O que é e quem são os big players do mercado financeiro?

11 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 6 seg


Você já ouviu falar nos grandes players do mercado e como eles influenciam o mercado financeiro? Pois é, essas instituições movimentam grandes volumes de dinheiro e afetam não apenas o mercado, como os investidores.

Eles são também conhecidos como tubarões. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em grandes players do mercado, você já deve ter ouvido falar no termo tubarões.

Além dos tubarões, temos também os pequenos investidores. Esses são os chamados sardinhas, que inclusive é o nome deste site. E você, é um sardinha ou um tubarão?

O que são os grandes players do mercado?

Os grandes players do mercado são também conhecidos como big players ou players institucionais. Em resumo, os grandes players do mercado são instituições que têm um alto nível de influência no mercado financeiro.

Sendo que eles fazem grandes operações que tiram vantagem da alta volatilidade do mercado. A influência que os big players possuem faz com que eles ditem tendências para investidores menores.

Além disso, eles movimentam altas quantias em dinheiro e podem acabar confundindo o mercado. Inclusive, os termos tubarões e sardinhas são muito usados nesse contexto.

Isso porque, os big players são os tubarões que detêm uma grande parte do capital do mundo. Já os sardinhas são os pequenos investidores. Nesse sentido, diz-se que os tubarões abocanham as sardinhas.

O que é e quem são os big players do mercado financeiro?

Como os big players se movimentam?

Os big players movimentam grandes quantias de dinheiro. Ao se movimentarem, eles visam se beneficiar com a liquidez do mercado.

Isso influencia os índices e as decisões dos investidores que buscam seguir os passos dos grandes players. Geralmente, esses players se movimentam no sentido contrário aos demais investidores.

Os big players contam com recursos tecnológicos e funcionários para analisar o mercado. Dessa forma, eles optam por comprar ações quando os demais investidores querem vender e vendem quando todo mundo quer comprar.

Essas movimentações têm como foco o longo prazo e altos retornos. Para você entender melhor como isso funciona, imagine que a ação X está se desvalorizando.

Desse modo, os pequenos investidores estão vendendo suas ações por medo de perder todo o dinheiro aplicado. Com os preços baixos, os big players compram um grande volume de ações.

O que é e quem são os big players do mercado financeiro?

Consequentemente, essa grande compra faz com que os papéis sejam alavancados e os investidores fiquem mais interessados neles.

Por outro lado, quando as ações estão com o preço lá em cima, os big players podem optar por vender os ativos que antes eles tinham comprado por preços bem baixos.

É uma estratégia bem simples, não é mesmo? Não é atoa que muitos investidores tentam imitar os big players.

Mas uma das grandes diferentes entre os tubarões dos demais investidores, é que eles se baseiam em extensas análises que são feitas com recursos tecnológicos e funcionários competentes.

Quem são os big players?

Alguns dos grandes players do mercado e que você já deve ter ouvido falar são:

  • Goldman Sachs;
  • Deutsche Bank;
  • ExxonMobil;
  • J. P. Morgan;
  • PetroChina;
  • Barclays;
  • UBS AG;
  • Vanguard Group;
  • AXA;
  • Merrill Lynch & Co;
  • Berkshire Hathaway.

Vale destacar que além de terem grande influência no mercado e movimentam grandes quantias, os big players também são instituições sólidas.

Ou seja, eles não quebram com facilidade. Enfim, dentre os grandes players, vamos falar um pouco sobre os três dos maiores e mais conhecidos:

1- Goldman Sachs

A Goldman é um bom exemplo do fato de que os big players não quebram com facilidade. Isso porque, a empresa já foi acusada diversas vezes de fraudes no sistema financeiro e práticas inadequadas.

Além disso, ela foi uma das empresas que contribuíram com a crise dos subprimes. Contudo, ela acabou recebendo ajuda do Sistema de Reserva Federal dos EUA.

Dessa forma, ela se converteu de banco de investimento, para banco comercial. O banco também foi um dos principais responsáveis na ocultação da dívida pública da Grécia.

Inclusive, ele é conhecido como “a hidra”, pois consegue se infiltrar nos governos dos países. Enfim, atualmente a Goldman possui grandes plantas de expansão e continua sendo um dos grandes tubarões do mercado.

Sendo que o Goldman atua no Brasil desde 1995 e recentemente conseguiu licença para operar câmbio, juros e commodities na bolsa brasileira.

2- UBS

Com sede em Zurique, na Suíça, a UBS é uma companhia de serviços financeiros. Ela surgiu por meio da fusão entre a Union de Banques Suisses e da Société de Banque Suisse, em 1998. Com a fusão, a empresa adotou o nome UBS.

Ela é uma das maiores empresas mundiais no ramo de gestão de fortunas. Sendo assim, ela oferece seus serviços até mesmo para governos de países.

Dessa maneira, ela tem 6 trilhões de francos suíços entre recursos de terceiros e próprios que ela gerencia.

Enfim, a UBS é concorrente da Goldman Sachs e foi uma das primeiras empresas a declarar grandes perdas por causa da crise dos subprimes.

O que é e quem são os big players do mercado financeiro?

3- Barclays

Por fim, temos o Barclays que atua em 50 países e conta com 48 milhões de clientes. Em resumo, o Barclays é um banco britânico com sede em Londres, fundado em 1960.

Ele tem forte atuação nas bolsas do mundo e desde 2017 está no radar do Gabinete Antifraude do Reino Unido.

A instituição e quatro dirigentes estão sendo investigados, sob suspeita quanto ao uso de fundos do Qatar em 2008, durante a crise.

Sendo que em 2015 o Barclays foi um dos cinco a admitir manipulação de câmbio e pagar altas multas por isso.

Enfim, agora que você sabe quem são os grandes players do mercado, não deixe de conferir também as 7 regras para não ser burro na bolsa de valores