DI futuro, o que é? Como funcionam os contratos, prós e contras

11 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


O DI futuro é um reflexo das expectativas do mercado em relação ao aumento ou diminuição das taxas de juros. Nesse sentido, um DI futuro baixo aponta uma redução da taxa de juros e um DI futuro alto representa a expectativa de alta dos juros. 

Conhecer sobre o DI futuro é importante para o investidor, pois as expectativas dos juros futuros podem impactar o mercado como um todo. Afinal de contas, a curto prazo o mercado é movido pela expectativa. 

Além disso, o DI futuro é usado nos contratos de DI futuro, negociados no mercado futuro. Sendo que, esses contratos podem ser usados em manobras de hedge, ou seja, de proteção de capital contra as mudanças das taxas de juros. 

O que é DI futuro?

O DI é a taxa de Depósitos Interfinanceiros, que é calculado tendo como base as operações realizadas entre os bancos. Sendo assim, o DI normalmente possui uma performance próxima da Selic e serve como referencial para o mercado financeiro. Logo, ele é usado como parâmetro de benchmark (meta de retorno) em diversos tipos de investimentos.

DI futuro, o que é? Como funcionam os contratos, prós e contras

Xerpa

De acordo com o Banco Central, nenhum banco deve encerrar o dia no vermelho. Desse modo, para que sempre fechem o dia com caixas positivos, as instituições financeiras realizam empréstimos entre si de curtíssimo prazo. Nesses empréstimos são cobradas taxas de juros e o DI é a média das taxas de juros praticadas nos depósitos interbancários. 

Por outro lado, o DI futuro se relaciona com o valor do dinheiro no tempo. Em outras palavras, o DI futuro reflete as expectativas do mercado em relação às taxas de juros de determinado período. 

Portanto, através do DI futuro é possível analisar a expectativa de alta ou baixa da taxa de juros. Por exemplo, um DI futuro alto geralmente representa um aumento na taxa Selic e vice-versa.

Como os contratos de DI futuro funcionam?

Os contratos de DI futuro, são acordos de compra ou venda atrelados à taxa DI. Eles são negociados no mercado futuro, um ambiente dentro da bolsa de valores, onde diversos tipos de contratos com data de vencimento futuro são negociados. 

Os contratos de DI futuro são negociados com lote padrão de 5 contratos e os códigos de negociação são formados pelo radical DI1, mais a letra indicativa do mês de vencimento do contrato e dois números no final que apontam o ano de vencimento do contrato. 

DI futuro, o que é? Como funcionam os contratos, prós e contras

Capital research

A liquidação dos contratos de DI futuro ocorrem automaticamente no dia do vencimento. O período base entre a data do investimento e de vencimento é de 252 dias e normalmente o vencimento ocorre no primeiro dia útil do mês previsto. No entanto, o investidor pode liquidar sua posição antes do vencimento. 

Os contratos de DI futuro podem ser utilizados com diversos objetivos. Por exemplo, ele pode ser uma opção de hedge da carteira. Logo, o intuito é gerar proteção contra o aumento da taxa de juros.

Outra opção é usar os contratos de DI futuro em operações especulativas, visando obter lucros com a variação de juros no curto prazo. Enfim, as estratégias adotadas variam de acordo com as taxas de juros:

1- Taxa pós-fixada contra taxa prefixada

Essa estratégia normalmente é usada quando existe uma expectativa de alta da taxa de juros. Em operações de hedge, essa alternativa pode ser usada por pessoas que possuem dívidas com taxa pós-fixada e que será impactada pela alta dos juros.

Sendo assim, usando o DI futuro o investidor pode transformar a taxa pós-fixada em prefixada, resultando em maior previsibilidade em relação aos juros que serão pagos na dívida. Contudo, para que essa manobra seja feita, é necessário que as datas da dívida e do contrato futuro sejam as mesmas.

Eu quero investir

2- Taxa prefixada contra pós-fixada

Essa estratégia é usada principalmente quando existe uma perspectiva de baixa na taxa de juros. Portanto, essa é uma manobra interessante para quem possui dívidas com taxa de juros prefixada, pois com a baixa dos juros, é possível aproveitar a diminuição dos juros a serem pagos na dívida.

O uso dessa estratégia é similar à taxa pós-fixadas contra taxa prefixada, porém no sentido inverso. Dessa forma, utiliza-se o contrato futuro para converter a taxa de juros prefixadas em taxa de juros pós-fixada. 

Prós e contras

Os contratos de DI futuro podem ser vantajosos para as pessoas que desejam fazer hedge e se beneficiarem das mudanças nas taxas de juros. Além disso, esse tipo de contrato possui bastante liquidez, o que é vantajoso para quem deseja negociar os contratos antes do vencimento. 

DI futuro, o que é? Como funcionam os contratos, prós e contras

Gps

Por outro lado, como desvantagem temos o fato de que usar os contratos de DI futuro para especulação é uma manobra bastante arriscada. Inclusive, para operar com contratos, é preciso possuir uma margem de garantia na conta da corretora. Outra desvantagem são as taxas de corretagem cobradas pelas corretoras. 

Enfim, agora que você sabe o que é DI futuro, aproveite para descobrir o que é Taxa de juros real, o que é? Cálculos e diferenças entre taxa nominal

FontesRenovainvest, Investificar e Crédito e mercado

Imagens: Capital research, Xerpa, Gps, Exame e Eu quero investir