7 regras para não ser burro na bolsa de valores

9 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 16 seg


No texto de hoje eu vou te ensinar 7 regras para não ser burro na bolsa de valores. Em outras palavras, você vai descobrir como não perder dinheiro ao investir na bolsa.

Portanto, se você já investe ou está pensando em investir, não deixe de conferir essas 7 regras. Afinal de contas, você pode já ter cometido ou estar prestes a cometer um erro que vai te fazer perder dinheiro.

Apesar de te contar quais são as 7 regras para não perder dinheiro ao investir na bolsa, esse texto não deve ser visto como uma recomendação do que você deve ou não fazer na sua vida financeira.

Como não ser burro na bolsa de valores?

E aí, preparado para descobrir as 7 regras para não perder dinheiro ao investir? As regras são:

1- Não coloque todo o seu dinheiro na bolsa

Algumas pessoas pegam todo o seu dinheiro e colocam na bolsa achando que irão conseguir um retorno altíssimo. Ao invés disso, prefira entrar na bolsa de valores aos poucos.

Quando uma pessoa começa a investir, é normal que ela cometa alguns erros. Se você errar com pouco dinheiro, você consegue se recuperar.

Mas o que vai acontecer se você colocar todo o seu dinheiro na bolsa e errar? Você pode perder tudo.

Lembre-se, a primeira regra do Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, é: não perca dinheiro. Ou seja, proteja o seu patrimônio e busque formas de não perder dinheiro ao investir.

Como não ser burro na bolsa de valores

2- Renda variável varia

O próprio nome já diz: renda variável. Se o nome já indica que os ativos irão variar, porque entrar em desespero quando os preços oscilam? Não faz sentido.

Não é porque você comprou uma ação de uma boa empresa, que a partir daí o preço vai subir eternamente. Os preços das ações mudam por diversos fatores, que não estão exatamente relacionados com a qualidade da empresa.

Uma dica: não olhe o preço das suas ações todos os dias. Se você já sabe que diariamente os preços oscilam, de que adianta ficar olhando todos os dias? Isso só vai te deixar ansioso e com medo.

Portanto, deixe para entrar na conta da corretora apenas no dia em que você for investir. Até porque, se você não for investir, você não tem motivos válidos para entrar na conta.

Evite também usar sites de rentabilidade onde você pode verificar o seu retorno. Isso porque, ao ver as oscilações, você pode acabar tomando medidas precipitadas ou investindo com base apenas na cotação.

Por exemplo, ao ver que certa ação está desvalorizando, você pode ser levado pelo momento e vender a ação. Com isso, você acaba perdendo dinheiro.

3- Diversificação de investimentos para não perder dinheiro ao investir

A terceira regra para não ser burro na bolsa de valores, é diversificar. Isso porque, a diversificação dilui os riscos e ainda aumenta as chances de altos retornos.

Por exemplo, se você investir todo o seu dinheiro em apenas uma ação, toda a sua carteira será impactada caso aconteça algo com a ação. É a velha história de não colocar todos os ovos em uma cesta só.

Contudo, além de diversificar entre empresas, é preciso que você vá além. Diversifique também entre setores, entre classes de ativos, entre países e por aí vai.

Como não ser burro na bolsa de valores

4- Não faça day trade para não perder dinheiro ao investir

O day trade consiste em tentar adivinhar o futuro dos ativos na bolsa e ganhar dinheiro com isso. Como ninguém é capaz de adivinhar o futuro, os traders costumam perder bastante dinheiro.

É por isso que se você não quer perder dinheiro ao investir, não faça day trade. Ao invés disso, analise as empresas antes de investir, compre bons ativos e foque no longo prazo.

5- Analise as ações

A 5ª regra para não ser burro na bolsa de valores, é analisar corretamente uma ação. Para isso, você deve trabalhar com critérios objetivos.

Ou seja, a sua análise não deve ser movida pelo seu amor por certa empresa. Deixe os sentimentos de lado e analise de forma objetiva.

Portanto, analise a atuação da empresa, os indicadores, a área de atuação, o tempo de atuação no mercado e coisas do gênero. Não invista em uma empresa só porque você gosta dela. Seja objetivo.

6- Reinvista os dividendos

Os dividendos são como juros compostos se você reinvesti-los. Isso significa que para que o seu patrimônio cresça muito ao longo dos anos, você deve reinvestir os dividendos.

Esse reinvestimento pode ser tanto na empresa que distribuiu os dividendos, quanto em outra empresa ou em ativos de renda fixa. O importante é que você reinvista o dinheiro.

Somente as pessoas que já construíram um patrimônio e estão na fase de viver de renda, podem usar os dividendos para a manutenção do seu padrão de vida.

Se você ainda está construindo o seu patrimônio, é essencial que você reinvista. Caso contrário, o crescimento do seu patrimônio será muito mais lento e não vai crescer tanto quanto se você tivesse reinvestido os dividendos.

7- Não deixe a bolsa roubar o seu tempo

Por fim, a última regra para não ser burro na bolsa de valores é não deixar a bolsa roubar o seu tempo. Isso ocorre, por exemplo, quando você fica olhando cotação, lendo relatórios, vendo vídeo sobre bolsa, etc.

O problema disso é que você vai entrando nisso aos poucos e quando percebe, você está gastando todo o seu tempo com assuntos relacionados a bolsa.

Enfim, para aprender como colocar essas regras em prática, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Gostou de aprender as 7 regras para não perder dinheiro ao investir? Então aproveite para conferir algumas Ações por menos de 2 reais: 4 opções de ações baratinhas

Fonte: Roteiro de Raul Sena