Fundo de investimento aberto: diferenças entre fundos fechados

25 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 49 seg


O fundo de investimento aberto é aquele onde os cotistas podem solicitar o resgate da sua aplicação a qualquer momento. Ou seja, o investidor pode sair do fundo quando ele desejar.

Além disso, esses fundos também permitem a entrada de novos investidores e o aumento da participação dos antigos cotistas por meio de novos aportes no fundo.

Existem também os fundos fechados. Neste caso, não é permitida a saída, entrada ou aumento da participação dos antigos cotistas quando eles quiserem. Sendo assim, o resgate das cotas pode ser feito apenas no fim do prazo de duração do fundo.

O que é fundo de investimento aberto?

Os fundos de investimento, de maneira geral, são como uma reunião de investidores focados em aplicar em um ativo ou setor em específico. Para participarem de um fundo, os investidores precisam comprar cotas e, por isso, eles são chamados de cotistas.

Um detalhe importante sobre os fundos é que a gestão do patrimônio é de responsabilidade do gestor e os cotistas não possuem nenhum poder sobre isso. Os fundos podem ser abertos ou fechados. No fundo de investimento aberto, o cotista pode solicitar o resgate do seu dinheiro a qualquer momento.

Além disso, também é permitida a entrada de novos cotistas, bem como o aumento da participação dos antigos cotistas através de novos aportes. Entretanto, o administrador do fundo pode realizar a suspensão, a qualquer momento, das retiradas e aplicações do fundo.

Fundo de investimento aberto: diferenças entre fundos fechados

Focalise

Sendo que a suspensão de novos aportes é feita tanto para os atuais cotistas, quanto para os investidores que desejam entrar no fundo. Já a suspensão de retiradas é feita quando o administrador do fundo decreta o fechamento do fundo.

Esse fechamento pode ser causado por diversos motivos como, por exemplo, falta de liquidez. Enfim, independente da situação, as alterações nas regras do fundo precisam ser aprovadas pelos participantes por meio de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Diferenças entre fundos abertos e fechados

Os fundos abertos ou fechados, podem ser compostos pelos mais diversos ativos, tais como: ações, multimercado ou renda fixa. Ou seja, nenhum dos dois tipos de fundos possuem restrições em relação à aplicação em ativos.

As diferenças entre o fundo de investimento aberto e o fechado se referem principalmente ao resgate de cotas, a entrada de novos investidores e o aumento da participação dos atuais cotistas. Dessa maneira, o fundo de investimento aberto é aquele onde o cotista pode fazer o resgate das cotas quando ele precisar.

O fundo também permite a entrada de novos cotistas e o aumento da participação dos atuais. Por outro lado, os fundos fechados não permitem a entrada ou saída de cotistas a qualquer momento. Logo, a entrada, saída ou aumento na participação, ocorre somente em momentos específicos.

Fundo de investimento aberto: diferenças entre fundos fechados

Remessa online

Os fundos fechados só aceitam a entrada de novos cotistas no “período de captação”. Depois que este período chega ao fim, os investidores só poderão entrar no fundo quando ocorrer mais uma rodada de investimentos, também conhecida como subscrição de novas cotas. Outra diferença entre os dois tipos de fundo é o prazo de existência.

Os fundos abertos normalmente possuem prazos indefinidos de encerramento. Isso significa que eles não possuem uma data específica para chegarem ao fim. Em contrapartida, os fundos fechados podem ter um prazo de encerramento estabelecido, onde será feito o resgate do valor das cotas investidas.

No entanto, alguns fundos fechados não possuem um prazo de duração determinado e se o cotista precisar resgatar a aplicação, ele terá que vender as cotas para outros investidores. Sendo que essa negociação pode ser feita no mercado secundário

Lista das diferenças

A principais diferenças entre os fundos abertos e fechados são:

1- Negociação das cotas

No fundo aberto a negociação das cotas ocorre livremente. Sendo assim, pode ocorrer a saída de investidores, a entrada de novos cotistas e o aumento da participação dos antigos cotistas. Para que novas cotas sejam negociadas, o gestor pode emitir cotas.

