Índice de Negociabilidade: o que é e como funciona?

26 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 15 seg


O Índice de Negociabilidade é um indicador do volume de negociações de um ativo no mercado de capitais. O seu intuito é apontar quais são as ações com maior volume de negociações.

Sendo assim, ele é útil para acompanhar a performance das ações na bolsa de valores. Sendo que as ações com maior volume de negociabilidade, são aquelas mais procuradas pelos investidores. Logo, elas têm um grau de liquidez mais alto.

Já as ações com baixa procura, têm um grau de negociabilidade menor. Dessa forma, elas têm baixa liquidez e o investidor pode ter dificuldades de vender o ativo quando quiser.

O que é Índice de Negociabilidade?

O Índice de Negociabilidade (IN) é um indicador financeiro. Ele aponta o grau de negociação de um ativo no mercado de capitais. De acordo com os cálculos do IN, quanto maior for o volume de negociação de um ativo, maior é o seu valor dentro do IN.

Isso significa que existe uma relação proporcional entre o volume de negociações do ativo e o seu grau de negociabilidade dentro da escala do IN.

Índice de Negociabilidade: o que é e como funciona

Vale destacar que o Ibovespa leva em conta o IN ao montar a sua carteira teórica. Em resumo, o Ibovespa é o principal índice de ações da bolsa brasileira. Ele representa o desempenho das principais empresas listadas na B3.

Por isso, ele é tido como um indicador da performance do mercado de ações como um todo. O IN é usado para determinar o peso de cada ação dentro do índice. Desse modo, quanto maior for o IN da ação, maior tende a ser sua representatividade no Ibovespa. 

Como funciona?

O cálculo do grau de negociabilidade de um ativo leva em conta algumas informações sobre ele. Por exemplo, é considerado o volume de negociações com o ativo, o número de pregões no período analisado e o volume financeiro do ativo.

Além disso, é levado em conta o número de negociações feitas na bolsa de valores e o volume financeiro total das negociações feitas na B3. O cálculo do IN é feito por meio da seguinte fórmula:

Índice de Negociabilidade: o que é e como funciona

Mais retorno

Na fórmula, o IN é o Índice de Negociabilidade. O na é o volume de negociações feitas com o ativo. N é o volume de negociações feitas na B3. O va é o volume financeiro. O v é o volume financeiro total das negociações na B3. Por fim, P é o número de pregões no período de análise. 

Índice de Negociabilidade: o que é e como funciona

Bloxs

Mercado de capitais

O mercado de capitais se relaciona com os mais variados setores do Brasil. Isso porque empresas de diferentes segmentos estão listadas na B3. Sendo que os resultados dessas empresas dependem do consumo interno e externo. Logo, elas podem ser impactadas por vários tipos de fatores como econômicos, sociais, naturais e políticos.

Desse modo, é natural que os ativos dessas empresas passem por altas e baixas nas negociações na bolsa. O preço dos ativos também varia em relação à negociabilidade. A tendência é que o preço dos ativos mais procurados sejam mais altos do que os ativos com baixa procura.

Por fim, é preciso considerar também que as empresas com maiores resultados financeiros e consolidadas no mercado, de maneira geral, atraem mais investidores do que as empresas pequenas. Sendo assim, o IN tem como intuito acompanhar e registrar o grau de negociabilidade das ações segundo o volume de negociações.

Jovem pan

Importância do IN

O IN serve como uma ferramenta de análise de ações. Ele é útil principalmente para analisar a liquidez do ativo. Em síntese, a liquidez é a facilidade com que o investidor consegue vender um ativo. Nesse sentido, ações com alto grau de negociabilidade são aquelas com alta liquidez.

Por outro lado, as ações com baixa negociabilidade possuem uma liquidez baixa. Neste caso, o investidor pode ter dificuldade para vender os ativos. A análise da liquidez de um ativo é muito importante na composição de uma carteira de investimentos.

Nesse sentido, o IN é uma importante ferramenta para o investidor. Além de ser usado para analisar a liquidez do ativo, o IN serve ainda para analisar as chances de um ativo se valorizar. Isso porque as ações com maior grau de negociabilidade tendem a se valorizar mais no longo prazo.

Ma 10

O IN também é importante para a definição da carteira do Ibovespa. Sendo que o Ibovespa é muito importante, já que representa o mercado de ações como um todo. Enfim, apesar do IN ser uma importante ferramenta na análise de investimentos, é essencial que o investidor não use apenas ele.

O mais recomendado é usar vários tipos de indicadores para que a análise da ação seja mais completa. E aí, gostou de aprender sobre o IN? Então leia também: Earning Yield: o que é e como funciona este indicador.