Mercado futuro, o que é? Como funciona, liquidações e como investir

15 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 43 seg


O mercado futuro é um ambiente dentro da bolsa de valores brasileira, onde são negociados contratos futuros. Estes contratos garantem a compra ou venda de ativos diversos, com um preço determinado para uma data futura. 

Os contratos futuros podem ser de diversos tipos diferentes, sendo que os mais comuns são os de commodities agrícolas, como milho, café, açúcar e boi gordo. 

Os retornos financeiros ou prejuízos com as negociações no mercado futuro, podem vir diariamente por meio do ajuste diário, bem como na data de vencimento do contrato, por meio da liquidação. 

O que é mercado futuro

O mercado futuro é um ambiente dentro da bolsa, onde ocorrem as negociações dos contratos futuros.

Os contratos futuros, por sua vez, são uma espécie de derivativo, em que os compradores e vendedores estabelecem um compromisso de compra ou venda com vencimento para o futuro. 

Mercado futuro, o que é? Como funciona, liquidações e como investir

Xerpa

Geralmente, os contratos são usados para hedge, arbitragem ou para especulação. No caso de hedge, o investidor procura investir em contratos para diminuir o impacto de possíveis oscilações bruscas do mercado.

A arbitragem consiste na tentativa de lucro com a diferença entre preços de produtos de mercados diferentes. Já como especulação, o intuito é conseguir altos retornos em pouco tempo. 

Contratos futuros

Os contratos futuros são os papéis negociados no mercado futuro. Por meio deles, o vendedor se compromete a entregar determinado ativo em uma data futura, e o vendedor se compromete a comprar por um preço estabelecido. 

Existem diversos objetos que podem ser negociados nos contratos futuros, dentre eles as commodities e as moedas. Já os ganhos ou perdas com este tipo de negociação, ocorre por meio dos ajustes diários ou com a liquidação do contrato. 

Mercado futuro, o que é? Como funciona, liquidações e como investir

Liberta global

Os contratos funcionam por meio de uma unidade de negociação, que corresponde ao tamanho do contrato. Por exemplo, um contrato de soja pode valer 450 sacas de 60kg. 

Mercado futuro versus mercado de ações

A grande diferença entre o mercado futuro e o mercado de ações é referente aos bens negociados. No mercado de ações, são negociados pequenos pedaços das empresas. Desse modo, o investidor pode estudar sobre a companhia, escolher entre as milhares de estratégias disponíveis e investir. 

Por outro lado, no mercado futuro, não ocorre a negociação de ativos, mas sim de contratos. Portanto, é impossível analisar uma plantação de milho e determinar o quanto ela estará valendo no futuro. Inclusive, isso faz com que o mercado futuro seja mais arriscado do que o mercado de ações. 

My money

Enfim, outra diferença é em relação aos retornos. No mercado de ações, o investidor pode lucrar com a distribuição de dividendos ou vendendo as ações. Já no mercado futuro, o investidor pode lucrar ou perder diariamente com o ajuste diário.

Como o mercado futuro funciona

O mercado futuro funciona por meio de contratos onde são negociados o direito de venda e compra de determinado bem (chamado de ativo subjacente) no futuro.

Existem diversos tipos de contratos, como os contratos de dólar, arrobas de boi gordo e sacas de café. Após realizarem o acordo, o comprador e o vendedor podem esperar a liquidação ou vender o contrato, se necessário.

Todos os investidores que operam no mercado futuro, devem ter uma margem de garantia. Esta margem é um valor depositado na corretora usada pelo investidor, e que pode ser utilizado em caso de inadimplência.

Um detalhe interessante é que as garantias não precisam ser feitas em dinheiro, elas podem ser outros ativos, como títulos do tesouro direto

Uma característica importante do mercado futuro, é o ajuste diário. Em resumo, os contratos futuros passam por oscilações de acordo com as expectativas do mercado.

Sendo assim, mesmo que um contrato tenha sido feito com um preço estabelecido no futuro, ele pode se valorizar ou desvalorizar. 

