29 de setembro de 2021 - por Pedro Guimarães
Basicamente, o índice S&P 500 é uma carteira de ações de grandes empresas da bolsa de Nova Iorque ( NYSE) e da NASDAQ. Neste sentido, criado em 1951, ele reúne ações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Assim, o índice S&P 500 inclui empresas de vários setores como financeiro, tecnológico, saúde, entretenimento e outros.
A propósito, esse índice é o principal indicador do mercado norte-americano. Portanto, por esta importância, ele influencia os demais indicadores do mundo e mais especificamente os do Brasil. Neste sentido, o investidor brasileiro precisa estar atento às variações deste índice.
Por outro lado, outro aspecto importante do índice S&P 500 é que ele possibilita o investimento em empresas norte-americanas por meio da bolsa de valores brasileira.
Algumas das principais empresas do índice S&P 500
- Apple Inc
- Microsoft Corporation
- Amazon
- Facebook Inc
- Alfhabet
- Berkshire Hathaway
- JP Morgan
- Tesla
- Coca-Cola Company
- eBay Inc
- Ford Motor
- Mattel Inc
- McDonald’s Corp
- Netflix Inc
- Nike
- Xerox Corp
Funcionamento
A princípio, o índice S&P 500 é utilizado para medir a performance do mercado de ações dos EUA. Assim, ele é configurado como uma carteira teórica de ações utilizada para análise do mercado, da mesma forma que o Ibovespa.
Portanto, de acordo com o seu nome, ele possibilita a análise de mercado das 500 maiores empresas norte-americanas. Desta forma, o índice apresenta o valor de cada empresa. Ou seja, a sua capitalização.
Contudo, vale lembrar que para a aquisição do valor da empresa se multiplica o número de ações de uma empresa pelo preço atual de cada título. No entanto, na avaliação do Standard & Poor entram alguns critérios como tamanho, liquidez e setor de atuação.
Requisitos para participar do índice
- Ter no mínimo quatro trimestres de resultados positivos;
- Devem estar nos Estados Unidos, pelo menos 50% de seus ativos e receitas;
- Disponibilizar 50% de suas ações ao público;
- Preço mínimo de US$ 1 por ação;
- Empresa de, no mínimo, US$ 8,2 bilhões de valor de mercado;
- Liquidez: precisa movimentar bons volumes financeiros anuais com preços justos;
- Equilíbrio setorial: Basicamente, é a comparação entre o peso do setor e o peso de empresa;
- Abertura de capital (IPO): A princípio, a empresa precisa ter 6 meses de capital aberto
Possibilidade de investimento
Primeiramente, o índice S&P 500 é formado pelas maiores empresas norte-americanas. Portanto, ele possibilita um padrão de referência (benchmark) para quem quiser investir no mercado internacional.
No entanto, não precisa sair do Brasil para investir e nem abrir uma conta no exterior. A propósito, esta situação é possibilitada porque existem diferentes ativos atrelados ao índice.
O fundo BTG Pactual SP 500 BRL FIM é um desses investimentos. Neste sentido, ele é destinado aos investidores em geral e replica a variação em reais do índice S&P 500 utilizando instrumentos de derivativos (preço vinculado).
Porém, o fundo é sensível à liquidez e à volatilidade do índice norte-americano. Vale lembrar que este fundo destina-se a receber aplicações de investidores pessoas físicas e jurídicas. Basicamente, o investimento inicial é de 500,00 e não tem taxas de administração e performance.
Como investir em uma empresa norte-americana?
A princípio, você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores. Posteriormente, as negociações vão ocorrer diretamente no home broker (negociação de ativos por meio da internet) e em reais.
Formas de investir no índice S&P 500:
- Contratos futuros: Antes de tudo, é a forma mais comum de investimento utilizando o índice S&P 500. Basicamente, consistem na compra de contratos futuros para alta pontuação
- COE (certificado de operações estruturadas): A princípio, possui características de renda fixa e variável. Portanto, é baseado na valorização do índice em períodos definidos. Ou seja, se ele atingir as pontuações previstas você recebe o que foi acordado na aquisição
- ETF (Exchange traded funds): Primeiramente, este investimento possui exposição indireta ao índice. Porém, seu retorno é menor, por ser um investimento menos arriscado.
Em síntese, para investir por meio do índice S&P 500 é preciso uma análise detalhada de muitos fatores vistos neste texto. Porém, se você quer seguir se aperfeiçoando, leia também: Como receber dividendos em dólar: ETFs norte-americanos
Imagens: Tiinside, Pinterest, Como Investir, Suno, Suno, Onze