Desdobramento de ações, o que é? Como funciona, prós e contras

26 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 22 seg


O desdobramento de ações é uma forma que as empresas possuem de aumentar suas ações no mercado, sem necessariamente emitir novas. O que as empresas fazem é apenas dividir as ações já existentes. 

As companhias que optam por essa estratégia visam aumentar a circulação das ações e a sua liquidez. Dessa maneira, novos investidores são atraídos pelos preços baixos dos ativos.

Quando um desdobramento de ações é feito, os investidores daquela empresa passam a deter mais ações da companhia, sem precisarem investir mais para isso. No entanto, o valor total não é alterado, já que os preços das ações são diluídos de maneira proporcional ao desdobramento. 

O que é desdobramento de ações

O desdobramento de ações, ou split como é mais conhecido, é o aumento do número de ações no mercado por parte das empresas. Por meio do desdobramento de ações, a companhia aumenta o número de ações, porém, continua com o mesmo percentual relativo ao capital aberto

Desdobramento de ações, o que é? Como funciona, prós e contras

Valor investe

Isso é possível porque, ao aumentar as ações, o valor delas cai proporcionalmente, o que consequentemente não impacta o valor total do seu investimento. Basicamente, a empresa divide os número de ações atual, o que faz com que o preço das ações sejam reduzidas. 

Como o desdobramento de ações funciona

O desdobramento de ações funciona como uma divisão de pizza. Originalmente, uma pizza vem com uma quantidade X de pedaços, porém, você pode dividir esses pedaços ao meio e assim possuir mais pedaços, sem alterar o tamanho original da pizza. 

Desdobramento de ações, o que é? Como funciona, prós e contras

Investificar

O responsável por aprovar um split é o Conselho de Administração da empresa. Depois da aprovação do Conselho, o mercado é informado como esse desdobramento será feito por meio do site da B3. Ainda no site da bolsa, o investidor consegue acessar o histórico de desdobramentos feito pelas empresas. 

Além dos site da B3, o investidor consegue acessar o desdobramento de ações das empresas por meio do site de Relações com Investidores de cada empresa. Sendo assim, os comunicados são intitulados como Fatos Relevantes.

Geralmente, o split segue a proporção de 1:2, 1:3 ou 1:10. Dessa forma, com o desdobramento de ações, o investidor passa a possuir um número maior de ações, de forma proporcional ao split determinado pela empresa.

Em outras palavras, se uma empresa adotar o desdobramento de 1:3, e antes o investidor possuía 20 ações, agora ele irá possuir 60 ações. 

Como fica para o investidor

Apesar de ter a quantidade de ações aumentada, o investidor não tem nenhum custo adicional. Por outro lado, o capital também não aumenta, já que o valor das ações são diluídas.

Dessa maneira, seguindo o exemplo anterior, as ações que foram divididas em 3 partes, também têm seu valor dividido em 3 partes.

Desdobramento de ações, o que é? Como funciona, prós e contras

Space money

Suponhamos que essas ações custavam R$ 15,00 cada. Ao serem desdobradas em 3, elas passam a valer R$ 5,00 cada.

É importante notar que, como não altera o valor do patrimônio do investidor, a declaração do imposto de renda permanece inalterado, mudando apenas o preenchimento da quantidade de ativos a serem declarados. 

Apesar de não alterar o patrimônio total aplicado pelos antigos investidores, os novos investidores serão afetados. Isso porque, se antes uma determinada empresa possuía ações muito caras, com o desdobramento, a tendência é que o preço seja diminuído. 

Por que as empresas fazem

O objetivo principal ao se realizar a divisão de ações, é reduzir os preços dos ativos. Com os preços muito elevados, a liquidez pode diminuir.

Logo, o split é usado tanto para reduzir os preços, quando para aumentar a liquidez dos ativos. A consequência disso é um número maior de novos investidores.

Desdobramento de ações, o que é? Como funciona, prós e contras

Guia do investidor

Além disso, o desdobramento de ações é visto por alguns investidores como um indicativo do sucesso da empresa. Isso porque, quando a empresa está apresentando resultados positivos, suas ações tendem a aumentar de preço, o que pode fazer com que a empresa realize um split. 

Como é visto como um indicativo de sucesso, a divisão de ações pode gerar valor para a empresa e, com isso, aumentar o interesse do mercado pelos seus ativos. 

Desdobramento, grupamento e bonificações

Os termos desdobramento, grupamento e bonificações, podem gerar confusão na cabeça do investidor. Portanto, esses são seus significados:

Desdobramento: Como dito anteriormente, o desdobramento é a divisão das ações em mais partes. 

Investidor independente

Grupamento: O grupamento é também conhecido como inplit. Ele é o oposto do desdobramento, já que o seu objetivo é reunir ações e as transformar em apenas uma. O intuito dessa estratégia é aumentar os preços das ações, já que reduz a quantidade de ativos em circulação. 

Bonificações: Por fim, as bonificações são valores pagos aos acionistas. Entretanto, essa distribuição ocorre por meio de ações e não dividendos

Prós e contras

Uma das principais vantagens do desdobramento de ações, é a liquidez das ações. Como o preço das ações diminuem, mais pessoas ficam interessadas em aplicar na empresa. Ou seja, o split atrai novos investidores. 

DCI

Contudo, quando um ativo é muito negociado, ele pode ter uma maior oscilação de cotação, se tornando volátil. Dentro do mercado financeiro a volatilidade pode ser vista como algo bom ou ruim.

Ao mesmo tempo em que aplicar em um ativo volátil é arriscado, ele também proporciona maiores chances de retorno financeiro. 

Uma desvantagem é a possível atração de investidores indesejados. Esses investidores são os especuladores, que buscam lucros altos em curto prazo. Por fim, existe ainda a desvantagem dos custos que a empresa tem ao dividir as ações. 

E aí, gostou de aprender sobre o desdobramento de ações? Então, aproveite para aprender como montar uma carteira de investimentos por meio da Alocação de ativos, o que é? Definição, classes de ativos e como fazer

Fontes: Warren, Suno e The cap

Imagens: Valor investe, Investificar, DCI, Super econômica, Guia do investidor, Space money e Investidor independente