As principais moedas do mundo


As três principais moedas estrangeiras são: dólar americano, euro e libra esterlina. Sendo que dólar é dos EUA, o euro é a moeda oficial da zona Euro e por fim, a libra é do Reino Unido.

Essas três principais moedas do mundo são muito importantes, pois são usadas em comparações e transações comerciais ao redor do mundo.

Quais são as moedas mais usadas no mundo

Em resumo, as moedas mais usadas no mundo são:

  1. Dólar Americano (EUA)

  2. Euro (Zona do euro)

  3. Libra esterlina (Reino Unidos)

  4. Iene (Japão)

  5. Dólar Australiano (Austrália)

  6. Franco Suíço (Suíça)

  7. Dólar Canadense (Canadá)

  8. Renminbi / Yuan (China)

  9. Peso Argentino (Argentina)

  10. Lira Turca (Turquia)

Enfim, existem muitas outras moedas no mundo, mas as listadas acima são as que mais ouvimos falar e as mais usadas.

Além disso, a moeda mais cara do mundo é o dinar do Kuwait que vale o equivalente a 3,26 dólares americanos, seguida da moeda Dinar do Bahrein que equivale a 2,65 dólares americanos.

Saiba mais sobre as principais moedas do mundo:

1- Dólar americano (EUA)

O dólar dos EUA é a moeda usada em comparações e transações comerciais ao redor do mundo.

Desse modo, o dólar tem a maior Reserva Cambial do mundo. Sendo assim, o dólar é uma moeda aceita em quase todo o planeta.

Além disso, apesar da desvalorização que o dólar passou, ele ainda é a moeda mais importante do mundo. Portanto, ele continua a ser usado em vários países em todo o mundo.

2- Principais moedas estrangeiras: Euro (Zona do euro)

O euro é a moeda oficial da Zona do euro. Ela também possui a segunda maior reserva cambial do planeta terra, o que faz com que o euro seja bastante valorizado.

Vale destacar que o euro foi surgiu em 1999 e é a moeda oficial de 19 países do continente Europeu e da União Europeia.

O símbolo financeiro do euro é € que faz uma referencia a letra inicial da Europa e as linhas paralelas fazem referência à estabilidade dentro da zona do euro.

Enfim, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que está trabalhando na criação de uma versão digital do euro.

3- Libra Esterlina (Reino Unido)

A Inglaterra tem colônias que fazem parte da Comunidade das Nações conhecida como Commonwealth.

Cada uma delas, conta com um chefe de estado, porém, a Rainha Elizabeth possui parte das responsabilidades da gestão. Sendo que, cada colônia emitia sua própria libra com características físicas diferentes.

A libra é uma das moedas mais antigas do mundo. Para você ter uma ideia, a primeiro moeda de libra foi surgiu em 1489, com o rei Henrique VII.

4- Iene (Japão)

Em síntese, o Iene é a moeda oficial do Japão. Sendo assim, ela é a terceira moeda mais negociada ao redor do mundo.

Além disso, ela é usada como moeda de reserva, depois do dólar americano, o euro e a libra esterlina. Portanto, como ela é muito negociada e é usada como reserva, ela é tida como uma das principais moedas do mundo.

5- Principais moedas estrangeiras: Dólar Australiano (Austrália)

O dólar australiano é a moeda oficial da Comunidade da Austrália, o que engloba Território Antártico Australiano, a Ilha Christmas ou Ilha do Natal, as Ilhas Cocos, a Ilha Heard e Ilhas McDonald e a Ilha Norfolk.

Além disso, também estão inclusos os arquipélagos independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico.

Enfim, o dólar australiano aparece na lista de principais moedas do mundo pois ele é a oitava moeda mais usada no comércio estrangeiro.

6- Franco Suíço (Suíça)

Como a Suíça possui uma economia bem forte, pautada pelo desenvolvimento de negócios e tecnologia, sua moeda fica entre as dez mais valorizadas no mundo.

7- Dólar Canadense (Canadá)

O dólar canadense é a moeda oficial do Canadá. Sendo que não existe perigo de confundir o dólar canadense com o dólar americano.

Isso porque, os dois são bem diferentes na aparência. Dessa forma, as cédulas do dólar canadense são maiores e com diferentes variações de cores, como: azul, lilás, verde, vermelho e marrom.

8- Principais moedas estrangeiras: Renminbi / Yuan (China)

Em resumo, o Yuan é a unidade básica do Renminbi. Contudo, o termo é muito usado para falar da moeda chinesa em geral, sobretudo em contextos internacionais.

9- Peso Argentino (Argentina)

O peso argentino está em circulação desde 1992. Apesar do seu nome ter mudado diversas vezes nos últimos 200 anos, o termo “Peso” sempre foi mantido.

Vale destacar que o peso argentino teve uma grande perda por causa das medidas do governo para controlar a inflação.

10- Principais moedas estrangeiras: Lira Turca (Turquia)

Para finalizar, temos a Lira Turca, a moeda oficial da Turquia. Introduzida na Turquia em 1844, a lira é mais barata do que o real. Sendo assim, cerca de 10 reais, equivalem a aproximadamente 14 liras.

Principais moedas digitais do mundo

Dentre as moedas digitais mais valorizadas do mundo temos:

1- Bitcoin

Criado por Satoshi Nakamoto (pseudônimo), o Bitcoin pode ser útil em transações na internet e em estabelecimentos físicos. 

O Bitcoin é considerado como a primeira criptomoeda do mundo. Desse modo, ele é a moeda mais conhecida do mundo e é uma das criptomoedas mais negociadas no planeta.

2-Ethereum

É uma plataforma que possibilita a realização de várias atividades, como, por exemplo, aplicativos descentralizados.

A moeda do Ethereum é o Ether que fica em segundo lugar no volume de negociações, perdendo somente para o Bitcoin. Sendo assim, o Ether é uma das moedas digitais mais valorizadas do mundo.

3- Binance Coin

É a criptomoeda da Exchange Binance. Primeiramente, o objetivo era que a Binance Coin fosse usada como utility token. No entanto, ela se desenvolveu e se tornou uma das moedas digitais mais procuradas.

4- Tether

É uma moeda digital totalmente diferente de outras criptomoedas, já que ela é lastreada em uma moeda física.

Portanto, como a Tether possui estabilidade de preço, ela é uma boa alternativa para transferência entre sistemas que usam moedas digitais diferentes.

5- Ripple

O Ripple é um protocolo de pagamento que possui a XRP como moeda oficial. Dessa forma, o seu protocolo funciona de forma descentralizada e cobra uma taxa a cada operação realizada através dele.

6- Cardano

Em síntese, a Cardano tem como objetivo reunir todas as melhores funcionalidades e características das milhares de moedas digitais existentes no mundo. 

7- Dogecoin

Por fim, a Dogecoin foi criada em 2013, tendo como inspiração um meme da internet. Enfim, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra a opinião dele sobre essa criptomoeda:

LEIA MAIS

Fontes: Yahoo, Remessa online, Investidor Sardinha, Finance one, Faz comex e, por fim, Investidor Sardinha.

Conte-nos a sua opinião...