Inovação aberta, o que é? Definição, características e como implantar

13 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 16 seg


A inovação aberta é uma forma das empresas solucionarem seus problemas de maneira compartilhada com outros agentes da sociedade, como clientes, instituições de pesquisa e, até mesmo, em colaboração com outras empresas. 

A inovação aberta possui diversas vantagens, dentre elas, a diminuição dos riscos no lançamento de novas soluções. Outra vantagem, é o rompimento de barreiras proporcionado pela democratização do acesso à ideias e a possibilidade de criação de novos mercados.

O contrário da inovação aberta é a inovação fechada. Neste caso, a empresa conta apenas com os profissionais contratados, para solucionar os problemas da organização e desenvolver novas ideias inovadoras. 

O que é inovação aberta

O conceito de inovação aberta, ou open innovation, foi desenvolvido por Henry Chesbrough e divulgado por meio do seu livro intitulado Open Innovation, em 2003. Em síntese, o intuito da inovação aberta é a inovação nas empresas de uma maneira mais colaborativa, participativa e descentralizada. 

A ideia principal é a colaboração não apenas interna na empresa, mas com a sociedade. Sendo assim, o objetivo é o compartilhamento de ideias e inovações entre empresas, fornecedores, clientes, órgãos públicos e institutos de pesquisa. 

Waggl Brasil

A open innovation pode ser uma inovação aberta de entrada, onde ocorre um mapeamento das empresas, ideias e tecnologias que podem contribuir com a solução de algum problema. Ou pode ainda ser uma inovação aberta de saída, que é quando a inovação acontece dentro da empresa e, depois disso, colaborações externas são procuradas para validar o projeto. 

Inovação aberta versus fechada

O objetivo principal da inovação aberta, é a possibilidade de inovar envolvendo outros recursos que não sejam internos da empresa. Ou seja, a colaboração com outras empresas, clientes e institutos de pesquisa. 

Por outro lado, a inovação fechada é focada em inovar somente com os recursos de dentro da empresa. Dessa maneira, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da organização fica responsável por desenvolver novas ideias dentro da companhia. Este é o modelo mais tradicional, que foi usado durante muitos anos. 

Inovação aberta, o que é? Diferenças entre fechada e como implantar

Jovem pan

Outra característica da fechada é que a empresa possui a propriedade intelectual de tudo o que ela desenvolver internamente, já que ela não contou com a colaboração externa no processo de criação. 

Já na open innovation, o processo de criação conta com a colaboração de recursos externos. Neste cenário, todos os envolvidos são beneficiados com os frutos do trabalho compartilhado. No entanto, a empresa permanece com a exclusividade para lucrar com a solução desenvolvida. 

Vantagens

Uma das principais vantagens da open innovation se refere aos custos. Isso porque a montagem de uma boa equipe de P&D custa caro. Afinal de contas, você terá que arcar com várias despesas, como por exemplo, o contrato de profissionais qualificados, equipamentos e espaço para a equipe trabalhar. 

Em contrapartida, com a inovação aberta, é possível trabalhar de maneira colaborativa, o que reduz bastante os gastos. Outra vantagem é que o envolvimento com vários profissionais e organizações, acelera o processo de inovação. Logo, além de economizar, você ainda consegue inovar mais rápido. 

A open innovation tem ainda a vantagem de reduzir os riscos para a empresa. Os riscos são diluídos pelo fato de que existe um compartilhamento de ideias entre diferentes agentes. O resultado disso é que a sua empresa terá uma visão mais abrangente do mercado. Sendo assim, ao lançar uma solução, os riscos dela não dar certo, são menores. 

Inovação aberta, o que é? Diferenças entre fechada e como implantar

Novidá

A inovação aberta possui ainda a vantagem de romper barreiras. Com uma equipe de P&D na empresa, geralmente as criações são focadas nos produtos já existentes da companhia. Porém, quando existe o compartilhamento com outros agentes, novas ideias podem surgir a partir das rupturas dos pensamentos padrões. 

Outras vantagens como promoção do networking, democratização do acesso à ideias, mudança de perspectiva, geração de valor para as empresas e a possibilidade de criação de novos mercados são benefícios para as organizações adeptas da open innovation. 

Todas as vantagens descritas acima, podem contribuir com o Retorno Sobre Investimento (ROI) da empresa. Isso porque a rapidez na inovação, a necessidade de um investimento menor e a diminuição dos riscos, contribuem para o aumento dos retornos em relação aos investimentos realizados na empresa. Portanto, a empresa pode ainda atrair novos investidores

Estratégias de open innovation

Existem diversas estratégias de inovação aberta, que podem ser implantadas de acordo com os objetivos e perfis das empresas. 

Inovação incremental: A primeira estratégia de inovação aberta, é a inovação incremental por meio da colaboração entre grandes empresas e startups inovadoras. Desse modo, a ideia é que as empresas levantem internamente os seus problemas e contem com a ajuda de startups para solucioná-los. 

Essa colaboração pode acontecer de duas maneiras diferentes: 1º A empresa cria um programa em que as startups podem se inscrever e trabalham juntas em busca de soluções, ou 2º A empresa contrata uma startup para que ela resolva os problemas levantados. 

Inovação disruptiva: A ideia central desta opção de inovação aberta é o rompimento de determinado padrão para a criação de novas formas de se fazer algo. 

Waggl Brasil

Incorporando a inovação: A estratégia de incorporar a inovação consiste em englobar uma empresa que proporcione uma inovação. Por exemplo, uma empresa pode comprar uma startup que solucione algum problema e faça a sua incorporação. 

Hackathon: A palavra Hackathon deriva de to hack – programar com excelência e marathon – maratona. Ou seja, a ideia desta estratégia é realizar uma maratona de programação com excelência. Dessa forma, nesta maratona, que pode durar por dias, todos os envolvidos são estimulados para o desenvolvimento de novas soluções. 

Crowdsourcing: A inovação aberta por meio do crowdsourcing consiste em realizar uma espécie de concurso em busca de uma solução que possa aplacar os problemas da empresa. 

Cocriação: Por fim, temos ainda a open innovation por meio da cocriação. Neste caso, a empresa levanta seus problemas e conta com a colaboração de profissionais da área, clientes, fãs e outras empresas, para contribuir com a inovação e solução de seus problemas. 

Como implantar

Uma boa maneira de implantar a inovação aberta é começar a coletar ideias de clientes e fornecedores. Este processo pode trazer soluções bastante relevantes, que irão contribuir com o sucesso do seu negócio. Depois do levantamento, é importante filtrar as ideias que se encaixam com sua empresa e testar para ver quais irão funcionar. 

Inovação aberta, o que é? Diferenças entre fechada e como implantar

Aevo

Outra forma de implantar a open innovation, é utilizando uma das estratégias de inovação aberta. Logo, você pode entrar em contato com startups, fazer Hackathon ou crowdsourcing. Enfim, o importante é experimentar formas diferentes e descobrir qual melhor se encaixa com o seu modelo de negócio.

Agora que você sabe tudo sobre inovação aberta, que tal conhecer o conceito de Empresa de capital aberto, o que é? Como funciona e porque fazem a IPO.

Fontes: Distrito, Ideianoar e Insights

Imagens: Novidá, Opus, Waggl Brasil, Jovem pan, Aevo e Waggl Brasil