Efeito adesão: o que é, como funciona e como pode afetar?

21 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 9 seg


O efeito adesão é um tipo de viés, onde as pessoas tomam decisões com base no que a maioria está fazendo. Ou seja, é a tendência de fazer ou crer em algo só porque um grande número de pessoas faz isso.

Também conhecido como Efeito de Bandwagon, este viés faz com que as pessoas façam o mesmo que a maioria está fazendo, mesmo que ela não saiba o que de fato está acontecendo.

Desse modo, a pessoa guiada por este viés pode tomar decisões sem pensar sobre, apenas fazendo o que os outros estão fazendo. Logo, ela pode tomar decisões erradas e se arrepender depois.

Portanto, esse viés pode afetar a vida pessoal, profissional e financeira de uma pessoa. Inclusive, investir sendo guiado por este viés pode resultar em grandes prejuízos financeiros.

Como funciona o efeito adesão?

O efeito adesão funciona como uma tendência mental de, ao fazer uma escolha, a pessoa se amparar nas decisões tomadas pelas pessoas ao seu redor.

Ou seja, ao invés de usar a racionalidade na tomada de decisões, a pessoa tende a fazer as mesmas escolhas que as que estão perto dela.

Portanto, esse é um tipo de instinto, onde replicamos o que as pessoas em volta estão fazendo e nos sentimos mais “seguros”.

Por exemplo, se você deseja comprar uma televisão nova, provavelmente você vai questionar as pessoas que têm uma certa TV, ou então procurar informações na internet.

Nesse sentido, o efeito adesão de manifesta quando você decide comprar a mesma televisão que as pessoas que você questionou compraram.

Efeito adesão e efeito manada são iguais?

O efeito adesão e o efeito manada têm uma relação bem íntima. De fato, eles são tão parecidos que muitas pessoas acabam chamando o efeito adesão de efeito manada. Mas eles são diferentes!

Em resumo, o efeito manada é quando uma grande quantidade de pessoas seguem o que as outras estão fazendo.

Isso pode ser percebido no mercado financeiro, quando muitos investidores passam a comprar uma certa ação, sem nenhum motivo aparente.

O nome efeito manada deriva do fato de que na natureza, esse comportamento é observado em certos animais. Por exemplo, uma manada de búfalos se movimenta na mesma direção.

Os búfalos não param para discutir qual é a melhor rota de fuga contra um predador, eles apenas fogem juntos.

O mesmo ocorre com as pessoas guiadas pelo efeito manada: elas apenas seguem o fluxo, não se questionam qual é a melhor atitude a ser tomada.

Como o efeito adesão pode interferir na sua vida?

O efeito adesão pode afetar a sua vida pessoal, profissional e financeira.

Isso porque, você passa a tomar atitudes com base no que as outras pessoas estão fazendo, ao invés de se questionar qual a melhor opção para você.

Sendo assim, você pode acabar tomando atitudes que irão impactar a sua vida pessoal, profissional ou financeira. Sendo que na vida financeira os impactos do efeito adesão são bem perceptíveis.

Por exemplo, uma pessoa pode investir em certo ativo só porque as pessoas à sua volta disseram que é uma boa opção. Desse modo, ela pode acabar tendo prejuízos financeiros, caso o ativo seja ruim.

Outro exemplo do efeito manada no dia a dia, é quando você vai comprar um carro e escolher um carro X “porque todo mundo está comprando, então deve ser bom”.

Como evitar?

Algumas dicas para evitar o efeito adesão no consumo são:

  • Analise criticamente qual é a sua situação, ao invés de só seguir a opinião da maioria.

  • Verifique se a popularidade de algo não fez com que ele se tornasse mais caro sem motivo.

  • Evite comprar de forma impulsiva, apenas por achar que certa marca ou produto é a favorita da maioria.

  • Evite fazer coisas que você não gosta apenas porque está todo mundo fazendo.

  • Pesquisar diferentes fornecedores ao invés de ir onde todos estão indo.

  • Quando você quiser uma segunda opinião sobre algo, procure fontes confiáveis e especializadas.

LEIA MAIS

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Fontes: Mais retorno, Penso logo existo e The cap.