Índice financeiro, o que é? Definição, como funciona, composição e ETFs

10 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 59 seg


O índice financeiro busca representar o desempenho médio das ações com maior negociabilidade e liquidez na bolsa de valores brasileira, nos setores de previdência, seguros, serviços financeiros e intermediários financeiros.

Para que os ativos possam fazer parte da carteira teórica de ações do índice financeiro, eles precisam seguir várias regras, como, por exemplo, estarem entre os 99% dos ativos mais negociados na bolsa no setor financeiro.

No Brasil existem alguns fundos de ações que seguem índices. O fundo que segue o índice financeiro é o FIND11, que tem por objetivo replicar a carteira do IFNC e obter resultados similares. 

O que é índice financeiro

O Índice financeiro (IFNC) é um dos principais índices setoriais da bolsa de valores brasileira. Em sua composição, estão serviços financeiros, previdência, intermediários financeiros e seguros.

Logo, o índice financeiro serve como um termômetro do desempenho médio dos ativos mais negociados na B3, que sejam do setor financeiro. 

Índice financeiro, o que é? Definição, composição e ETFs.

HC investimentos

Além disso, o IFNC é considerado como um índice de retorno total. Isso porque, ele demonstra as variações dos preços dos ativos, e também os impactos das distribuições de dividendos

Como o IFNC funciona

O índice financeiro funciona através de uma carteira teórica de ativos. As ações na carteira podem possuir participação de, no máximo, 20%. Caso esse valor seja superado, são feitos ajustes para adequar a participação ao limite de 20%.

Outro detalhe importante do IFNC é que ele é calculado em tempo real. Isso significa que ele considera os preços das ações de sua carteira de forma instantânea. 

Para que possam compor a carteira do índice financeiro, os ativos precisam corresponder à alguns critérios. Primeiramente, devem estar entre os 99% ativos mais negociados durante o período das três carteiras anteriores. 

Endeavor Brasil

Os ativos também precisam estar em 95% dos pregões do mesmo período e não podem ser penny stocks. As penny stocks são as ações vendidas por menos de R$ 1,00.

Além disso, ativos de empresas que estejam em recuperação judicial ou extrajudicial, companhia sob regime especial de administração e os BDR’s estão proibidas de participarem do índice. 

Índice financeiro versus Ibovespa

O Ibovespa, é o principal índice brasileiro. Isso porque, em sua carteira teórica de ativos estão presentes as empresas de maior negociabilidade e liquidez do mercado brasileiro. Portanto, ele serve como um parâmetro para o mercado como um todo.

Segs

Por outro lado, o índice financeiro é restrito à determinadas áreas da bolsa de valores, ou seja, ele é um índice do setor financeiro.

Logo, como o IFNC é menos abrangente, ele não possui a mesma representatividade do que o Ibovespa. No entanto, ele ainda é considerado como um dos principais índices setoriais do Brasil.

Como investir

Como o índice financeiro não é um ativo, não é possível investir nele. No entanto, existem duas maneiras de se beneficiar de seus resultados.

A primeira, e mais difícil, é acompanhar a carteira teórica de ações do índice e investir sozinho nos mesmo ativos. Nessa opção, além de aplicar nos mesmos ativos, é preciso também investir na mesma quantidade.

Dessa forma, quando a composição do índice financeiro mudar, o investidor também deve mudar sua carteira. 

A outra opção, e considerada mais fácil, são através das ETFs ou Exchange Traded Funds. Os ETFs são fundos de ações, que funcionam por meio da replicação de algum índice de referência, como, por exemplo, o Ibovespa ou o IFNC.

Sendo assim, o ETF que realiza a replicação do índice financeiro é o FIND11

Índice financeiro, o que é? Definição, composição e ETFs.

Buy Co

Desse modo, o que o FIND11 faz é replicar a carteira teórica de ações do índice financeiro. O principal objetivo é atingir os resultados financeiros semelhantes do indicador, já que os investimentos serão o mais próximo possível.

Os ETFs funcionam por meio de cotas. Dessa maneira, as cotas estão disponíveis para negociação na bolsa de valores e seu preço varia conforme os preços das ações que compõem o ETF.

O responsável por realizar as aplicações é o gestor do fundo. Ou seja, essa é uma vantagem para os investidores que querem uma gestão profissional e praticidade na hora de investir. 

E aí, gostou de aprender sobre o índice financeiro? Então, aproveite para aprender como fazer corretamente a  Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: B3, Infomoney, Advfn,  Suno e Eu quero investir

Imagens: HC investimentos, Endeavor Brasil, Buy Co, Fala universidades, Segs