Forward guidance: o que é e relação com os investimentos

16 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 34 seg


O forward guidance é um mecanismo utilizado por Bancos Centrais ao redor do mundo. Ele serve para informar à população que a intenção é manter as taxas de juros baixas. Essa medida facilita o acesso ao crédito e estimula a economia nacional.

A intenção é que as surpresas que podem desestabilizar o mercado e afetar os preços dos ativos, sejam evitadas. Dessa forma, as empresas e famílias podem tomar decisões financeiras com mais confiança e os investidores conseguem identificar os ativos mais favoráveis.

Além da taxa de juros prevista e a adoção de ferramentas para que a expectativa seja atendida, o Banco Central divulga também uma lista com os possíveis acontecimentos que podem mudar essa abordagem.

O que é forward guidance?

O termo Forward Guidance (FG) pode ser traduzido como prescrição futura. Trata-se de uma ferramenta de política monetária usada pelos Bancos Centrais, com o intuito de manter a taxa de juros em um nível reduzido. O objetivo é que a taxa de juros permaneça baixa para que a economia seja estimulada.

Isso permite que o Banco Central trabalhe com uma inflação projetada. Sendo que esse cenário aumenta a disponibilidade do crédito no mercado. No Brasil, o FG foi usado pela primeira vez em 2020, em uma ata do Comitê de Política Monetária (COPOM).

O primeiro país a usar oficialmente o forward guidance, foi o Japão, em 2007. Inicialmente este mecanismo foi pensado como uma ferramenta para a política monetária em relação ao zero lower bound, isto é, quando as taxas básicas de juros estão próximas de zero.

Forward guidance: o que é e relação com os investimentos

Papyrus contabil

Posteriormente, a ferramenta foi usada em outros países, como, por exemplo, no Banco da Inglaterra (BoE) e no Banco Central dos EUA (FED). Inclusive, essa é uma das principais ferramentas usadas pelo FED para influenciar o mercado, desde a Grande Recessão, no final dos anos 2000. 

Na ata da reunião do Copom em setembro de 2020, estava especificado que o objetivo do plano de política econômica era não aumentar a taxa Selic no longo prazo. Contudo, isso só seria colocado em prática, se a inflação em 2021 e 2022 permanecesse abaixo da meta.

Além disso, a Selic só seria mantida lá embaixo, se ocorresse a manutenção do regime fiscal e o cumprimento do teto de gastos. Enfim, o forward guidance foi deixado de lado em janeiro de 2021 e a taxa Selic voltou a subir. No momento ela está em 4,25%, ao ano.

Como funciona?

O forward guidance funciona como um mecanismo usado pelo Banco Central para sinalizar a taxa de juros de determinado período e conduzir a economia para que essa expectativa seja atendida. A intenção é que as surpresas que possam desestabilizar o mercado e impactar os preços dos ativos, sejam evitadas.

Ou seja, a intenção é que a confiança dos investidores seja mantida e que as transações financeiras não sejam afetadas por mudanças inesperadas.

Nesse sentido, quando os governos optam por passar uma noção detalhada de quais serão os rumos da economia através da forward guidance, eles possibilitam que as empresas e famílias possam tomar decisões financeiras com confiança.

Ciesp guarulhos

Além disso, os investidores também são beneficiados, já que eles possuem uma ideia de quais são os ativos mais favoráveis. Dessa maneira, por meio do FG é divulgado a taxa de juros prevista e a decisão das empresas, famílias e investidores é influenciada pelo Banco Central.

Por fim, além da taxa de juros prevista, o Banco Central também divulga as estratégias que serão tomadas para que as metas sejam cumpridas e a lista dos acontecimentos que podem resultar na mudança dessa abordagem.

Enfim, o mecanismo pode ser usado de 4 maneiras diferentes, independentes ou combinadas. Desse modo, ele pode anunciar o estado de coisas que o Banco Central almeja, o período em que a atuação será focada em certa direção, os valores numéricos almejados e as condições qualitativas pretendidas.

O forward guidance e os investimentos

Historicamente, o forward guidance é uma ferramenta usada para combater os impactos das crises econômicas. Sendo que, o nível de estímulo adotado depende da política econômica e da gravidade da crise enfrentada.

Esse é um cenário que se relaciona diretamente com os investidores, já que a adoção do forward guidance serve como uma forma de sinalizar para os investidores qual será a taxa de juros durante determinado período.

Informa contábil

Isso significa que os investidores podem analisar se irão continuar a investir nos mesmos ativos de antes, se é melhor mudar de estratégia para evitar prejuízos e quais os ativos mais vantajosos no momento.

Portanto, estar atento aos rumos tomados pelo Banco Central é fundamental para os investidores. Afinal de contas, a taxa de juros baixa ou alta afeta os ativos de formas variadas e proporcionam oportunidades diferentes.

Agora que você sabe qual a relação entre o forward guidance e seus investimentos, aproveite para aprender o que é Inflação de custos, o que é? Definição, causas, indicadores e controle

FontesTralex bank, Eu quero investirSuno

Imagens: Easyqasa, Papyrus contabil, Ciesp guarulhos e Informa contábil