Passo a passo de como trocar de corretora

25 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 42 seg


Ao entrar no mundo dos investimentos, não sabemos muita coisa. Com isso, nós fazemos algumas escolhas erradas. Uma delas pode ter sido a corretora. Dessa forma, surge a pergunta: como trocar de corretora?

Escolher a corretora uma boa corretora é essencial. Isso porque, as corretoras possuem a importante função de intermediar a bolsa e os investidores.

Se você não gosta da sua corretora, não se preocupe. Neste texto nós vamos te explicar como mudar de corretora.

Como trocar de corretora?

É bem comum um investidor novato escolher uma corretora e depois de investir nela, perceber que não gosta dos serviços oferecidos. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Você pode mudar de corretora.

Como trocar de corretora? Passo a passo

De maneira geral, a troca de corretora é bem parecida. Além disso, este é um processo que não costuma ser demorado. Portanto, se você não gosta da sua corretora, basta seguir o passo a passo e trocar para outra corretora:

1- Solicitação de transferência de valores mobiliários

O primeiro passo é preencher o documento de solicitação de transferência de valores mobiliários.

No documento, você deve preencher os dados do cedente, que no caso é seu nome, código do investidor, CPF, endereço e o nome da instituição que você quer sair. Além disso, você deve preencher a identificação do cessionário.

Em “nome” coloque o seu próprio nome, já que você irá transferir da sua conta em uma corretora para outra conta em outra corretora. Você deve colocar ainda o nome da corretora que você pretende ir.

Por exemplo, se você for transferir seus ativos para a Fisher (antiga IsaEx), que é a corretora do Investidor Sardinha, você deve colocar o nome Órama, que é a parceira.

Um detalhe importante é que ao solicitar a transferência dos seus ativos, você já deve ter aberto sua conta em outra corretora.

Como trocar de corretora? Passo a passo

Desse modo, se você for mudar para a Fisher, por exemplo, abra a conta antes. A abertura é rápida e gratuita.

No documento, é preciso colocar outros dados também como, por exemplo, código do investidor e CPF. É preciso ainda, preencher quais são os ativos que você quer transferir para a outra corretora.

Sendo assim, você deve colocar, por exemplo, quais são as ações, a quantidade e o preço delas. Depois disso, você deve selecionar o motivo pelo qual você irá trocar de corretora.

Por fim, se você estiver transferindo apenas ações, preencha o campo de local e data, imprima o documento e assine.

Por outro lado, se você estiver transferindo títulos de renda fixa, preencha os dados restantes, depois imprima e assine.

2- Mudando de corretora

Depois de preencher o documento, imprimir e assinar, entre na sua conta na corretora atual. Na corretora você deve procurar o local de envio do formulário CTVM e envie o documento por e-mail.

Como trocar de corretora? Passo a passo

Um detalhe importante é que as corretoras são obrigadas a fazer essa transferência. Desse modo, se você não está satisfeito com a sua corretora, basta pedir a mudança.

Lembrando que ter uma corretora que te atenda é essencial. Ao escolher uma nova corretora, leve em conta aspectos como: plataforma, serviços oferecidos, qualidade no atendimento e taxas.

Um bom exemplo de corretora é a Fisher. Nela você tem acesso somente a ativos de qualidade. Isso significa que os ativos que servem apenas para as corretoras ganharem em cima dos investidores não estão disponíveis na Fisher.

Vale destacar ainda, que a Fisher é uma corretora voltada para investidores de longo prazo. Sendo que investir no longo prazo é o mais recomendado para a construção de um patrimônio sólido.

Dessa forma, se você investe para o longo prazo e está em busca de uma corretora transparente, segura, com bons ativos e taxas baixas, não deixe de abrir a sua conta na Fisher.

Para entender melhor como sair da sua corretora atual e transferir seus ativos para a Fisher, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, já vai fazer a sua troca de corretora? Então aproveite para ler alguns textos que podem te ajudar a investir melhor: começar a investir; primeiro milhão; o que é FGC; deságio e por fim, Onde investir em 2022? Ibovespa, Bitcoin ou Fundos Imobiliários?