Mercado futuro, o que é? Como funciona, liquidações e como investir

Eu quero investir

Dessa maneira, para evitar que os investidores acumulem inadimplências, a bolsa possui o mecanismo de ajuste diário.

Por meio deste mecanismo, a B3 apura todas os ganhos e perdas diárias dos investidores. Isso é feito através do chamado preço de ajuste diário, que é um preço de referência divulgado pela B3.

Basicamente, por meio do ajuste diário o investidor pode ter uma quantia creditada ou descontada na sua conta. Portanto, se ele tiver um grande prejuízo e não pagar o ajuste diário, ele será declarado inadimplente e pode ocorrer a liquidação por inadimplência. 

Liquidações

A liquidação ocorre quando o contrato chega ao fim e são feitas as transferências dos ativos que foram negociados. Essa transferência é feita na Câmara de Compensação e Liquidação da bolsa.

Sendo assim, a B3 possui uma estrutura de garantias para assegurar que tanto o vendedor quanto o comprador cumpram com o que foi estabelecido no contrato. 

Desse modo, a liquidação pode ser financeira ou física. A mais comum das duas, é a liquidação financeira, por meio do qual na data de vencimento do contrato futuro, a bolsa calcula a diferença entre o valor de compra e de venda do contrato.

Nesse caso, a liquidação ocorre em dinheiro e o ativo não precisa necessariamente ser entregue nas mãos do comprador. 

Seventh grace

Por outro lado, na liquidação física, os ativos devem ser entregues nas mãos do comprador no dia do vencimento do contrato. Este tipo é mais usado nos mercados agropecuários e de energia. 

Por fim, existe ainda a liquidação por inadimplência. Neste caso, ela ocorre quando o investidor não paga o ajuste diário. Sendo assim, a bolsa se utiliza da margem de garantia do investidor para quitar o prejuízo. Além disso, a bolsa pode encerrar compulsoriamente a posição do investidor inadimplente. 

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do mercado futuro é a liquidez dos contratos. Dessa forma, como os contratos futuros são muito negociados, caso o investidor precise fazer o resgate ele consegue facilmente vender o contrato. 

Gps

Outra vantagem é a possibilidade de investir com a alavancagem. Por meio de uma garantia, o investidor pode aplicar mais dinheiro do que o disponível na conta. Este tipo de investimento pode ainda ser uma opção para quem quer diversificar a carteira

Por outro lado, temos a desvantagem de que os ajustes diários podem demandar uma alta movimentação financeira do investidor. Além disso, os contratos futuros são investimento de risco, não sendo indicados para todos os perfis. 

Como investir no mercado futuro

O primeiro passo para negociar no mercado futuro é conhecer o seu perfil de investidor. Isso porque, como os contratos futuros estão sujeitos à variações, que podem ocasionar grandes lucros ou prejuízos, eles são considerados como investimentos de risco. 

Mercado futuro, o que é? Como funciona, liquidações e como investir

The cap

Geralmente, o perfil que aceita correr maiores riscos em troca da possibilidade de altos retornos, é o investidor arrojado. Portanto, para o perfil conservador, talvez este não seja o investimento mais indicado.

Se você tiver um perfil arrojado, o próximo passo será escolher uma corretora e abrir uma conta. Ao escolher uma corretora, esteja atento às taxas cobradas, pois elas podem reduzir consideravelmente o seu retorno financeiro com os investimentos.

Por fim, antes de investir, resta definir qual será a sua estratégia. Dessa forma, você pode escolher entre criar uma proteção de capital, especular ou fazer arbitragem. 

Enfim, agora que você aprendeu a investir no mercado futuro, aproveite para aprender também sobre o funcionamento do Mercado de capitais, o que é? Definição, como funciona, tipos e riscos

Fontes: Rico, Infomoney e Nubank

Imagens: First adviserLiberta global, Eu quero investir, Xerpa, The cap, Capital research, My money, Seventh grace e Gps