Gestão ativa, o que é? Como funciona e diferenças entre gestão passiva

11 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


Nos fundos de investimento com gestão ativa, o gestor tem a liberdade de analisar e escolher o ativo que ele acredita que terá um rendimento acima do índice utilizado como referência.

Sendo assim, a grande vantagem desses fundos é a possibilidade de obter um rendimento acima da média do mercado. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, pois ela exige uma equipe qualificada que consiga encontrar as melhores oportunidades de investimento.

Além da gestão ativa, existe também a gestão passiva. A principal diferença entre os dois tipos, é que na passiva o gestor busca um rendimento semelhante ao índice de referência, enquanto que na ativa o gestor procura obter um rendimento acima do índice.

O que é gestão ativa?

O gestor de um fundo de investimento é um profissional responsável por investir o patrimônio do fundo. Nesse sentido, o gestor pode ter uma gestão ativa ou passiva. A gestão ativa ocorre quando o gestor possui liberdade para realizar a seleção dos ativos que irão compor a carteira do fundo de investimentos.

Em outras palavras, o gestor pode selecionar aqueles ativos que ele acredita que terão um melhor desempenho e trarão uma alta rentabilidade para o fundo. Nesse sentido, a intenção é conseguir uma performance acima do desempenho do benchmark, isto é, o índice usado como referência de rendimento.

Gestão ativa, o que é? Como funciona e diferenças entre gestão passiva

Ideia de marketing

Os fundos de investimento com gestão ativa costumam ser escolhidos pelas pessoas que aceitam correr um risco maior. Isso porque a performance da carteira pode oscilar de acordo com as estratégias utilizadas pelo gestor. 

Em contrapartida, a gestão passiva ocorre quando o gestor busca um desempenho semelhante ao índice. Ou seja, a intenção não é analisar profundamente o mercado em busca dos ativos que possam oferecer retornos acima da média do mercado, como ocorre com a gestão ativa.

Como funciona?

A gestão passiva funciona como uma maneira do gestor ter maior liberdade na escolha dos ativos que irão compor a carteira do fundo. Apesar de ser uma maneira mais livre, os gestores precisam seguir o regulamento do fundo, pois ele indica quais são as categorias de investimento que podem fazer parte do portfólio do fundo. 

Gestão ativa, o que é? Como funciona e diferenças entre gestão passiva

Hotmart

Os fundos com gestão ativa normalmente possuem diversos analistas dedicados ao estudo do mercado em busca das melhores oportunidades. Encontrar ativos que tragam um rendimento acima da média do mercado não é tarefa fácil e normalmente envolve maiores riscos e requer maior atenção por parte do gestor.

Justamente por contarem com tantos profissionais é que a taxa de administração desses fundos costumam ser mais altas do que as taxas dos fundos com gestão passiva.

Diferenças entre gestão ativa e passiva

Na gestão ativa, a intenção do gestor é selecionar ativos que possam ter um desempenho melhor do que o índice de referência. Já na gestão passiva, o objetivo do gestor é apenas replicar a performance do índice de referência. Em outras palavras, o gestor procura obter um retorno similar ao índice usado como benchmark.

Uma das diferenças entre os dois tipos de gestão, é que com a gestão passiva o investidor possui uma maior previsibilidade do retorno, pois a carteira acompanha o índice. Já os fundos com gestão ativa são mais arriscados e os rendimentos podem variar de acordo com a estratégia adotada pelo gestor.

Gestão ativa, o que é? Como funciona e diferenças entre gestão passiva

Capital research

Além disso, a gestão passiva possui uma taxa de administração inferior aos fundos de gestão ativa, já que o gestor não precisa analisar tão a fundo o mercado em busca de oportunidades. Enfim, a escolha entre um fundo com gestão ativa ou passiva vai depender dos objetivos do investidor, rentabilidade pretendida e perfil de investidor.

Um exemplo de fundo que normalmente utiliza a gestão ativa são os fundos multimercado. Isso porque, eles aplicam em diferentes classes de ativos, como, por exemplo, ações, juros e derivados, de acordo com a estratégia escolhida pelo gestor.

Por outro lado, os Exchange Traded Funds (ETFs), possuem gestão passiva e buscam acompanhar um índice, como, por exemplo, o Ibovespa. Uma curiosidade é que no longo prazo normalmente os fundos com gestão passiva apresentam uma performance melhor do que os fundos com gestão ativa.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem dos fundos com gestão ativa, são as chances de conseguir um retorno superior à média do mercado. Porém, essa não é uma tarefa fácil, pois o gestor precisa ler corretamente os movimentos do mercado para conseguir escolher os melhores ativos no momento correto.

Suno

A gestão ativa possui ainda a vantagem de diversificação para a carteira do investidor. Em contrapartida, temos como desvantagem a taxa de administração que costuma ser mais alta do que a taxa cobrada na gestão passiva. Além disso, muitos fundos com gestão ativa possuem taxa de performance.

Em resumo, a taxa de performance funciona como uma bonificação para o gestor, quando ele consegue superar o índice de referência. Por fim, temos ainda como desvantagem o risco do fundo apresentar uma performance abaixo do índice de referência.

Como analisar o gestor do fundo?

Antes de escolher um fundo de investimento com gestão ativa, é essencial que você avalie o gestor. Essa é uma etapa muito importante, pois o gestor será o responsável por analisar os ativos e escolher os que irão compor a carteira. Nesse sentido, você poderá ter rendimentos acima da média ou ter baixos rendimentos de acordo com as atitudes tomadas pelo gestor.

Clube do valor

Primeiramente, analise como foi a gestão histórica do gestor do fundo. Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, mas um gestor com bom desempenho tem mais chances de continuar dando bons resultados do que um gestor com histórico ruim.

Você pode analisar também qual é a composição da carteira do fundo e verificar se as estratégias e riscos adotados pelo investidor condizem com seus objetivos pessoais. 

Por fim, analise dados como valor da taxa de administração, analistas que trabalham no fundo e qual o benchmark utilizado. Depois disso, verifique qual tipo de fundo mais atende às suas necessidades Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam

Fontes: Magnetis, Btg pactual digital, Valor investe e Gorila

Imagens: Ideia de marketing, Suno, Hotmart, Capital research, Suno e Clube do valor