filosofia.

Por exemplo, vamos supor que você é um investidor mais arrojado. Neste caso, um consultor com filosofia mais conservadora pode não ser a melhor opção.

Etapas da consultoria pessoal

As etapas envolvidas em uma consultoria pessoal variam de acordo com o profissional. Mas podem incluir etapas como:

1- Definição do perfil do investidor e objetivos

Primeiramente, é preciso levar em conta qual é o perfil de investidor do cliente. Além disso, é preciso levar em conta quais são os objetivos financeiros no curto, médio e longo prazo.

Isso porque o perfil e os objetivos servem como indicador do intuito do cliente ao buscar uma consultoria e apontar o caminho que deve ser seguido.

2- Selecionar os ativos

O segundo passo é selecionar os melhores ativos para o cliente. Sendo assim, o consultor leva em conta o perfil e os objetivos do cliente.

3- Monitorar a evolução

O consultor acompanha o investidor e, se for preciso, faz reajustes na carteira de acordo com fatores micro e macroeconômicos.

Vantagens

Uma das vantagens da consultoria, é que você conta com a ajuda de um profissional para sair das dívidas. Sendo assim, ele te ajuda a cuidar do seu patrimônio e ter mais inteligência financeira.

Além disso, você pode adotar hábitos que irão ajudar no crescimento do seu patrimônio a longo prazo. Por exemplo, você pode sair das dívidas e começar a investir.

Por fim, a consultoria é vantajosa pois te ajuda a entender o seu relacionamento com o dinheiro e como tomar melhores decisões na hora de gastar e de investir.

Consultor financeiro X coaching financeiro

Muitas pessoas acabam confundindo consultoria financeira e coaching financeiro por serem parecidos. No entanto, os dois são diferentes.

A grande diferença entre eles é que o consultor trabalha com foco na questão técnica. Por outro lado, o coaching tem um foco maior na questão comportamental.

Por exemplo, o consultor foca no planejamento financeiro e como sair das dívidas. Já o coaching busca fazer o cliente entender sobre como as finanças comportamentais influenciam nas decisões financeiras.

Enfim, os dois são importantes, já que a consultoria foca no aspecto técnico para tirar o cliente das dívidas ao passo em que o coaching atua na mudança dos comportamentos financeiros.

LEIA MAIS

Planejamento financeiro pessoal: 15 passos para criar o seu

Orçamento pessoal, o que é? Importância, vantagens e como fazer o seu

15 instagrans de influenciadores de finanças, para melhorar suas finanças

6 cuidados para as suas finanças pessoais

Organização financeira – 10 Passos para equilibrar as finanças pessoais

Regra 50-15-35: saiba o que é e como funciona para organizar suas finanças

Melhores podcasts de finanças do Brasil: lista completa

25 melhores cursos de investimentos para todos os níveis

Fontes: Mobills, Serasa e Suno.