Longa

Para isso, ele deve informar aos compradores o preço da cota de acordo com o cálculo: primeiro é somado o valor dos ativos que fazem parte da carteira do fundo, depois é subtraído as despesas do fundo e, por fim, resta dividir pelo número total de cotistas.

Já o resgate das cotas ocorre por meio da compra dessas cotas pelo gestor, que usa o dinheiro que o fundo mantém em caixa para isso ou através da venda de parte dos ativos do fundo. 

Já os fundos fechados possuem negociação restritas e os cotistas não podem entrar, sair ou aumentar suas participações quando desejarem. Para comprar cotas, os investidores devem aproveitar as ofertas públicas, onde os fundos lançam cotas no mercado com a intenção de captar recursos. Porém, é possível negociar cotas no mercado secundário.

2- Prazo de vencimento

O prazo de vencimento dos dois tipos de fundos variam. O fundo aberto não possui um prazo de vencimento. Desse modo, conforme os ativos do fundo vão vencendo, o gestor compra novos. Já os fundos fechados geralmente possuem um prazo de vencimento, onde a aplicação dos cotistas é resgatada.

3- Liquidez

A liquidez é a facilidade com que o investidor consegue transformar uma aplicação em dinheiro. Os fundos abertos possuem níveis de liquidez diversos. Por exemplo, um fundo pode ter liquidez de D+0, onde o dinheiro já cai na conta do investidor no mesmo dia.

Globo

Contudo, alguns fundos possuem D+1, D+7 ou ainda D+30. Os fundos fechados possuem uma liquidez menor, já que o resgate pode ser feito somente no vencimento do título. Por isso, este tipo de fundo é mais interessante para as pessoas que querem investir para o médio ou longo prazo.

4- Impostos

Os fundos abertos contam com uma cobrança dupla de Imposto de Renda (IR). Isso porque os cotistas são tributados no resgate das cotas e também semestralmente por meio do come-cotas.

Já os fundos fechados possuem a cobrança apenas no resgate das cotas e não sofrem com o come-cotas. Essa diferença contribui para que os fundos fechados apresentem um retorno maior do que os fundos abertos.

Vantagens e desvantagens dos fundos abertos

A grande vantagem de um fundo de investimento aberto é a possibilidade que o investidor possui de resgatar suas aplicações quando precisar. Isso é uma vantagem, pois o investidor passa a ter mais flexibilidade na compra e venda de cotas.

Outra vantagem dos fundos abertos é que o investidor conta com a gestão de um profissional. Uma vantagem dos fundos de investimento de maneira geral, é que eles contribuem com a diversificação da carteira do investidor.

Fundo de investimento aberto: diferenças entre fundos fechados

Academia washington

Sendo que essa diversificação pode ser feita por meio de algumas poucas cotas, não é preciso investir valores altos em vários tipos de ativos. Por outro lado, como desvantagem temos o fato de que os fundos abertos precisam manter grandes reservas de caixa. Essa reserva é necessária para atender aos investidores que decidem resgatar suas cotas.

Entretanto, ela é desvantajosa, pois ao invés de investir esses valores e obter rendimentos, os fundos precisam manter esse dinheiro em caixa. Dessa forma, os fundos abertos podem apresentar um retorno mais baixo. Temos ainda a desvantagem de que as taxas de administração desses fundos costumam ser mais altas.

Isso porque, a administração precisa ajustar de maneira constante a participação para atender às demandas dos cotistas. Enfim, como as cotas são facilmente resgatadas nos fundos abertos, eles são considerados mais seguros, mas os fundos fechados podem ser mais rentáveis.

Agora que você conhece os fundos abertos, aprenda sobre o funcionamento do Fundo fechado: o que é, como funciona e diferenças entre aberto

Imagens: Btg pactual digital, Academia washington, Focalise, Remessa online, Longa e Globo