Tipos de dólar: quais são e quais as diferenças entre eles?

26 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 29 seg


O dólar é uma das moedas mais importantes do mundo na atualidade. Portanto, conhecer quais são os tipos de dólar e qual a função de cada um deles é fundamental.

Como existem vários tipos de dólar, usados em situações diferentes, conhecer os tipos de dólar é importante não apenas para os investidores, mas também para quem pretende viajar e para os empresários.

Sendo assim, para quem vai viajar, acompanhar o dólar turismo pode ser a prioridade. Já para os empresários, o dólar comercial pode ser o mais importante, já que ele é usado por empresas do setor de exportação e importação.

Tipos de dólar

Cada tipo de dólar deve ser utilizado em um tipo específico de operação. Conheça quais são os tipos de dólar e a função de cada um deles: 

1- Dólar comercial

O dólar comercial é usado nas operações de comércio no exterior, tanto de compra quanto de venda. Dessa forma, é este o dólar utilizado nas transações de empresas de exportação ou importação. Além disso, quando o governo precisa realizar uma movimentação financeira no exterior, ele também usa o dólar comercial.

Já  para os cidadãos comuns, o dólar comercial é importante apenas para as pessoas que moram em outros países e fez um empréstimo em um dos bancos registrados pelo Banco Central.

Enfim, a cotação do dólar comercial é registrada e disponibilizada pelo Sisbacen. Sendo que a taxa é determinada tendo como base a oferta e demanda da moeda no mercado.

tipos de dólar

DCI

2- Dólar turismo

Como o próprio nome sugere, o dólar turismo é usado quando as pessoas viajam ou fazem compras no exterior. A cotação do dólar turismo é utilizada nas compras com cartões pré-pagos, compra de dólar em casas de câmbio, passagens aéreas e afins.

Além disso, se você usar o cartão de crédito em um país que usa o dólar, a taxa de câmbio do dólar turismo será usada na conversão. Um detalhe importante é que a cotação do dólar turismo é mais cara do que a do dólar comercial. Ao comprar dólar, fique atento ao preço da cotação, pois cada cidade e casa de câmbio negocia a moeda com um valor diferente.

3- Dólar futuro

O dólar futuro não é exatamente uma moeda. Na verdade, ele é um contrato de compra ou venda de dólar com vencimento em uma data futura e com preço previamente estabelecido. Esse tipo de contrato é negociado no mercado futuro, um ambiente dentro da bolsa de valores

4- Dólar PTAX

O Dólar PTAX não é uma moeda, é uma taxa de dólar. Ela é calculada durante o dia e é usada como uma média para estimar o valor da moeda. Basicamente, ela é uma taxa média ponderada de negociações do dólar entre as instituições financeiras e funciona como um indexador de variação cambial.

tipos de dólar

Invest news

5- Dólar à vista

Este dólar é usado sobretudo por companhias que estão fechando um contrato no mercado financeiro, principalmente no mercado de balcão.

Este tipo de negociação ocorre por internet ou telefone e, posteriormente, são registradas na Bovespa. Desse modo, não ocorre a divulgação das transações que estão sendo realizadas. Isso faz com que outros negociantes não saibam o preço que você está negociando e você também não sabe o deles.

6- Dólar paralelo

Por fim, temos ainda o dólar paralelo que são os dólares circulando de forma não-oficial. Normalmente ele é usado em operações como sonegação de imposto e lavagem de dinheiro. Ou seja, diferente dos tipos de dólar anteriores, o dólar paralelo não é supervisionado pelo Banco Central e sua utilização não é recomendada.

Como investir nos diferentes tipos de dólar?

Agora que você sabe quais são os tipos de dólar, conheça as diferentes formas de investir em dólar:

1- Dólar em espécie

Você pode trocar reais por dólares e depois fazer a venda do dólar quando a cotação estiver favorável. Apesar de ser uma maneira de ter lucros com a variação da cotação, essa não é considerada alternativa mais vantajosa.

Imirante

Isso porque quando você compra dólar em espécie você tem custos como, por exemplo, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, não é muito seguro manter altas quantias guardadas em casa.

2- Fundos cambiais

Os fundos cambiais funcionam de maneira similar aos fundos de investimento de maneira geral. Contudo, 80% do seu patrimônio deve ser alocado em ativos relacionados com a variação de preços de moedas estrangeiras, e não apenas o dólar. Os 20% restantes são aplicados em títulos de renda fixa.

3- Ações de exportadoras

Comprar ações de empresas exportadoras é uma maneira de investir indiretamente em dólar. A vantagem deste tipo de empresa é que a sua receita é em dólar, ao passo em que seus custos são em reais. Alguns exemplos de empresas são: Usiminas, Suzano e Gerdau. Lembrando que essa não é uma recomendação de investimentos.

4- Mercado de Forex

Neste mercado ocorrem operações de compra de uma moeda de maneira simultânea à venda de outra. Esta é considerada uma aplicação arriscada e, por isso, é realizada sobretudo por investidores experientes.

Infomoney

5- Contratos futuros

Negociar contratos de dólar é uma das maneiras mais conhecidas de investir em dólar. A intenção desse tipo de aplicação é lucrar com as oscilações positivas ou negativas do dólar. É possível negociar dólar cheio ou ainda mini dólar.

A diferença entre eles é que o dólar cheio custa US$ 50 mil e o lote mínimo de compra é de 5 contratos. Em contrapartida, o mini dólar custa US$ 10 mil e seu lote padrão é de apenas 1 contrato.

Enfim, agora que você conhece os tipos de dólar, aproveite para aprender também Como construir patrimônio: 6 dicas e passo a passo para construir o seu

Fontes: Toro investimentos, Suno, Helotur e Toro radar

Imagens: Infomoney, Imirante, Invest news, DCI e Diana viaja