Investimento binário, o que é? Conceito, como funciona e riscos

24 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 40 seg


O investimento binário é uma operação onde a pessoa busca prever as oscilações do mercado, com o objetivo de ganhar uma porcentagem do valor aplicado na aposta. 

Portanto, trata-se de uma aposta e não um investimento de fato. Por isso, ele não deve ser praticado pelos investidores conservadores, nem pelas pessoas que desejam construir um patrimônio a longo prazo. 

O investimento binário é uma operação bastante arriscada. Sendo assim, apesar de falarmos sobre o seu funcionamento, não considere esse texto como uma indicação de investimentos. 

O que é investimento binário?

O investimento binário, também chamado de opções binárias ou opções digitais, é uma espécie de aposta, onde a pessoa tenta acertar qual será a movimentação de preços de um ativo.

O nome binário vem do fato de que a pessoa só tem duas opções de aposta: alta ou baixa. Por exemplo, uma pessoa pode apostar se a cotação do dólar vai subir ou abaixar. Se a pessoa acertar, ela ganha um percentual do valor apostado. 

Apesar de ser chamado de investimento, a opção binária não pode ser de fato considerada como investimento. Isso porque o conceito de investimento se refere às aplicações com o intuito de fazer o dinheiro render. Sendo que essas aplicações são baseadas em análises e geralmente são de longo prazo. 

Investimento binário, o que é? Conceito, como funciona e riscos

Investidor 10

Em outras palavras, investir não é o mesmo que apostar. Quando você analisa profundamente uma empresa e adquire suas ações, com o intuito de ver os papéis se valorizarem ao longo prazo e receber dividendos, você está investindo.

Em contrapartida, quando você tenta adivinhar as oscilações do mercado e faz apostas sobre isso, você não está de fato investindo. 

Essa diferenciação é muito importante, porque o mais recomendado para a construção do patrimônio são investimentos a longo prazo. Dessa maneira, optar por investimento binário não é uma boa ideia para as pessoas adeptas do Buy and Hold.

As opções binárias também não devem ser usadas por investidores conservadores, já que se trata de uma operação extremamente arriscada. 

Como funciona

O investimento binário funciona como uma aposta, onde a pessoa tenta adivinhar qual ativo terá alta ou baixa, dentro de um prazo estabelecido. Ao final desse prazo, se a pessoa tiver acertado, ela ganha um percentual fixo do valor em dinheiro apostado, porém, se ela tiver errado, perde o valor aplicado.

As opções binárias funcionam basicamente por meio de três variáveis: O primeiro deles é o ativo. Geralmente, as pessoas que optam pelas opções binárias apostam com ativos como moedas, commodities e índices de ações.

A segunda variável é o tempo de duração da aposta. Por fim, a última variável é a aposta em si. Sendo que ela pode ser higher (valorização do ativo) ou Lower (desvalorização do ativo).

Investimento binário, o que é? Conceito, como funciona e riscos

Riconnect

As opções binárias podem assumir 6 formatos diferentes:

  1. Tudo ou nada: É o mais utilizado. Neste caso a pessoa aposta na valorização ou desvalorização.
  2. Ativos ou nada: Neste caso aposta-se no preço e não na tendência de alta ou baixa.
  3. One touch: A aposta chega ao fim quando o ativo atinge o valor estabelecido.
  4. No touch: O preço não pode chegar no valor limite dentro do tempo apostado.
  5. 60 seconds: A transação é fechada em segundos, sem que tenha tido troca de tendências. 
  6. Range: O ativo deve ficar entre um limite máximo e mínimo determinado. 

Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que Pedro apostou que em 2 horas, o dólar vai subir. Desse modo, se no final deste período o dólar continuar com a mesma cotação de antes, Pedro perde o valor aplicado. Entretanto, se ele acertar, ele recebe uma bonificação. 

Riscos das opções binárias

O primeiro risco de fazer os investimentos binários, é que não tem como investir de maneira legal dentro do Brasil. Isso porque, a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, não regulamentou esse tipo de operação. 

Isso significa que as pessoas que apostam nas opções binárias fazem isso fora do país e correm risco de cair em golpes. Portanto, cuidado quando ver na internet a promessa de ganhar dinheiro rápido e fácil, pode ser um golpe.

Clear

Resumidamente, quando uma pessoa faz uma operação binária, ela manda o dinheiro para a corretora (internacional) e faz a sua aposta. No entanto, se for golpe, a corretora pode simplesmente ficar com todo o dinheiro.

Ou seja, as opções binárias funcionam de maneira totalmente diferente dos investimentos em ações, onde existem órgãos que garantem a segurança das operações. 

Existe uma relação de risco e retorno em todas as aplicações financeiras. Logo, como as opções binárias podem resultar em grandes retornos financeiros, elas também podem trazer grandes prejuízos. Sendo assim, o outro grande risco do investimento binário, é o de perder todo o dinheiro aplicado.

Se você quiser aprender a investir de verdade, procure por cursos e livros sobre investimentos e aprenda a fazer a Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar.

Fontes: Capital research, Uol, Bussola do investidor e Toro investimentos 

Imagens: Liberta global, Riconnect, Investidor 10 e Clear