Saiba o que significa a desvalorização de uma moeda

1 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 12 seg


A desvalorização de uma moeda consiste na redução do seu valor. Quando isso acontece, como consequência direta, ocorre a perda do poder de compra da moeda em relação às outras e, também, em relação aos bens e serviços oferecidos no mercado. Por isso, é fundamental compreender esse fenômeno.

Neste texto, vamos te explicar as causas desse problema, além de contar como essa desvalorização pode afetar a sua vida.

O que causa a desvalorização da moeda

Primeiramente, você precisa entender que, quando há a desvalorização da moeda, há a diminuição do seu valor. Esse problema tem várias causas mas, no geral, a desvalorização de uma moeda está relacionado a:

A lei da oferta e demanda é uma das principais causas da desvalorização, assim como a emissão monetária. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o Banco Central do Brasil (Bacen) emite moeda sem que ocorra um aumento real na economia.

Todo mundo sabe que a moeda está intrinsicamente relacionada à riqueza de um país. Dessa forma, se a emissão de moeda for maior do que a riqueza pode suportar, o valor dela tende a ser reajustado para baixo.

Além disso, a desvalorização pode acontecer quando há baixa procura pela moeda local, ou maior procura pela moeda estrangeira. Esse evento se dá, principalmente, em períodos de crise, quando aumenta a desconfiança do mercado financeiro em relação à economia local.

Quais são as consequências?

As consequências são muitas e em diferentes níveis. Aliás, não é apenas a desvalorização da moeda local que importa. As moedas estrangeiras também impactam na economia, sobretudo o dólar americano que, apesar de não ser a moeda mais valorizada hoje no mundo, é a mais relevante na economia global.

Desse modo, as principais consequências que uma moeda desvalorizada pode acarretar são as seguintes:

Além do mais, os países subdesenvolvidos podem ter maiores dificuldades em importar produtos industriais dos países desenvolvidos, o que compromete o crescimento dessas nações.

A desvalorização ainda tem um efeito direto e perceptível no bolso dos consumidores, pois os produtos que necessitam de matéria prima importada ficam mais caros como, por exemplo, o nosso pão de cada dia, que depende da importação de trigo.

O dólar americano é a moeda de maior impacto no mundo, porque ele é a moeda de referência para todas as outras. Por conseguinte, ele afeta todas as demais moedas e o cenário econômico global.

Atualmente, o dólar é usado em reservas internacionais de bancos centrais ao redor do mundo, inclusive pelo Bacen. Ele é usado, também, como moeda padrão em mercados internacionais de commodities e como padrão de preços de empresas globalizadas.

Apesar das consequências negativas da desvalorização da moeda, ainda há alguns efeitos que podem ser positivos para alguns entes do mercado.

Com perda de valor, as exportações são afetadas positivamente, porque as transações recebem moedas de maior valor em relação à moeda local. Isso pode resultar no aumento do turismo nacional e do consumo interno de produtos nacionais.

Como a desvalorização do real afeta o seu bolso?

Vamos falar do que importa: de como a desvalorização da moeda impacta a sua vida. Está mais do que claro que a diminuição do valor da moeda afeta diretamente o seu bolso. Isso porque, com a desvalorização, o poder de compra da moeda diminui, e você perde poder de compra.

Dessa forma, produtos e serviços como remédios, pão, passagens aéreas, passagens de ônibus, entre vários outros, ficam mais caros com a desvalorização da moeda. Ninguém melhor do que você para confirmar esse fato, não é?

A principal causa desse aumento de preço é a alta do dólar, visto que ele rege os preços de grande parte das matérias primas usadas nos produtos e serviços citados acima. O trigo, por exemplo, é uma commodity precificada em dólar. Assim sendo, se o dólar sobe, o trigo fica mais caro.

Por esse motivo, acompanhar o preço do dólar é importante para todos nós, e não apenas para quem vai viajar para o exterior. Afinal, como você constatou neste texto, o dólar afeta a sua vida diariamente.

Então, gostou de entender sobre a desvalorização da moeda e como ela afeta o seu bolso? Então, não deixe de conferir também esta matéria que explica quais são as consequências da inflação. Boa leitura!

Fontes: FGV, Brasil Escola, Portal Unit e Financeone.